Nesse artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a amônia (NH3) no aquário. De onde ela vem e como baixar seus níveis!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Você sabia que seu aquário possui uma assassina invisível dentro dele? Ela se esconde em todos os cantos, e se não for controlada, pode matar todos os seus peixes?
Estamos falando da Amônia!
Acompanhe a leitura desse artigo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre amônia no aquário.
O que é a amônia e de onde ela vem?
A amônia (NH3) é um composto químico invisível altamente tóxico para os peixes. Infelizmente, também ocorre naturalmente em todos os aquários. Conforme os resíduos começam a se decompor, eles liberam amônia.
Entre os resíduos, podemos citar:
- Respiração dos peixes;
- Xixi e cocô dos peixes;
- Rações não consumidas;
- Plantas e algas em decomposição;
- Filtros sujos;
A única maneira de evitar a amônia é não ter um aquário. Felizmente, em um aquário saudável, a natureza cuida da amônia pra você!
Sabe quando você fez a Ciclagem do aquário? Então, foi exatamente para evitar esse problema, já que ela é responsável por criar bactérias benéficas que consomem a amônia. Não se lembra de como funciona o Ciclo do Nitrogênio? Aqui está uma pequena recapitulação:
1 – À medida que os resíduos se decompõem, eles produzem amônia;
2 – Bactérias benéficas, chamadas nitrosomonas, decompõem a amônia em nitritos;
3 – Uma segunda bactéria, chamada nitrobacter, se alimenta dos nitritos e produz nitratos;
Veja também:
Posteriormente, os nitratos são removidos do seu aquário cada vez que você realiza uma troca parcial de água. Em outras palavras, isso quer dizer que em números altos o suficiente, as bactérias benéficas quebram a amônia tão rápido quanto ela é produzida, mantendo o aquário livre dela.
Qual é o nível aceitável de amônia em um aquário?
O nível aceitável de amônia em um aquário deve ser sempre ZERO!
Sim, você leu certo!
A amônia é uma péssima notícia para qualquer aquarista! Caso o aquário esteja estabilizado, a leitura de um teste de amônia deve ser 0 ppm (partes por milhão).
Se por algum motivo, os níveis estiverem acima de zero, você precisará encontrar a causa do problema e rápido. A vida dos seus peixes depende disso!
Entretanto, existe uma exceção a esta regra…
Quando você está ciclando um novo aquário!
Veja bem, em um aquário novo, as bactérias não existem em número suficiente para quebrar a amônia e convertê-la em produtos menos tóxicos. Esta é, na verdade, a principal razão pela qual você realiza a Ciclagem – pois permite que as bactérias que vivem em seu filtro biológico cresçam em números tão altos, que possam quebrar a amônia rapidamente em substâncias menos tóxicas.
Portanto, se estiver monitorando um aquário novo, níveis elevados de amônia são esperados. Mas em um aquário estabilizado, um pico de amônia pode indicar grandes problemas.
Veja também:
O que acontece se os níveis de amônia estiverem altos?
Uma vez que os níveis de amônia passam de zero, os problemas começam a aparecer.
Em níveis baixos, a amônia queima as guelras dos peixes, colocando-os sob um estresse incrível. Conforme os níveis aumentam, ela danifica o cérebro e os órgãos dos peixes, até que eles morram. Este processo é conhecido como intoxicação por nitrato. E que maneira horrível de morrer, não é mesmo?
Alguns peixes possuem maior tolerância à amônia do que outros. Ainda assim, caso o peixe que você crie possa tolerar níveis elevados desse composto, não significa que ele estará feliz. Isso significa que eles aguentam, mas que estão passando por um grande estresse.
Quando estão estressados, eles podem desenvolver doenças, perdas de cor, ter seu crescimento atrofiado ou mesmo tornar-se incapazes de se reproduzir.
Então, o processo é simples! Mantenha os níveis de amônia zerados para que você tenha peixes felizes e saudáveis!
O que causa picos de amônia?
Abaixo, segue as principais causas dos picos de amônia nos aquários:
- Superlotação de peixes;
- Superalimentação;
- Filtragem fraca;
- Falta de bactérias nitrificantes no filtro;
- Falta de manutenções regulares no aquário;
Então, caso ele esteja com picos de amônia, esses serão os principais motivos!
Veja também:
Como testar os níveis de amônia no aquário?
Infelizmente, detectar os níveis de amônia pode ser difícil, já que ela é invisível. E quando você percebe os efeitos do envenenamento por amônia em seus peixes, geralmente será tarde demais.
É por isso que é muito importante testar regularmente os níveis de amônia do seu aquário. E, de longe, a maneira mais fácil de fazer isso é comprar um kit de medição desse composto.
Deixarei abaixo um excelente teste da Labcon para você monitorar os níveis de amônia tóxica do seu aquário:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Amônia Tóxica | Teste que identifica a quantidade de amônia na água doce. Conteúdo: 50 testes |
Comprar na Amazon |
Como reduzir os níveis de amônia?
Caso você tenha testado os níveis de amônia no seu aquário e descobriu que estão perigosamente altos, antes de tudo, não entre em pânico!
Vamos orientá-lo sobre como resolver os problemas com picos de amônia!
1. Trocas parciais de água
A primeira coisa que você precisa fazer é realizar uma troca parcial de água de pelo menos 50% do volume do aquário. Em outras palavras, o que você está fazendo nesse caso é trocar a água com amônia por uma que não possui amônia.
Por isso, ao realizar uma troca parcial de água, você estará diluindo a quantidade de amônia que se acumulou no aquário.
