Quais são as melhores plantas para usar em aquário de camarões? Confira nesse artigo quais são as nossas plantas preferidas para compor esse tipo de aquário!
Os camarões de água doce são a nova febre no aquarismo. Eles são ativos, bonitos e fascinantes de observar. Além disso, os camarões são muito seguros para as plantas, ao contrário de muitos peixes e caramujos.
Ter um aquário com algumas plantas e camarões é algo indescritível, mas algumas delas funcionam melhor do que outras para eles. Então, se você está querendo montar um aquário do tipo, confira essa lista que criamos com as melhores plantas para aquário de camarões!
Top 7 melhores plantas para aquário de camarões
1. Hygrophila difformis
- Nome científico: Hygrophila difformis
- Origem: Ásia
- Altura: Até 30 cm de altura
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
A Hygrophila difformis é uma linda planta de caule e muito fácil de cuidar. Mesmo com uma luz bem fraca e poucos nutrientes, ainda assim elas explodem em crescimento, precisando ser aparadas semanalmente para mantê-las sob controle. Os camarões, por outro lado, irão adorar repousar em suas folhas para retirar algas e restos de comida de outros peixes que caírem nelas.
Veja também:
2. Musgo de Java
- Nome científico: Taxiphyllum Barbieri
- Origem: Ásia
- Altura: Até 12 cm
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
O Musgo de Java é talvez a planta mais usada para compor um ambiente com camarões. Às vezes, eles podem se tornar um incômodo, já que formam grandes emaranhados que podem parecer bagunçados se não forem aparados com frequência.
Entretanto, esse tipo de musgo é ideal para alevinos, não apenas para que eles possam encontrar alimento, mas também para ajudar a permanecerem escondidos, até que sejam grandes o suficiente para viverem juntos dos seus pais, por exemplo.
3. Criptas
- Nome científico: Cryptocoryne wendtii
- Origem: Ásia
- Altura: Até 40 cm
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
As Criptas são plantas muito populares, embora cresçam bem devagar, elas não precisam de injeção de CO2, por exemplo. Ainda assim, elas podem obter a maior parte de suas necessidades através de resíduos de peixes ou camarões.
A única coisa que o aquarista precisa ficar atento as criptas é o possível derretimento delas, pois uma vez que estejam aclimatadas, evite movê-las para outro espaço no aquário. Além disso, mudanças bruscas nos parâmetros da água fazem com que suas folhas derretam. No entanto, se recuperam assim que se restabelecem.
Veja também:
4. Tenellus Amano
- Nome científico: Echinodorus tenellus
- Origem: Américas (Norte e Sul)
- Altura: Até 7 cm
- Intensidade da luz: Moderada
- Necessidades nutricionais: Alta
- Nível de dificuldade: Fácil
A Tenellus Amano é uma planta frontal muito interessante, uma vez que podem crescer em uma ampla gama de condições químicas e de temperatura.
Quando recebem iluminação adequada, um pouco de CO2 e fertilizantes líquidos, por exemplo, elas se propagam por corredores em todas as direções para colonizar o substrato. Assim como todas as plantas do gênero, devem estar em aquários com substratos férteis para que possam prosperar.
5. Bucephalandra
- Nome científico: Bucephalandra sp.
- Origem: Bornéu, Indonésia
- Altura: Até 15 cm
- Intensidade da luz: Baixa
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
A maioria dos aquaristas estão familiarizados com as Anúbias e as famosas Samambaias de Java como plantas epífitas resistentes à luz fraca. As epífitas são plantas que podem se fixar, por exemplo, em superfícies duras, ao invés de precisar ser enraizadas em cascalhos ou substratos.
Sobretudo, a Bucephalandra é um gênero de planta de Bornéu que cresce da mesma maneira: ao longo de riachos e cachoeiras em bosques sombreados na selva. Elas têm lindas folhas que às vezes possuem tons esverdeados e arroxeados.
Assim como as anúbias, elas crescem bem devagar, mas são uma ótima escolha para aquaristas que procuram adicionar plantas ao hardscape.
Veja também:
6. Samambaia de Java
- Nome científico: Microsorum pteropus
- Origem: Ásia
- Altura: até 30 cm
- Intensidade da luz: Baixa
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Muito fácil
A Samambaia de Java é uma das plantas de aquário mais populares no mundo, já que são extremamente resistentes!
Portanto, essa espécie não precisa de luz, nem de CO2, e os resíduos gerados pelos camarões fornecem todo o nitrogênio de que precisam para crescer em troncos e rochas. No entanto, se elas receberem alguns nutrientes, crescerão muito mais rápido.
Além disso, elas possuem muitas variedades e são facilmente cultivadas em aquários de camarões.
7. Marimo Moss Ball
- Nome científico: Aegagropila linnaei
- Origem: Norte da Eurásia
- Altura: até 15 cm
- Intensidade da luz: Baixa
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Moderado
A Marimo Moss Ball é uma linda bolinha aveludada de cor verde, mas não é uma planta! Como assim? De fato, essa pequena bola verde é formada por uma alga conhecida como Aegagropila linnaei, que chega nesse formato único ao cair no fundo de lagos de água doce.
Os camarões adoram essas algas, uma vez que ficarão boa parte do tempo grudados nelas. Além disso, eles também ajudam na limpeza delas, pois retiram detritos e outros tipos de algas que podem acabar prejudicando seu crescimento.
Essas “plantas” crescem bem devagar e apesar de serem comuns, não são tão fáceis de cuidar como muitos pensam. Contudo, o principal desafio é manter a água fria e os níveis de nutrientes baixos, já que caso o contrário, alguns tipos de algas podem crescer sobre elas e matá-las.
Por fim, se quiser conhecer um pouco mais sobre a Marimo Moss Ball, clique aqui para aprender um pouco mais!
2 Comentários
Obrigada pela informação.
Tenho camarões cherry que tiveram uma criação e nasceram filhotes metade vermelhos e branco/transparente, será que estão a perder a qualidade de serem vermelhos?
Pingback: Camarão Pitú (Macrobrachium acanthurus) - Ficha Técnica | MyAquarium