Nesse artigo, separamos 7 lindos ciclídeos africanos coloridos para aquários. Confira suas principais características e necessidades!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Existem mais de 1.000 espécies de ciclídeos ao redor do mundo, mas cerca de 700 delas vivem na África. Muitas vezes, você irá ver esses animais em lojas de aquarismo sendo vendidos como “Ciclídeos Africanos“, mesmo que sejam de outras regiões, como América Central, Sul ou até da Ásia.
Os ciclídeos africanos são peixes tropicas, por isso a temperatura do aquário deve ser mantida sempre em torno de 26°C, e o ambiente deve ser decorado com rochas, troncos e plantas. Além disso, o aquário deve conter um filtro potente e o aquarista deve realizar trocas parciais de água com frequência para mantê-los saudáveis e felizes.
Veja também:
Algumas espécies de ciclídeos africanos são muito agressivas e territoriais e não são bons companheiros para outros peixes, enquanto algumas outras são pacíficas e podem conviver em aquários comunitários sem maiores problemas.
Uma característica interessante sobre os ciclídeos africanos é que eles são muito coloridos, por isso muitos aquaristas adoram esses peixes. Então, se você está pensando em montar um aquário pra eles, aqui está uma pequena lista com os 7 ciclídeos africanos mais coloridos para aquários!
Aproveite para adquirir algumas excelentes rações para os ciclídeos. Vou listar as melhores disponíveis no mercado:
No products found.
Top 7 ciclídeos africanos mais coloridos para aquários
1. Pavão Flavescente
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comprimento: Até 11,8 cm;
- Tamanho do aquário: 210 litros para um único peixe;
O Pavão Flavescente é um ciclídeo que pertence a um grupo muito pequeno de peixes do Lago Malawi, conhecidos como Ciclídeos Pavão. O gênero Aulonocora é muito popular entre os aquaristas, pois são peixes muito coloridos e divertidos.
Sobretudo, esse ciclídeo se adapta muito rápido ao ambiente fechado, tornando-se um dos peixes mais procurados do mundo do aquarismo. Além disso, o Pavão Flavescente possui comportamento parecido com o de um cachorrinho quando está sendo alimentado, tamanha a sua excitabilidade.
Procure montar um aquário com muitas rochas, mas deixe espaços abertos na frente para que eles possam nadar livremente.
2. Brichardi
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comprimento: Até 9 cm;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um único peixe;
O Brichardi é um pequeno ciclídeo do Lago Tanganica que possui uma aparência encantadora. A espécie foi uma das primeiras importadas para o hobby de aquarismo.
Com seus corpos alongados e barbatanas em forma de lira, esses peixes se tornaram queridinhos de muitas pessoas, já que são fáceis de cuidar e muito resistentes.
O Brichardi irá se adaptar a uma ampla gama de condições de água e aceitará diversos tipos de alimentos. No entanto, o aquarista precisa ficar atento ao tamanho do aquário necessário para criar a espécie.
3. Labidochromis Yellow
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comprimento: Até 8.1 cm;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um macho e várias fêmeas;
O Labidochromis Yellow é um dos ciclídeos africanos mais populares devido a sua bela coloração amarelada. A espécie se destaca também por ser uma das mais pacíficas entre todos os peixes do Lago Malawi.
Caso esteja pensando em começar a criar ciclídeos, eu recomendo que você comece com esse pequeno peixinho. Você até pode criá-los sem problemas em aquários com 100 litros, mas o ideal mesmo é que o ambiente possua no mínimo 200 litros.
Assim como todos os outros ciclídeos dessa lista, você deve criar um ambiente com muitas rochas, troncos e plantas para simular seu habitat natural.
Veja também:
4. Aulonocara Blue
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comprimento: Até 8 cm;
- Tamanho do aquário: 170 litros para um único exemplar;
O Aulonocara Blue é um ciclídeo africano de tamanho médio e muito colorido, e é uma adição comum em muitos aquários de ciclídeos. Tanto os machos quanto as fêmeas, por exemplo, exibem cores muito brilhantes que são interessantes para qualquer aquarista que esteja procurando por peixes chamativos para colocar em seus aquários.
A espécie, também conhecida como Pavão Azul, é considerada semi agressiva e bastante ativa. Na natureza, por exemplo, eles preferem habitar as margens do Lago Malawi.
Criar o Pavão Azul requer um pouco mais de conhecimento e o aquário precisa ter no mínimo 170 litros para que ele possa viver tranquilo e saudável.
5. Kandango
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comprimento: Até 14 cm;
- Tamanho do aquário: 280 litros para um macho e três fêmeas;
O Kandango é um peixe bastante fácil de criar em aquários, tendo em vista que é considerado um dos animais mais pacíficos do Lago Malawi.
A espécie é uma ótima escolha para quem está iniciando no hobby, já que é fácil de criar, alimentar e pouco exigente em relação aos parâmetros de água. Além disso, esses peixes também podem conviver com outras espécie sem maiores problemas.
O único problema para criar o Kandango é em relação ao tamanho do aquário, pois ele requer um ambiente com no mínimo 280 litros para prosperar. Fora isso, ele gosta de aquários com pouca luz e muitos lugares para se esconder.
6. Frontosa
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comprimento: Até 33 cm;
- Tamanho do aquário: 270 litros para um macho;
O Frontosa é um peixe lindo e muito apreciado por criadores de ciclídeos em todo o mundo. Devido ao seu grande tamanho, esses animais chamam a atenção de qualquer ambiente aquático. Tanto o macho quanto as fêmeas, por exemplo, irão desenvolver a famosa protuberância craniana característica da espécie.
Esses peixes são fáceis de cuidar, mas precisam de ambientes grandes e manutenção regular. De um modo geral, não costumam ser agressivos e são bastante gregários, portanto, podem ser mantidos em aquários comunitários e com outros de sua espécie sem maiores problemas.
Infelizmente, devido ao seu tamanho, um único exemplar do Frontosa precisa viver em um aquário com no mínimo 270 litros. Mas caso você queira criar um macho com três fêmeas, irá precisar de no mínimo 470 litros.
7. Auratus Azul
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comprimento: Até 10 cm;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um macho algumas fêmeas;
O Auratus Azul é um peixe que pertence ao grupo de ciclídeos conhecidos como MBunas. Esses animais habitam áreas costeiras com profundidades que podem variar entre 3 e 10 metros.
No geral, a espécie deve ser criada por aquaristas que já possuem um certo nível de experiência, já que ela é bastante agressiva e requer ambientes estáveis e trocas parciais de água frequentes.
O ambiente do Auratus Azul deve conter inúmeros outros peixes do Lago Malawi, mas você deve evitar colocar outros machos da espécie. O recomendado, no entanto, é criar um aquário próprio para eles, com um macho e várias fêmeas.
Então, o que você achou dessa lista com os 7 ciclídeos africanos mais coloridos para aquários? Adicionaria alguma outra espécie? Conte aqui nos comentários!
1 comentário
Foi muito divertido ,gostaria de obtemos.
Pena é que eu estou em África angola Luanda