2. Adicionar filtros ciclados
Como já mencionado, dois tipos diferentes de bactérias benéficas transformam a amônia em nitratos, que são relativamente mais inofensivos para os peixes. Por isso, em grande número, essas bactérias consomem grandes quantidades de amônia tão rápido quanto são produzidas.
Isso quer dizer que as bactérias simplesmente vivem no seu filtro. Então, ao adicionar um outro filtro ciclado ao aquário, elas começarão a comer a amônia, baixando os níveis de volta a zero.
Veja também:
3. Condicionadores de água
No caso de emergência, há alguns produtos no mercado que podem tornar a amônia inofensiva. De fato, quando o assunto se trata de um excelente condicionador de água, não é segredo que o Seachem Prime é a escolha de boa parte dos aquaristas.
Esse produto não apenas trata a amônia, mas também lida com quase qualquer outro problema de qualidade na água que possa surgir.
Deixarei um link abaixo para você comprá-lo agora mesmo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Seachem Prime | Elimina o cloro, cloramina, ajuda no controle de amônia, nitrito e nitrato. Tamanho: 100ml |
Comprar na Amazon |
4. Removedores de amônia
Consertar a causa do problema de amônia vai levar algum tempo? Então você pode adicionar ao seu filtro uma mídia especificamente projetada para remover esse composto do seu aquário.
Você pode utilizar o produto abaixo para isso:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Mbreda Removedor de Amônia Amonclean | Amonclean é uma mídia removedora de amônia de alta eficiência. Sua estrutura porosa possui propriedade particular que consiste na capacidade de reter seletivamente moléculas de amônia. Embalagem: 250g |
Comprar na Amazon |
Basta adicionar as mídias ao seu filtro (não se esqueça de colocá-las dentro de um saquinho) e deixá-las no aquário enquanto remove a amônia da água – como mágica! Para adquirir esse produto, basta clicar no botão de compra logo acima.
Consulte as Instruções do produto para entender melhor seu funcionamento nos aquários.
Como evitar os picos de amônia no aquário?
Lembra quando nós listamos as principais causas de picos de amônia nos aquários? Então, a prevenção é tão simples quanto garantir que cada causa seja controlada.
Abaixo, vamos detalhar cada uma delas:
1. Superlotação de peixes
De quanto espaço um peixe precisa? Provavelmente bem mais do que você acredita, já que um pequeno peixe betta, por exemplo, precisa de um aquário com no mínimo 20 litros de água para se sentir feliz e saudável.
Contudo, superlotar o aquário com peixes pode causar picos de amônia. Muitos peixes comendo e fazendo cocô em um aquário pequeno pode levar rapidamente a esse problema.
Veja também:
Criar muito peixes em um aquário é um problema comum entre iniciantes no aquarismo. Então, se você ainda está decidindo quais peixes criar, converse com alguém experiente ou pesquise as necessidades da espécie que pretende cuidar.
2. Superalimentação
Alimentar demais os peixes pode ser a causa do aumento dos níveis de amônia no aquário. Então, lembre-se, quaisquer alimentos não consumidos pelos peixes começarão a apodrecer e, à medida que se decompõem, liberam amônia. Portanto, pesquise e veja qual a quantidade e com qual frequência seus peixes precisam ser alimentados.
3. Realize limpezas periódicas no aquário
Todos nós sabemos que devemos fazer limpeza no aquário de vez em quando, ou seja, trocas parciais de água, uso de um bom sifão para tirar a sujeira do fundo e limpeza dos filtros são etapas essenciais para manter o aquário em boas condições de funcionamento.
Mas, às vezes, a vida atrapalha! Então nós deixamos de fazer a manutenção do aquário por conta do trabalho ou até mesmo por preguiça. E antes que você perceba, toda aquela ração e cocô dos peixes estão se transformando em amônia.
Você ficaria surpreso com a quantidade de problemas que podem ser resolvidos em um aquário apenas seguindo um cronograma de limpeza regular, portanto, crie uma rotina – a vida dos seus peixes está em jogo!
4. Não mate suas bactérias benéficas!
Sabe aquelas bactérias benéficas que cresceram durante a Ciclagem do aquário? Então, se elas morrerem, você terá um grande pico de amônia.
Eu sei que você não mataria intencionalmente seu filtro biológico, mas temos visto muitas pessoas lavando seus filtros na água da torneira porque eles não sabem como fazer a limpeza da forma certa. O cloro da água da torneira irá matar as bactérias do filtro rapidamente.
Então, se quiser enxaguar as mídias biológicas ou lavar o filtro do aquário para tirar o excesso de sujeira, utilize a água do aquário que você tirou durante a troca parcial de água.
Além disso, certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções ao adicionar qualquer produto químico, como medicamentos, ao seu aquário – isso também pode matá-las com muita facilidade.
Veja também:
Como você viu, embora a amônia seja mortal para os peixes, não é algo a se temido. Em um aquário saudável e equilibrado, as bactérias benéficas irão consumi-la rapidamente.
E, no caso de um pico de amônia, há muitas soluções diferentes para reduzir seus níveis enquanto você investiga a causa do problema.
Por fim, através desse artigo, mostramos tudo o que você precisa saber sobre a amônia no aquário e quais são os cuidados necessários para evitar que ela mate seus peixes!
4 Comentários
Pingback: Por que os peixes do meu aquário não crescem? - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe Betta está deitado no fundo do aquário? - MyAquarium
Pingback: Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) - Guia de Cuidados | MyAquarium
Meu Aquário de água doce ficou muito esverdeada repentinamente, o que será que aconteceu