Quer saber quais são os 5 peixes ideais para colocar em aquários pequenos de recifes de corais? Confira essa lista que nós montamos especialmente pra você!
Aquários pequenos de água salgada e de recifes de corais são na maioria das vezes a porta de entrada no mundo dos aquários marinhos. Portanto, os peixes para esse tipo de aquário são amplamente vendidos em lojas de aquarismo, já que são mais baratos e resistentes, o que os tornam perfeitos para quem está iniciando.
Escolher o peixe certo pode ser um pouco difícil, pois nem todos eles são indicados para aquários pequenos de recifes de corais . Então, vamos entender o que é um aquário pequeno e por que os peixes dessa lista são ideais para esse tipo de aquário.
Quando considerar que um aquário é pequeno?
Um aquário pequeno desse tipo possui cerca de 110 litros ou menos. Embora você possa encontrar aquários com 20 litros, fique longe deles, a menos que você seja um especialista. Algumas espécies, como invertebrados, precisam de qualidade impecável na água e condições estáveis, que podem ser prejudicadas por uma simples superalimentação, por exemplo.
Veja também:
Cada um dos peixes dessa lista são ideais para recifes de corais. Isso quer dizer que essas espécies não incomodam ou comem invertebrados sésseis, como corais, esponjas e anêmonas.
Então, vamos a lista com os 5 peixes ideais para aquários pequenos de recifes de corais :
Os 5 peixes ideais para aquários pequenos de recifes de corais
Peixe-palhaço
O peixe-palhaço é talvez a espécie de peixe marinho mais popular hoje e uma das razões pelas quais muitas pessoas queiram entrar no hobby. Sua coloração, por exemplo, é um dos seus maiores atrativos, o laranja, branco e preto o tornam incrivelmente belo.
Esse peixinho costuma aceitar quase todos os tipos de rações para peixes marinhos, da mesma forma que podem ser facilmente mantidos em aquários de recifes de corais. Além disso, muitos aquaristas relatam que você não pode mantê-los sem uma anêmona. Não é verdade. De fato, você consegue mantê-los sem elas e muitos já conseguiram reproduzi-los com sucesso mesmo nessas condições.
O peixe-palhaço possui comportamento pacífico. No entanto, aqui vai uma observação: não misture outras espécies de peixes-palhaço em um mesmo aquário, pois isso pode causar briga entre eles.
- Nome científico: Amphiprion ocellaris
- Origem: Indo Pacífico
- Tamanho: Até 11 cm
- Anêmonas ideais para a espécie: Heteractis magnifica, Stichodactyla gigantea, Stichodactyla mertensii, Entacmaea quadricolor
Royal Gramma
O Royal Gramma é um peixe impressionante e são nativos do Oceano Atlântico Ocidental. Por ser um peixe de águas profundas, eles devem ter muitos lugares para se esconder e evitar a luminosidade excessiva. Para isso, forneça muitos esconderijos para a espécie, pois eles passarão um tempo buscando o local ideal para ficar.
Depois que eles escolhem a caverna ideal, raramente irão sair dela, exceto para se alimentar, pegando rapidamente o alimento da coluna d’água antes de voltar para seu esconderijo.
Embora pequenos, eles podem ser bem brigões quando estão defendendo seu território. Ao contrário da crença popular, essa espécie pode ser mantida em grupos. Porém, adicione todos ao mesmo tempo ao aquário, lembrando de adicionar pelo menos uma caverna para cada um deles.
- Nome científico: Gramma loreto
- Origem: Atlântico Ocidental
- Tamanho: Até 7 cm
Veja também:
Chalk Bass
O Chalk Bass faz parte da família Serranidae, um grupo que inclui a Garoupa-Gigante, um dos maiores peixes ósseos da terra! Muito parecido com seu primo enorme, o Chalk Bass também é um predador voraz, mas de presas muito menores, como alevinos, camarões e plâncton.
Esse peixe costuma ser bastante sociável, embora possam ser agressivos com peixes da mesma espécie. Então procure manter um casal no aquário, ou se estiver pensando em adicionar mais deles, coloque no mínimo 5 juntos.
Felizmente, eles são animais muito fortes e resistentes às pequenas oscilações na química da água e na temperatura. Isso é algo bom, pois eles se tornam a escolha ideal para ser os primeiros habitantes do aquário.
O Chalk Bass pode comer camarões minúsculos, mas são considerados seguros para aquários de recifes de corais.
