Nesse artigo, confira algumas das melhores espécies disponíveis de cavalo-marinho para se colocar em um aquário.
O cavalo-marinho é um animal bastante interessante para se ter em um aquário. Existem mais de 40 espécies espalhadas por aí. Então, escolher uma que lhe agrade pode não ser uma tarefa das mais difíceis, há pra todos os gostos.
Os cavalos-marinhos também são muito dóceis e tímidos e, por isso, podem conviver em harmonia com outros peixes pacíficos em um aquário. Infelizmente, eles também são considerados difíceis de cuidar.
A maioria das espécies de cavalos-marinhos precisa de pelo menos um nível moderado de cuidado. Eles são animais sensíveis às correntes de água, acidez e temperatura. Além disso, eles também precisam de uma dieta especial e requerem certa frequência na alimentação.
Se você está em busca de espécies de cavalo-marinho para aquário que sejam moderadamente fáceis de cuidar ou desafiadoras, é bem capaz que encontre nessa lista aquilo que procura!
Aqui estão algumas das melhores espécies de cavalo-marinho para se criar em um aquário.
Melhores espécies de cavalo-marinho para aquário
1. Cavalo-marinho-do-focinho-longo
- Nome Científico: Hippocampus reidi;
- Nível de Cuidado: Difícil;
- Tamanho: Entre 15 e 20 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 3 e 5 anos;
O Cavalo-marinho-do-focinho-longo também pode ser chamado de “cavalo-marinho-brasileiro”. Essa espécie possui corpo longo, esguio e curvo, como seria de se esperar de qualquer espécie de cavalo-marinho. Ele pode vir em várias cores lindas, como vermelho, laranja e amarelo. Os adultos, por exemplo, possuem manchas escuras em todo o corpo.
Essa espécie de cavalo-marinho é uma das maiores mantidas no hobby de aquarismo. Para se ter uma ideia, você precisa de um aquário com no mínimo 200 litros para manter um espécime saudável. Além disso, o ambiente deve conter um fluxo de água baixo e muitas decorações resistentes para que ele possa se pendurar.
O Cavalo-marinho-do-focinho-longo é um peixe exigente e precisa de uma dieta carnívora, de preferência de alimentos vivos. Você deve alimentá-lo com uma combinação de krill, camarão Mysis e outros pequenos crustáceos. Alguns aquaristas até conseguem treinar esse animal para se alimentar de alimentos congelados, mas já vou avisando que é uma batalha árdua.
Para complicar ainda mais, o Cavalo-marinho-do-focinho-longo é um predador de emboscada, ou seja, você precisa direcionar o alimento até ele. Além disso, ele deve comer entre 2 e 3 vezes por dia. Seu complexo comportamento alimentar o torna um peixe difícil de cuidar.
2. Cavalo-marinho-cauda-de-tigre
- Nome Científico: Hippocampus comes;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho: Até 15 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Até 1 ano e meio;
O Cavalo-marinho-cauda-de-tigre é bastante popular e fácil de criar. Ele vive ao lado de recifes de coral na natureza, sendo os corais uma parte de sua dieta natural. Tenha isso em mente caso você possua rochas vivas no aquário.
A coloração do Cavalo-marinho-cauda-de-tigre pode variar, mas o amarelo e preto é o mais comum. Essa variedade possui listras escuras alternadas, que começam na ponta da cauda e vão subindo pelas costas. Os machos são mais escuros, enquanto as fêmeas exibem cores amareladas mais brilhantes. O Cavalo-marinho-cauda-de-tigre também possui pequenos ossos semelhantes a espinhas saindo de seu rostos e costas.
Essa espécie de cavalo-marinho também cresce bastante e precisa de no mínimo 90 litros para se sentir confortável. O aquário deve ser mais alto do que largo e incluir muitas decorações para que ele possa se prender. Assim como a maioria dos cavalos-marinhos, esse peixe é um nadador lento e, por isso, depende basicamente de táticas de emboscada.
Você precisará direcionar o alimento para o Cavalo-marinho-cauda-de-tigre 2 a 3 vezes por dia. Felizmente, ele não é um animal exigente. Irá comer vários tipos de alimentos proteicos, como pequenos peixes alimentadores, camarões, plâncton e corais. Alimentos vivos são a melhor opção, mas ele irá aceitar alimentos congelados, como camarões mysis.
