Confira essa incrível lista que nós montamos com os 7 melhores peixes de superfície para você colocar no seu aquário!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os peixes de fundo são muito populares porque passam a maior parte do tempo vasculhando o substrato em busca de restos de comida dos outros peixes. No entanto, para manter um bom equilíbrio, experimente adicionar alguns peixes de superfície para compor a metade superior do seu aquário.
Então, pensando nisso, nós criamos uma lista com os 7 melhores peixes de superfície para você colocar no seu aquário! Aproveite!
1. Peixe Lápis (Nannostomus eques)
Um excelente peixe de superfície barato e fácil de criar para começar nossa lista, é o famoso Peixe Lápis. Essa espécie costuma nadar com o corpo inclinado, no qual a cabeça aponta para a superfície e a cauda mergulha em um ângulo de 45 graus.
Esses lindos animais adoram nadar pela superfície à procura de alimentos pequenos (como flocos triturados ou náuplios de artêmias). Portanto, se quiser tê-los no seu aquário, evite muita agitação na superfície da água. Como são peixes dóceis e de cardume, preferem viver em grupos com no mínimo seis exemplares ou mais, além de se darem bem com outras espécies de peixes pacíficos de tamanho semelhante.
Veja também:
2. Peixe Borboleta (Gasteropelecus sternicla)
Se você é daqueles que gostam de peixes diferentes, com aparências estranhas, dê só uma olhada no Peixe Borboleta. Seus corpos possuem cores prateadas, além de serem estreitos e parecerem uma espécie de lâmina curvada.
Esses animais adoram vagar pela superfície com suas nadadeiras para fora como pequenas asas, procurando por alimentos que estejam flutuando. Além disso, como acontece com a maioria dos habitantes dessa região do aquário, eles são excelentes saltadores e sempre parecem encontrar um caminho para pular para fora.
O Peixe Borboleta geralmente é capturado na natureza, então, certifique-se de mantê-los em grupos com no mínimo seis peixes da espécie para que possam se sentir seguros.
3. Golden Panchax (Aplocheilus lineatus)
Nem todos os peixes de superfície precisam ser de cardume. O Golden Panchax é um peixe que vive muito bem sozinho, podendo atingir cerca de 10 cm de comprimento, além de ser bastante resistente.
Os machos costumam ser muito coloridos e possuem corpos amarelados bem brilhantes com um azulado / esverdeado na cauda e nas barbatanas. Assim como muitos outros killifish, esses animais desfrutam de temperaturas que ficam na casa dos 22 – 26°C.
Além disso, o Golden Panchax precisa estar em um aquário bem tampado, pois são excelentes saltadores.
Em relação a alimentação, eles preferem se alimentar de vermes e artêmias, por isso, não os mantenha com peixes pequenos demais, pois podem virar refeição. Se optar por colocá-los com outros peixes da mesma espécie, adicione mais fêmeas do que machos, além de colocar muitas plantas flutuantes para bloquear seu campo de visão.
4. Peixe Borboleta Africano (Pantodon buchholzi)
O Peixe Borboleta Africano é um outro peixe de superfície que possui uma aparência estranha, já que se parece com uma versão em miniatura das famosos aruanãs, só que com nadadeiras grandes e pontiagudas.
Esses animais podem crescer até 13 cm de comprimento, e precisam de aquários com no mínimo 150 litros sem outros peixes pequenos. Além disso, como são predadores de emboscada, eles irão preferir águas lentas e uma dieta rica em nutrientes, como krill liofilizado e alimentos congelados.
O Peixe Borboleta Africano pode ser agressivo com outras espécies que vivem na superfície (especialmente com outros da sua própria espécie), então procure mantê-los sozinhos dentro do aquário.
Veja também:
5. Arco-íris Furcata (Pseudomugil furcatus)
O Arco-íris Furcata é um dos nossos peixes anões favoritos, com seus olhos azuis brilhantes e barbatanas com pontas amarelas que mais parecem pequenos pompons balançando no ar.
Essa espécie costuma ser bastante rápida e come quase tudo, então evite misturá-la com peixes mais lentos, como guppies, que podem ser facilmente derrotados durante a alimentação. Como eles são um pouco mais caros do que outras espécies e possuem uma vida útil de 2 a 3 anos, considere manter um cardume de seis exemplares para reproduzi-los em um aquário separado.
6. Paulistinha (Danio rerio)
Os paulistinhas são peixes que nadam em praticamente todos os níveis do aquário, mas eles preferem ficar no topo dele, procurando por qualquer tipo de alimento que possa aparecer e cair na água.
Esse lindo peixe de cardume prefere viver em grupos com no mínimo 6 indivíduos ou mais, e se dão bem em aquários com águas mais frias, em torno de 22 – 23°C. Além disso, a espécie é ideal para iniciantes e experientes que gostam de manter aquários com peixes resistentes e cheios de energia.
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetramin | Alto índice de digestibilidade, ao mesmo tempo que ajuda a acelerar o crescimento dos peixes. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon | |
Poytara Peixes Tropicais | Essa ração possui spirulina, cantaxantina, páprica e pétalas de flores de hibisco que são usadas como fonte de carotenóides. Estimula o comportamento reprodutivo do animal. Embalagem: 100g |
Comprar na Amazon | |
Supervit Tropical | Contêm oito tipos de flocos, que são uma fonte natural de beta-glucan, um estimulante natural, astaxantina, alga kelp, spirulina e crustáceos, incluindo o saboroso krill Embalagem: 12g |
Comprar na Amazon |
7. Killifish Palhaço (Epiplatys annulatus)
O Killifish Palhaço é um peixe bem pequeno que possui listras verticais escuras bem destacadas, além de olhos azuis e caudas flamejantes com cores que podem variar entre o amarelo, laranja e vermelho.
Assim como outros peixes da espécie, eles precisam de aquários com tampas firmas, já que adoram saltar. Além disso, eles podem viver em águas mais frias, entre 23 – 24°C. Ao contrário do Golden Panchax, esses peixes são bem menores, podendo atingir cerca de 3,8 cm de comprimento apenas.
Então, para mantê-los seguros e saudáveis, procure adicionar um grupo com no mínimo seis peixes da espécie. Alimente-os com alimentos bem pequenos, como grãos, flocos triturados e náuplios de artêmias.
2 Comentários
Pingback: Top 13 peixes para aquários comunitários ideais para iniciantes - MyAquarium
Pingback: Por que meus peixes ficam na superfície do aquário? | MyAquarium