Nesse artigo, daremos algumas dicas de como evitar o crescimento excessivo de algas verdes filamentosas no seu aquário marinho.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Todo mundo que têm um aquário marinho em casa, passa por algum tipo de problema com algas verdes filamentosas. Elas aparecem como pequenos focos em rochas vivas e a princípio não parecem um grande problema. No entanto, caso os parâmetros do aquário estejam incorretos, elas podem se espalhar por outros ornamentos, e em seguida, rapidamente para os vidros, cobrindo-os.
Boa parte das pessoas tentam raspá-las com ímãs, escovas ou até lâminas de barbear, mas isso pode não surtir o efeito desejado, pois pode espalhá-la ainda mais rápido, já que libera pedaços de algas para o restante do aquário.
Veja também:
Retirar as rochas do aquário e esfregá-las parece ajudar um pouco, porém o problema retorna em um curto espaço de tempo, a menos que a rocha seja tratada com um oxidante, como por exemplo, água sanitária. Mesmo assim, se todas as algas não forem removidas do aquário, elas voltarão novamente.
Há um modo de retardar o crescimento?
A boa notícia é que existem várias coisas que você pode fazer para retardar o crescimento dessas algas.
As algas verdes filamentosas precisam de luz para crescer, mas reduzir muito a luminosidade em um aquário de corais pode ter um efeito prejudicial para eles. Uma pequena redução no foto período irá ajudar a reduzir o crescimento das algas, mas não significativamente.
Reduzir os alimentos que as algas verdes filamentosas necessitam para crescer também atrapalha o seu crescimento. A maioria das algas se alimentam de nitratos e fosfatos, portanto, removê-los da água do aquário pode fazer a diferença em sua taxa de crescimento.
Veja também:
Mas como sabemos, é impossível remover todos os nitratos e fosfatos da água do aquário. Tudo que você adiciona, incluindo alimentos, espécies de peixes e corais , aumenta os seus níveis. A água do mar natural e o sal marinho misturam-se para fazer com que a água salgada que você coloca no seu aquário contenha nitratos e fosfatos.
Um bom passo para começar é controlar a decomposição de alimentos e detritos. Ambos geram nitratos e fosfatos, portanto, é essencial manter o substrato sempre limpo.
Limpe o substrato e reduza a fonte de alimentos das algas verdes filamentosas
Como manter o substrato do aquário marinho limpo? Você pode limpá-lo com um sifão, mas isso pode se tornar uma dor de cabeça se você possuir corais, já que toda rocha viva fica no caminho.
Felizmente, a natureza forneceu algumas espécies que farão esse trabalho pra você. Isso não é apenas eficiente, mas muito divertido de assistir.
Veja também:
Uma desvantagem no uso desses “limpadores” vivos é que eles exigem um substrato fino (areia) para passar através de suas brânquias.
A estrela-do-mar Sand Sifting (Archaster typicus) realiza um excelente trabalho ao engolir coisas do substrato; no entanto, também consumirá todo o material vivo na área ao mesmo tempo.
Existem os caranguejos eremitas, algumas espécies como o Clibanarius tricolor, Clibanarius sp., Calcinus laevimanus, Calcinus sp. que também realizam um ótimo trabalho de limpeza do substrato.
Há muitos peixes marinhos que consomem algas verdes. Algumas espécies, por exemplo, o Salarias fasciatus, Zebrasoma flavescens e Naso lituratus realizam um excelente trabalho. Os gobbies são fantásticos “lavadores” de substrato. Eles devoram o substrato, sugam quaisquer itens que não sejam a areia e cospem de volta através de suas brânquias, alguns bons exemplos são o Pholidichthys leucotaenia e o Amblygobius decussatus.
Realizar Trocas Parciais de Água (TPAs) também ajuda a reduzir os níveis de nitrato e fosfato. Além disso, existem vários produtos removedores de nitrato que também reduzem esses compostos, como o De-Nitrate, API Nitra-Zorb e o Removedor de Fosfato Phosclean, da Mbreda.
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Mbreda Removedor de Fosfatos Phosclean | Phosclean é uma mídia removedora de fosfatos e silicatos de alta eficiência; Embalagem: 1000ml |
Comprar na Amazon |
Veja também:
Mas e se tudo isso não funcionar?
Existem várias espécies diferentes de algas que se parecem e muito com as algas verdes filamentosas encontradas em aquários marinhos, mas não são as mesmas. As diferenças, no entanto, só podem ser identificadas através de um exame microscópico por alguém que sabe o que está procurando.
Esses diferentes tipos de algas, mesmo que pareçam as algas verdes filamentosas, são muito diferentes. Os peixes que se alimentam das algas verdes não consumirão esses outros tipos.
Por fim, se mesmo assim ainda estiver enfrentando problemas com essas algas e nenhum método de erradicação surtir efeito, seu único caminho, infelizmente, será desmontar tudo e limpar o aquário.
E aí? O que achou desse artigo? Curta e compartilhe com seus amigos no facebook!
5 Comentários
Pingback: Peixe Anjo Majestoso (Pomacanthus navarchus) - MyAquarium
Pingback: Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) - Guia de Cuidados | MyAquarium
Pingback: Algas Valonias! O que são e como remover do meu aquário? - MyAquarium
Pingback: Peixe-Anjo Real (Pygoplites diacanthus) - MyAquarium
Pingback: Cirurgião Marrom (Acanthurus nigrofuscus) - MyAquarium