Em relação ao comportamento, o Cavalo-marinho-cauda-de-tigre é bastante gentil e inofensivo. Ele é um nadador lento e come bem devagar, então os melhores companheiros de aquário incluem outros peixes lentos e pacíficos. Além disso, ele é um animal noturno, então não irá perturbar espécies diurnas em um aquário comunitário.
3. Cavalo-marinho-de-Singapura
- Nome Científico: Hippocampus kuda;
- Nível de Cuidado: Difícil;
- Tamanho: Até 12 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 5 e 6 anos;
O Cavalo-marinho-de-Singapura é talvez a espécie mais popular de cavalo-marinho. Ele também é conhecido por inúmeros outros nomes como Cavalo-marinho-amarelo e Cavalo-marinho-comum. Além disso, outros nomes científicos que também estão relacionados a espécie são Hippocampus fuscus, Hippocampus moluccensis, Hippocampus chinensis e Hippocampus raji.
Em relação ao tamanho, o Cavalo-marinho-de-Singapura pode alcançar até 12 centímetros. Ele possui o corpo liso e arredondado com pequenas protuberâncias nas costas. Não há espinhas ósseas saindo, ao contrário de outras espécies de cavalos-marinhos. A coloração do peixe varia do amarelo ao creme e marrom, e é acompanhada por muitas manchas escuras pequenas.
O tamanho ideal de um aquário para o Cavalo-marinho-de-Singapura é de 90 litros, com bastante espaço vertical. Assim como outros cavalos-marinhos, ele é um nadador lento que prefere águas com fluxo lento e muitas decorações para se ancorar.
O Cavalo-marinho-de-Singapura possui uma boca pequena e precisa de uma dieta carnívora contendo alimentos vivos muito pequenos. Alimentos comuns para eles incluem dáfnias, plâncton e náuplios de artêmias. Você deve alimentá-lo quatro vezes ao dia.
Na natureza, essa espécie de cavalo-marinho está praticamente no nível mais baixo da cadeia alimentar. Sua natação lenta, falta de defesas e habilidades de caça precárias, o torna presa fácil para espécies mais agressivas. Então, você já deve esperar que ele seja bastante tímido.
4. Cavalo-marinho-raiado
- Nome Científico: Hippocampus erectus;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho: Entre 10 e 12 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 1 e 4 anos;
O Cavalo-marinho-raiado é uma espécie diurna nativa do Oceano Atlântico. Se você está em busca de um cavalo-marinho muito colorido para o seu aquário, não procure mais! Esse animal possui uma enorme variedade de cores, incluindo laranja, verde, amarelo, vermelho, marrom, cinza e preto.
A espécie normalmente possui linhas horizontais pálidas na parte superior do corpo. Alguns espécimes também podem ter pequenos pontos brancos pelo corpo, especialmente na cauda. O Cavalo-marinho-raiado possui ainda coroas ósseas e espinhos oculares muito visíveis. O tamanho médio desse animal varia de 10 a 12 centímetros de comprimento, mas há alguns espécimes que podem chegar aos 19 centímetros.
O tamanho recomendado de um aquário para um casal desses peixes é de 100 litros. Inclua muitos esconderijos e decorações altas.
O Cavalo-marinho-raiado possui um focinho menor em comparação com outros cavalos-marinhos, aproximadamente a metade do tamanho da cabeça. No entanto, ele pode comer uma variedade de pequenos crustáceos, moluscos minúsculos e alevinos, de preferência vivos. Camarões Mysis, krill e filhotes de Guppy são boas escolhas. Também é muito fácil treiná-lo a comer alimentos congelados, já que a maioria dos espécimes são criados em cativeiro.
5. Cavalo-marinho-barrigudo
- Nome Científico: Hippocampus abdominalis;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho: Até 35 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 3 e 7 anos;
O Cavalo-marinho-barrigudo é uma espécie única em alguns aspectos. Primeiro, é uma das maiores espécies de cavalos-marinhos que conhecemos. O tamanho médio do corpo desse animal é superior a 17 centímetros, mas alguns podendo chegar aos 35 cm!
Em segundo lugar, tanto os machos quanto as fêmeas possuem barrigas grandes perceptíveis, uma característica geralmente limitada aos cavalos-marinhos machos na maioria das espécies. Os machos têm uma bolsa grande e arredondada, enquanto as fêmeas têm um estômago mais pontiagudo.