- Nome científico: Serranus tortugarum
- Origem: Atlântico Ocidental
- Tamanho: Até 7 cm
Peixe-mandarim
O peixe-mandarim é um dos animais mais coloridos de todas as espécies de peixes marinhos. Além disso, costuma ser bem exigente, portanto, colocá-los em aquários pequenos requer muito conhecimento e experiência no hobby.
Na natureza, esses animais caçam anfípodes e copépodos durante o dia. Mas quando criados em aquários, podem morrer de fome, devido a falta de abundância desse tipo de alimento.
Esse peixe irá se dar bem com a maioria das outras espécies, exceto com outros peixes-mandarim. Mesmo porque, se mantidos vários da mesma espécie juntos, agressões serão frequentes na ausência ou limitação de alimento. Em contrapartida, são considerados peixes resistentes à maioria das doenças por causa de seu revestimento, uma espécie de lodo. Isso é algo bom, pois é nocivo para boa parte das espécies de peixes que poderiam achá-lo uma boa refeição.
O peixe-mandarim é recomendado para aquaristas experientes. Se viverem em aquários pequenos e sem muitos corais, eventualmente, morrerão de fome. Além disso, por mais que aceitem raçoes comuns para peixes ornamentais, essa espécie prefeer alimentos vivos, como mysis e artêmias.
Em resumo, um aquário bem estabilizado, possuindo mais do que 100 litros e com muitos corais é o ideal para essa espécie.
- Nome científico: Synchiropus splendidus
- Origem: Pacífico Ocidental. Ilhas Ryukyu até a Austrália
- Tamanho: Até 7 cm
Veja também:
Wrasse Six Line
O Wrasse Six Line pode chegar aos 6 cm de comprimento, além disso desempenha um importante papel em um aquário com recifes de corais. Eles comem algumas pragas como platelmintos. Todo aquário com recifes de corais precisa ter um peixe do tipo para manter o número de pragas controlado.
Esse bodião é muito resistente e adaptável a qualquer tipo de companheiro no aquário. Ele adora nadar por entre cavernas e corais.
Além disso, essa espécie costuma ser uma boa caçadora de invertebrados e preferem se alimentar de pequenos camarões, vermes e caracóis. Com dentes bem desenvolvidos, o Wrasse Six Line costuma triturar conchas e desfrutar de alimentos congelados.
A espécie, considerada semi-agressiva, costuma brigar apenas com outros peixes do mesmo tipo. Lembre-se apenas de adicioná-los por último ao aquário.
- Nome científico: Pseudocheilinus hexataenia
- Origem: Indo Pacífico
- Tamanho: Até 7 cm
Cardinal Bangai
O Cardinal Bangai é uma espécie linda que possui o corpo prateado com listras pretas verticais. Além disso, o corpo dele é coberto por pequenas manchas brancas que são facilmente visíveis nas barbatanas dorsal, pélvica, anal e caudal.
É interessante notar que esse peixe vive em uma área bastante restrita em torno das ilhas Banggai. Isso quer dizer que são animais ameaçado de extinção devido à coleta para comércio de peixes ornamentais. Então, antes de comprá-lo, pergunte ao vendedor de onde eles vêm. Não compre esse peixe caso ele tenha vindo da natureza.
Procure comprar apenas exemplares criados em cativeiro, pois eles costumam ser fáceis de reproduzir. Entretanto, alimentar o Cardinal Bangai pode se tornar uma tarefa difícil. Eles podem ser bastante meticulosos e não irão atrás de rações em flocos ou pellets com facilidade.
Comece com rações congeladas ou vivas e, em seguida, tente alimentá-los com rações em flocos ricas em vitaminas. No entanto, animais nascidos e criados em cativeiro aceitarão as rações com muito mais facilidade.
O Cardinal Bangai é muito resistente as doenças, mas você irá precisar tomar as devidas precauções e usar um aquário de quarentena antes de introduzi-los ao aquário principal.
- Nome científico: Pterapogon kauderni
- Origem: Ilha Banggai, Indonésia
- Tamanho: até 7 cm
5 Comentários
Pingback: Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) - Guia de Cuidados | MyAquarium
Pingback: Procurando um peixe pequeno para aquário? Selecionamos os 7 mais famosos! - MyAquarium
Pingback: Donzela Diabo Azul de Fiji (Chrysiptera taupou) - MyAquarium
Pingback: Bodião de Pintas Azuis (Anampses caeruleopunctatus) - MyAquarium
Pingback: Cardinal Pijama (Sphaeramia nematoptera) - MyAquarium