Nesse artigo, confira quais são as principais dicas sobre como aclimatar um coral para colocar no aquário.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Ao comprar um coral para o seu aquário é extremamente importante saber aclimatá-lo antes de fazer qualquer coisa. O estresse gerado durante o transporte pode causar muitos problemas.
Os corais evoluíram para serem completamente sedentários por natureza. Isso quer dizer que mover um coral que esteja há um bom tempo fixado em uma rocha ou substrato, não é uma das tarefa mais fáceis.
O ambiente estável de um aquário com recifes de coral aumenta ainda mais a facilidade com que eles podem ficar “estressados” quando transportados. Mudanças bruscas nos parâmetros da água, temperatura, iluminação e outras condições que podem vir junto do transporte, podem prejudicar o coral, ao mesmo tempo que podem também trazer outros tipos de problemas para o seu aquário.
Saber como aclimatar um coral antes de colocar no aquário é algo fundamental que você precisa saber para minimizar o estresse gerado pelo transporte e recuperar a vitalidade e saúde dele.
Como aclimatar um coral para colocar no aquário?
Equipare a temperatura da água
Ao trazer um novo coral para casa, a primeira coisa que você deve fazer é equiparar a temperatura da água do saquinho de transporte e do aquário.
Lembre-se que uma curta viagem de carro para casa pode fazer com a que a temperatura que está dentro do saquinho de transporte caia alguns graus, podendo ter um efeito negativo e acabar estressando-o. É por isso que a técnica mais famosa que existe é colocar o saquinho de transporte flutuando dentro do aquário, pois isso permite que a temperatura dele se aqueça devagar e fique igual a do aquário.
Esse processo é o mesmo visto na aclimatação dos peixes. Então, não esqueça de realizá-lo!
Ajuste a química da água
Depois que você equiparar a temperatura, o que pode levar cerca de 10 a 15 minutos, você vai querer ajustar a química da água para que esses corais estejam nas mesmas condições do seu aquário.
Na verdade, haverá pouca diferença na salinidade (gravidade específica), níveis de minerais, concentrações e níveis de amônia e outros poluentes aos quais o coral precisará de tempo para se ajustar.
A melhor maneira de fazer isso é mover o coral para um outro ambiente – nesse caso pode ser um recipiente maior – e começar a adicionar aos poucos uma quantidade de água do aquário principal.
Veja também:
Alguns aquaristas costumam utilizar copos medidores, enquanto outros preferem instalar um sistema de aclimatação por gotejamento, liberando um fluxo lento de água, mas constante. Há na internet um monte de vídeos explicando como funciona esse último método, mas deixarei para aprofundar nesse assunto mais pra frente.
De qualquer forma, não importa qual técnica você vai usar, o que importa é que você esteja adicionando pouca água, mas de forma constante por um longo período.
Em relação ao tempo de aclimatação, vai depender da quantidade de espécies que você está querendo aclimatar. Entretanto, há um consenso de que 30 – 40 minutos é o suficiente para a grande maioria dos corais e outras formas de vida marinha. Para animais mais sensíveis, você pode ter que esperar até 2 horas.
Mergulhe o coral em uma solução para controle de pragas
Após a aclimatação da temperatura e dos parâmetros da água é hora de dar um banho no coral. Os corais podem carregar uma variedade enorme de parasitas, alguns dos quais são visíveis a olho nú.
Muitos desses organismos podem ficar escondidos dentro e em torno do seu novo coral. Então, o ideal é mergulhá-lo em uma solução que mate essas criaturas antes que elas entrem em seu aquário, onde é muito, muito mais difícil controlá-las.
Deixarei abaixo um excelente produto para você dar um banho adequado nos seus corais:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Aquaforest Protect DIP – Solução para banho de corais | Desinfetante de corais; Limpa completamente a superfície dos corais; Reduzir o risco de desenvolver doenças; Tamanho: 50ml |
Comprar na Amazon |
O mergulho pode ser preparado usando um balde ou o mesmo recipiente que você utilizou para equiparar os parâmetros da água. Além disso, você irá precisar de um outro balde para enxaguar os corais antes de movê-los para o aquário principal.
Durante o banho, você precisa tomar bastante cuidado, porque os agentes químicos desses produtos são fatais para parasitas e outras criaturas, mas também não são especialmente bons para os corais se expostos a eles por muito tempo.
Veja também:
Para mergulhar seu coral, apenas adicione o suficiente da solução seguindo as instruções do rótulo. No entanto, lembre-se que esses mergulhos devem durar cerca de 10 – 20 minutos apenas.
Depois de fazer isso, você deve enxaguá-los em um outro recipiente que possua os mesmos parâmetros da água do seu aquário. Esse procedimento ajuda a eliminar todos os produtos químicos que ainda podem estar no coral e que podem acabar estressando invertebrados no seu aquário.
Verifique as condições de iluminação
Se você adquiriu seus corais através da internet, por exemplo, com toda a certeza eles vieram no escuro! Então é uma boa ideia deixar as luzes do aquário apagadas durante o dia depois de adicionar seus novos espécimes.
Isso ajuda a reduzir ainda mais o estresse, dando-lhes a chance de se ajustarem não apenas aos parâmetros da água, mas também às condições de iluminação.
A superexposição imediata à luz forte pode causar queimaduras no coral e ainda mais estresse, então vá com calma!
Conclusão
Como um aquarista novato na arte dos aquários de recifes de corais, lendo esse artigo você se tornará um especialista no assunto. Como podemos ver, há algumas etapas muito importantes em relação ao processo de aclimatação dos corais. Evitar alguma delas pode ser fatal para a sobrevivência deles.