O Cavalo-marinho-barrigudo possui espinhas oculares e uma coroa curta e rombuda. Sua coloração varia do amarelo, branco e laranja, até o marrom e cinza. Além disso, geralmente ele possui barriga pálida e manchas escuras na cabeça e nas costas.
Manter um animal do tipo em um aquário é uma tarefa bastante difícil. Ele precisará de muito espaço devido ao seu tamanho. Então, um aquário com no mínimo 200 litros é o recomendado para um único Cavalo-marinho-barrigudo. Fora o tamanho do aquário, esse peixe necessita de temperaturas mais baixas do que a maioria das outras espécies. Além disso, ele têm os mesmos requisitos de outros cavalos-marinhos – fluxo de água lento, muitos esconderijos e superfícies verticais para que possa se pendurar e descansar.
A dieta natural do Cavalo-marinho-barrigudo é baseada em pequenos crustáceos, como anfípodes ou copépodes. Você deve alimentá-lo com uma dieta semelhante no aquário. Algumas boas fontes de alimento incluem, por exemplo, krill, mysis e artêmias. Felizmente, a maioria dos espécimes no comércio são criados em cativeiro. Isso torna mais fácil treiná-lo para comer rações ou alimentos congelados.
6. Cavalo-marinho-anão
- Nome Científico: Hippocampus zosterae;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho: Entre 3 e 5 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 1 e 2 anos;
O Cavalo-marinho-anão está entre os menores e mais adoráveis de todas as espécies de cavalos-marinhos disponíveis no hobby. Além disso, é considerado também um dos nadadores mais lentos documentados até agora. Para se ter uma ideia, esse peixe atinge impressionantes 1,5 metro por hora, o que o torna mais lento do que a maioria dos caramujos e estrelas-do-mar. O Cavalo-marinho-anão ainda vence a anêmona, então é só isso!
O tamanho médio do corpo de um cavalo-marinho-anão varia de 3 a 5 centímetros de comprimento. Em relação a coloração, esse peixe pode ter cores amareladas, creme, verde ou preto. Ele também geralmente possui uma mancha escura ou branca no corpo. A coroa é curta e rombuda. Os espinhos em sua cabeça são quase imperceptíveis.
O Cavalo-marinho-anão não é um animal exigente. Você não precisará se desdobrar para deixá-lo confortável. Primeiro, você pode manter um casal sem maiores problemas em um aquário com cerca de 30 litros. Na verdade, aquários menores são até mais recomendados, pois facilita a alimentação da espécie.
Você também não precisará de muita decoração especial nesse aquário. O Cavalo-marinho-anão pode segurar pequenas macroalgas e outras plantas de altura média. Assim como outros cavalos-marinhos, esse peixe é um predador de emboscada, alimentando-se de alimentos vivos, alevinos e pequenos invertebrados. Você deve alimentá-lo de 2 a 3 vezes por dia.
7. Cavalo-marinho-do-pacífico
- Nome Científico: Hippocampus ingens;
- Nível de Cuidado: Difícil;
- Tamanho: Entre 20 e 25 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 4 e 6 anos;
O Cavalo-marinho-do-pacífico é também conhecido como Cavalo-marinho-gigante. Você provavelmente já deve imaginar o porquê. A espécie pode atingir em média 25 centímetros de comprimento, com alguns exemplares chegando até os 30 centímetros!
Esses animais possuem uma grande variedade de cores, incluindo marrom, cinza, verde; os mais coloridos e vibrantes são amarelos. Além disso, eles também têm espinhos pequenos e rombudos e uma coroa curta.
Tal como acontece com a maioria dos cavalos-marinhos grandes, você precisará de um aquário com no mínimo 110 litros para esta espécie. Inclua muitas plantas e decorações.
A dieta do Cavalo-marinho-do-pacífico é semelhante à de outras espécies relacionadas. Ele se alimenta basicamente de pequenos organismos como crustáceos, zooplâncton e alevinos. Em um aquário, você pode alimentá-lo com alimentos vivos e congelados de 2 a 3 vezes por dia.
O Cavalo-marinho-do-pacífico também costuma ser criado em cativeiro.
