Nesse artigo, aprenda sobre o que são as algas valonias e as maneiras mais fáceis de remover esse tipo de alga do aquário marinho.
As Algas Valonias ou Alga Bolha, como também é conhecida a famosa Ventricaria ventricosa, é encontrada em raízes de mangues e presas a rochas vivas em aquários marinhos.
Esse tipo de alga pode se tornar um incômodo em aquários com recifes de corais, onde costuma se espalhar bem rápido.
Neste artigo, você irá descobrir o que são as algas valonias e também como você pode remover esse tipo de alga nociva do ambiente marinho em sua casa.
O que são as Algas Valonias ou Alga Bolha?
As Algas Valonias são algumas espécies de algas que podem ser encontradas em oceanos tropicais e subtropicais em todo o mundo. Esse tipo de alga possui bexigas tubulares ou arredondadas que variam de tamanho, podendo atingir o diâmetro de pequenas ervilhas ou até mesmo ficar maiores do que elas.
Veja também:
Cada alga é uma única célula, tornando esta espécie um dos maiores organismos unicelulares registrados no planeta, com algumas atingindo até cinco centímetros de diâmetro. As algas possuem estruturas de ancoragem chamadas de hold-fasts, e as bolhas ou bexigas, são vesículas portadoras de esporos que produzem mais algas quando são corrompidas.
Há uma grande variedade de algas Valonias, mas a mais comum em aquários é a Ventricaria ventricosa.
Mas qual é o problema com as Algas Valonias?
À princípio, as Algas Valonias podem parecer inofensivas e até mesmo atraentes em seu aquário. Como aquelas bexigas verdes são verdes e brilhantes, você pode pensar em deixá-las em paz. Em um sistema equilibrado onde os nutrientes dissolvidos são controlados da forma correta, algumas bolhas crescendo em uma rocha viva ou outra pode adicionar um toque incomum à sua exibição.
No entanto, se as condições do aquário permitirem um crescimento explosivo, as Algas Valonias podem dominar todo o ambiente. Se isso acontecer, rochas, corais e quaisquer outras superfícies duras disponíveis podem rapidamente ficar cobertas por elas.
Se uma ou mais bolhas se soltarem do local de fixação, elas podem entupir filtros, aeradores e causar inúmeros outros problemas para o aquário.
Como as Algas Valonias entram no meu aquário?
As Algas Valonias podem entrar no seu aquário como alguns pequenos esporos sem serem detectadas através de rochas vivas.
Por esse motivo, é sempre interessante colocar as rochas vivas em quarentena, assim como faria com um invertebrado ou peixe. Da mesma forma, ao adicionar corais, inspecione-os bem de perto, pois sabe-se que as Algas Bolhas costumam pegar carona neles também.
Portanto, antes de adicionar quaisquer rochas vivas ao aquário, observe com muito cuidado e remova quaisquer vesículas que você encontrar ao redor delas.
Veja também:
Como remover as Algas Valonias do aquário?
Embora esse tipo de alga em seu aquário marinho não prejudique os peixes, ainda assim é interessante tentar removê-las, pois seu aquário pode acabar ficando com um aspecto bem feio.
Existem vários métodos de remoção de Algas Valonias. Abaixo, confira quais são os principais:
1. Remoção Manual
Em muitos casos, quando você descobre cedo que seu aquário está com Algas Valonias, a remoção manual pode ser a melhor alternativa. Para fazer isso, você deve remover o organismo completo, incluindo as estruturas de ancoragem, caso contrário, as algas simplesmente voltarão a crescer.
Uma pequena chave de fenda afiada para raspar a rocha é a melhor ferramenta para esse trabalho. Segure a bolha com cuidado em direção à base e puxe-a suavemente, torcendo-a ao fazer isso, assim você libera as algas da rocha.
Ao remover as bolhas, tome muito cuidado para não estourar nenhuma delas. As bolhas contém esporos que se transformarão em mais algas se escaparem para a água salgada. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é usar um sifão para sugar as algas durante o processo de remoção manual.
Você deve remover as bolhas antes que elas cresçam demais. Caso contrário, as algas podem se romper, liberando sua carga de esporos na água antes que você tenha chance de removê-las.
Veja também:
Quaisquer rochas que estejam revestidas com muitas Algas Valonias devem ser removidas do aquário e limpas em um balde separado com água salgada. Esse tipo de alga pode florescer mesmo com pouca luminosidade, então lembre-se de verificar embaixo das rochas para garantir que não haja algas crescendo fora da vista.
2. Diminuição de Nutrientes
É possível controlar as Algas Valonias diminuindo a quantidade de nutrientes que precisam para crescer e prosperar.
Algumas formas de macro algas que são ideais para aquários marinhos requerem os mesmos nutrientes das Algas Valonias. Portanto, adicionar algum tipo de macro alga como, por exemplo, Caulerpa ou Chaetomorpha, pode funcionar bem no controle de surtos de algas bolha. Esse tipo de alga forma uma crosta sobre as superfícies do aquário, impedindo que as Algas Valonias colonizem a área.
3. Invertebrados
Existem muitos invertebrados marinhos que ajudam no controle de algas bolhas no aquário.
O Turbo Snail, um pequeno caramujo de água salgada, pode ser bastante útil para evitar que as algas estabeleçam pontos de apoio, mas não ajudarão muito com uma infestação já existente.
O caranguejo da espécie Mithrax sculptus e alguns tipos de ouriços-do-mar devorarão algas valonias. No entanto, essas criaturas também comem invertebrados caros, como os corais. Fique ciente de que essa espécie de caranguejo não é apenas herbívora, por isso, você pode acabar descobrindo que eles farão uma refeição composta de invertebrados e até pequenos peixes.
As lesmas-do-mar são consumidoras vorazes e exclusivas de algas bolhas. Mas, infelizmente, uma vez que elas tenham se reproduzido o suficiente para comer todas as algas do aquário, podem acabar morrendo de fome, sujando a água do aquário.
Veja também:
No geral, todos esses comedores de algas bolha podem rasgá-las, liberando ainda mais esporos no aquário e aumentando o problema que você já tem.
Então, se o seu aquário já estiver infestado com esse tipo de alga, o melhor método é a remoção manual.
4. Peixes
Há algumas espécies de peixes que adoram comer algas bolha.
Muitas espécies de blennies passam horas e horas aspirando algas em rochas vivas. Tangs e Peixes Anjo, por exemplo, também adoram se alimentar desse tipo de alga, e podem ser muito eficazes em manter o controle do crescimento incômodo em seu aquário.
O único problema é que a maioria desses peixes requer bastante espaço no aquário para viver. Além disso, todos eles que se alimentam de algas quase certamente irão precisar de mais em sua dieta do que apenas isso para sobreviver, pois eles comem a maioria das algas rapidamente.
Se o seu aquário tiver espaço, aproveite para adicionar essas espécies de peixes e se livre de uma vez por todas das algas valonias.
Conclusão
As Algas Valonias se espalham muito fácil em qualquer tipo de aquário que tenha condições para que elas possam prosperar. À princípio, as algas podem até parecer atraentes, mas devido ao seu hábito de espalhar esporos, a maioria dos aquaristas decidem em removê-las antes que se tornem pragas.
Existem algumas espécies de invertebrados e peixes marinhos que comem algas bolha, bem como tipos de algas que competem pelos mesmos nutrientes e podem ajudar a manter o aquário sob controle.
Por fim, sempre coloque em quarentena quaisquer rochas vivas antes de adicioná-las ao aquário. Remova manualmente qualquer alga você ver crescendo em suas rochas vivas.