Será que um aquário pode ter muitas plantas? É benéfico para ele? Confira nesse artigo o que achamos desse assunto!
As plantas de aquário são vistas geralmente como algo excelente para um aquário e, de fato, são mesmo! Elas tornam o ambiente mais natural e ideal para os peixes. Mas será que o aquário pode ter muitas plantas?
Um aquário precisa ter plantas, mas não exageradamente. Contanto que seus peixes possam ter espaço pra nadar, elas serão sempre bem-vindas. Algumas espécies de peixes adoram aquários densamente plantados, como os Tetra Neon, além disso, eles podem utilizá-las como esconderijo contra possíveis predadores.
Dito isto, vamos entender um pouco mais sobre quais as desvantagens de ter um aquário com muitas plantas e como você pode manter a proporção ideal para ele.
Quais são os benefícios das plantas no aquário?
A boa notícia é que não importa quantas plantas você possua dentro de um aquário, elas não farão mal aos seus peixes. Exceto por alguns casos específicos que abordaremos a seguir. As plantas convertem dióxido de carbono (CO2) em biomassa e liberam o oxigênio de que os peixes (e nós) precisamos para sobreviver.
Além disso, as plantas consomem amônia, nitritos e nitratos em flutuação como alimento. Estes são produtos residuais dos peixes e bactérias e podem causar muitos problemas caso se acumulem.
A Ciclagem é o processo pelo qual esses agentes são decompostos em um aquário. Trocas parciais de água fornecem uma outra forma de retirada de amônia, nitritos e nitratos. A absorção pelas plantas é natural e mutuamente benéfica para todos os envolvidos.
Veja também:
Quais são os problemas de ter muitas plantas em um aquário?
Como compartilhamos logo no início do post, há algumas desvantagens em ter muitas plantas no aquário. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber:
Escassez de nutrientes
Os aquários estarão sempre funcionando com um nível de estoque de nutrientes bem alto. Portanto, há sempre resíduos nitrogenados em abundância para as plantas absorverem. As plantas preferem amônia, mas na falta dela, agarrarão o nitrito e nitrato se não houver mais nada.
Além disso, as plantas precisa de ferro, potássio, dióxido de carbono e outros nutrientes. E quanto mais plantas você possui… menos nutrientes estarão disponíveis. Então, nesse caso, você pode ter alguns problemas para que elas prosperem da maneira que você quer. Abaixo, listaremos alguns desses problemas:
Iluminação: A iluminação é o fator de crescimento mais importante para as plantas. E como elas competem por terreno no substrato, acabam sombreando umas às outras à medida que crescem.
As luminárias de LED são de longe a melhor opção para que suas plantas cresçam vigorosamente. Elas fornecem um alto RFA (Radiação Fotossinteticamente ativa) sob medida, ao invés de espectros que não são ideais para a fotossíntese.
Uma iluminação mais intensa também ajuda a compensar isso, mas dar às plantas a quantidade certa de espaço que necessitam, é de longe a melhor técnica. Além disso, colocar plantas que necessitam de pouca luz, como musgo de java, embaixo de plantas com requisitos maiores de luminosidade, garante que ambas as espécies cresçam vigorosamente.
Veja também:
Dióxido de carbono: O CO2 é o segundo fator mais importante para que as plantas cresçam adequadamente. Na atmosfera, há CO2 ilimitado para as plantas terrestres absorverem, em compensação em aquários, essa quantidade é muito limitada.
A menos que você esteja usando injeção de CO2, suas plantas esgotarão rapidamente o que está disponível na coluna d’água. Infelizmente, os peixes não criam toneladas de CO2. E o seu crescimento diminuirá rapidamente.
O CO2 é a principal fonte de biomassa vegetal e, muitas vezes, ajuda a compensar a falta de fertilização extra para as plantas, por exemplo.
Fertilizantes: Apesar de ser o menos importante, o fertilizante tende a ser o item que os aquaristas mais compram. Infelizmente, sem iluminação adequada e CO2 suficientes, você irá apenas contribuir para o crescimento de algas.
Dito isto, o fertilizante ainda é muito importante, e quanto mais plantas você tiver, mais importante será mantê-las bem alimentadas. As plantas obtém a maior parte do que precisam dos resíduos dos peixes, que contêm traços de potássio e outros nutrientes.
Veja também:
Folhas mortas e outros produtos se deteriorando
Um problema muito comum que pode aparecer quando se tem muitas plantas no aquário é o acúmulo de folhas mortas. Se não forem coletadas pelo filtro ou pelo aquarista, elas eventualmente irão se deteriorar. Embora algumas folhas aqui e ali não sejam um problema, fique sempre em alerta com a quantidade de folhas mortas.
A melhor maneira de solucionar isso é removê-las através de uma troca parcial de água. A decomposição das folhas também libera o carbono e nitrogênio armazenados, mas apenas em pequenas quantidades, a menos que haja muitas plantas mortas.
Então, remova o maior número delas, pois isso irá causar aumento de matéria orgânica em decomposição e, consequentemente, aumentar os níveis de amônia no aquário, que são extremamente prejudiciais para os peixes.
Veja também:
Respiração noturna
Este último ponto cobre a respiração das plantas durante à noite. Poucos percebem isso, mas as plantas passam a consumir oxigênio e liberar dióxido de carbono à noite.
Como não há mais luz para alimentar a fotossíntese, elas respiram oxigênio, assim como os outros animais. Infelizmente, isso coloca em competição direta com os peixes pelo oxigênio disponível no aquário. Na maioria dos casos, há mais do que suficiente para todos… Mas em aquários onde há muitas plantas, pouca aeração noturna e injeção exagerada de CO2, os peixes podem sofrer.
Se você esquecer de desligar o fluxo de CO2 no aquário à noite, por exemplo, poderá acordar e encontrar seus peixes ofegantes na superfície do aquário buscando por oxigênio, ou até mesmo mortos. Portanto, lembre-se de usar um temporizador para regular a injeção desse gás no aquário, de modo que as plantas não liberem o suficiente para gerar problemas para os peixes.
Conclusão
Um aquário pode ter muitas plantas? Pode ter sim, mas dependendo da quantidade delas, número de peixes, injeção de CO2 pode causar alguns pequenos problemas. Portanto, esteja ciente dos nutrientes, dos subprodutos da decomposição e do fato de que elas absorvem oxigênio à noite. Seus peixes agradecem!
1 comentário
Pingback: Por que as plantas do meu aquário estão morrendo? - MyAquarium