8. Cavalo-marinho-de-barbour
- Nome Científico: Hippocampus barbouri;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho: Entre 10 e 15 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Desconhecido;
O Cavalo-marinho-de-barbour é nativo do Sudeste Asiático e habita naturalmente manguezais e leitos repletos de ervas marinhas. Esta espécie foi documentada pela primeira vez em 1908 pelos biólogos David Jordan e Robert Richardson. Apesar disso, ainda não sabemos qual é a expectativa de vida desse animal. Pode ser por causa do rápido declínio na população selvagem da espécie. Atualmente, esse animal está classificado como ameaçado pela IUCN.
Graças à popularidade do Cavalo-marinho-de-barbour no aquarismo, a espécie é amplamente criada em cativeiro. Se for como a maioria dos outros cavalos-marinhos, é bem provável que sua expectativa de vida gire em torno de 2 a 3 anos.
O Cavalo-marinho-de-barbour possui olhos e bochechas curtas, mas afiados. Ele também têm espinhos curtos, mas perceptíveis, curvados para baixo nas costas. O focinho é claro, longo, esguio e coberto de finas listras escuras. As formas e cores incluem o branco, cinza, marrom e amarelo. A maioria dos Cavalo-marinho-de-barbour possuem manchas ou listras marrons em seus corpos.
Em cativeiro, esses cavalos-marinhos precisam de um aquário com no mínimo 110 litros. Além disso, eles são naturalmente atraídos por macroalgas, gramíneas e corais, e gostam de se prender nessas superfícies. A espécie também é considerada segura para recifes de corais.
Não há muita informação sobre sua dieta natural. No entanto, em um aquário, eles aceitam uma variedade de alimentos vivos pequenos como zooplâncton e pequenos crustáceos. Você deve alimentar o Cavalo-marinho-de-barbour três vezes ao dia, como faria com a maioria dos outras espécies de cavalos-marinhos.
9. Cavalo-marinho-pigmeu
- Nome Científico: Hippocampus bargibanti;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho:Até 2 cm;
- Temperamento: Pacífico;
- Expectativa de vida: Entre 1 e 2 anos;
O Cavalo-marinho-pigmeu está entre as menores espécies de seu gênero. Ele não deve ser confundido com o Cavalo-marinho-anão (Hippocampus zosterae), que cresce até 5 centímetros, pois possui em média 2 centímetros de comprimento apenas!
Este cavalo-marinho possui algumas características únicas. Ele têm protuberâncias irregulares em sua pele chamadas tubérculos. Além disso, há duas variedades da espécie – uma amarela pálida com tubérculos laranjas e outra cinza claro com tubérculos vermelhos. Essa aparência alienígena é útil, pois ajuda o animal a se camuflar perfeitamente em seu ambiente natural. Na natureza, ele vive exclusivamente entre corais moles.
Ao contrário da maioria dos outros cavalos-marinhos, o Cavalo-marinho-pigmeu possui corpo macio e arredondado, além de espinhos e coroas semelhantes a verrugas. Ele também têm o focinho muito curto. Além disso, devido ao seu tamanho, você pode manter vários deles em aquários com cerca de 30 litros. Sobre a decoração, eu recomendo que você inclua corais para imitar o habitat natural da espécie.
O Cavalo-marinho-pigmeu consome uma dieta carnívora contendo diferentes tipos de alimentos vivos. Escolha alimentos pequenos que possam caber em sua boca, como zooplâncton, copépodes e anfípodes. Procure alimentá-lo de 3 a 4 vezes por dia.
Lembre-se que os cavalos-marinhos são animais muito lentos. Tome cuidado na hora de alimentá-lo, caso esteja na companhia de outros animais, pois eles serão facilmente superados.
Conclusão
Os cavalos-marinhos são peixes de aparência e requisitos únicos. A maioria das espécies prefere água quente e alcalina com um fluxo suave. Além disso, todos eles precisam de muito espaço vertical, esconderijos e decorações altas para se agarrar. Algo interessante de se notar é que a maioria deles comem praticamente a mesma coisa, consistindo de pequenas presas vivas, como minúsculos crustáceos, alevinos e zooplâncton.
As principais diferenças entre os cavalos-marinhos incluem a aparência e o tamanho do corpo. O tamanho do corpo desempenha o maior fator no tamanho do aquário e na frequência de alimentação. Portanto, se você possui um aquário pequeno, recomendo escolher os cavalos-marinhos anão e pigmeu. Caso contrário, todas as espécies acima são excelentes animais de estimação marinhos.