Nesse artigo, listaremos 7 lindas espécies de peixe tetra para você criar em um aquário. Confira as características de cada uma delas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os Tetras fazem parte de um grupo de peixes muito populares em aquário domésticos. Eles são muito famosos pois possuem uma variedade enorme de cores, assim como também um comportamento bastante pacífico. Além disso, os tetras também são nadadores bastante ativos e gostam de ficar na região do meio do aquário.
Encontrados em grande parte da América do Sul, os tetras costumam viver em cardumes e, portanto, não devem viver sozinhos de forma alguma. Mas fique tranquilo, pois dependendo da região em que você mora, comprar um pequeno grupo desses peixes não deve ser algo relativamente caro.
Então, nesse artigo, confira 7 lindas espécies de peixe tetra para você criar em um aquário!
Não deixe seus tetras sem ração! Selecionei as melhores do mercado para que você mantê-los sempre saudáveis! Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 30,74 R$ 24,90 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-12-30 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Top 8 espécies de peixe tetra para criar em um aquário
1. Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi)
- Comprimento: 2,5 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 60 litros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
O Tetra Cardinal, assim como seu primo mais próximo, o Tetra Neon, é um peixe muito pacífico e que prefere viver em grupos com no mínimo 6 indivíduos.
Apesar de seu pequeno tamanho, eles são animais bastante fáceis de cuidar mas requerem aquários relativamente grandes, com cerca de 60 litros, assim como também vegetação abundante.
Esse pequeno peixinho é onívoro, isso quer dizer que irá aceitar a maioria das rações industrializadas, bem como alimentos vivos e congelados.
Veja também:
2. Tetra Negro (Gymnocorymbus ternetzi)
- Comprimento: 7,5 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 80 litros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
O Tetra Negro é um peixe bastante pacífico e que pode viver tranquilamente em aquários comunitários. Esses animais possuem corpos largos verticalmente, mas muito fino nas laterais, podendo chegar aos 7,5 cm de comprimento apenas.
Assim como a maioria dos outros peixes tetra, esses animais também precisam estar em grupos para que se sintam seguros. Então, procure adicionar no mínimo 8 exemplares em um aquário com cerca de 80 litros.
No entanto, evite colocá-los com peixes que possuem barbatanas compridas, vistosas e coloridas, pois o Tetra Negro adora mordiscá-las.
3. Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi)
- Comprimento: 7 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 90 litros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
O Tetra Buenos Aires é conhecido por ser um peixe bastante resistente, longevo e que se reproduz com bastante facilidade. Além disso, eles são muito bonitos, pois possuem cores prateadas com alguns detalhes brilhantes.
De um modo geral, esses peixes se adaptam bem à maioria das condições de água e não possuem requisitos específicos.
Procure mantê-los em grupos com no mínimo 5 exemplares, pois isso ajuda a mitigar o comportamento de beliscar as nadadeiras de outros peixes.
4. Tetra Imperador (Nematobrycon palmeri)
- Comprimento: 4,2 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 70 litros;
- Nível de Cuidado: Moderado;
O Tetra Imperador é uma das inúmeras espécies de peixe tetra para criar em um aquário comunitário. Eles são considerados uns dos melhores peixes para compor esse tipo de ambiente.
Nativos da Colômbia, eles podem ser encontrados em pequenos riachos e rios de águas límpidas e lentas, com fundos arenosos, rochosos, bem como lamacentos.
Além disso, essa espécie também costuma ser bastante longeva, podendo viver por até 5 anos, dependendo dos cuidados. Mas, assim como os demais tetras, devem viver sempre em grupos para que se mantenham saudáveis e seguros.
5. Tetra do Congo (Phenacogrammus interruptus)
- Comprimento: 8 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 150 litros;
- Nível de Cuidado: Moderado;
O Tetra do Congo é considerado um peixe bastante tímido, mas incrivelmente belo. Quando estão em cardumes costumam ser bem pacíficos. Por isso, o ideal é mantê-los em grupos com no mínimo 6 exemplares em um aquário com cerca de 150 litros, já que eles costumam ficar um pouco maiores do que a maioria dos outros tetras.
De um modo geral, eles são criados por aquaristas que já possuem um pouco mais de experiência no hobby, pois são sensíveis aos parâmetros da água.
Veja também:
6. Tetra Diamante (Moenkhausia pittieri)
- Comprimento: 6 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 60 litros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
O Tetra Diamante é um peixe bastante resistente e que pode viver por muitos anos em um aquário bem cuidado. Eles também são ideais para aquários comunitários, mas são considerados peixes bastante ativos.
Encontrados em rios na América do Sul, esses animais precisam de um aquário com água extremamente limpa, assim como também de um ambiente com muitas plantas e uma iluminação fraca, para simular seu habitat natural.
7. Tetra Neon (Paracheirodon innesi)
- Comprimento: 4 cm;
- Tamanho mínimo do aquário: 40 litros;
- Nível de Cuidado: Moderado;
O Tetra Neon é talvez um dos peixes mais famosos no aquarismo. Eles são animais relativamente resistentes e podem viver em aquários comunitário sem maiores problemas, contanto que seus companheiros também sejam pequenos.
Além disso, esses animais não toleram aquários recém-montados, portanto, precisam de ambientes bem estabilizados para que possam prosperar.
Por fim, para manter um pequeno grupo de 8 peixes dessa espécie, você precisará de um aquário com no mínimo 40 litros que possua muitos troncos para acidificar a água.