Você já conhecia esse alimento? Nesse artigo te daremos algumas dicas sobre como alimentar os peixes com Nori.
O Nori é uma alga natural assada ou seca e muito usada na culinária asiática. Em particular, o tipo torrado é mais usado para fazer sushi enrolado, enquanto o tipo seco é usado para sopa de algas marinhas e bolinhos de arroz. No entanto, vendidas sob muitos nomes diferentes, no pacote geralmente vem escrito assadas ou secas.
Quando os aquaristas descobriram o valor nutricional do Nori, alimento rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e especialmente minerais, começaram a usá-lo para alimentar seus peixes herbívoros de água salgada.
O Nori é ideal para a alimentação de peixes da espécie Acanthurus leucosternon (Tang), peixes-cirurgião, algumas espécies de Pomacanthidae (Peixe Anjo), bem como outros tipos de comedores de algas, como caranguejos e caracóis.
Veja também:
Como utilizar o Nori?
Há dois tipos de Nori que o aquarista pode escolher. O vermelho, que possui cor púrpura escura e verde, e o marrom, mais aceito por espécies como peixes-cirurgião.
Além disso, costumam vir embalados em folhas de tamanho único. No entanto, você pode encontrá-los em embalagens já cortados em pedaços. O Nori também pode ser encontrado na seção de comida asiática de sua mercearia local, embalados em folhas de 10 cm por 8,5 cm.
Nossa preferência fica para o tipo marrom, pois se dissolve mais lentamente do que o vermelho. Isso faz com que você tenha menos trabalho na hora de alimentar os peixes. Tenha cuidado ao comprar o Nori em mercearias e evite aqueles que possuem sabores, como o Teriaki.
Há relatos que este produto introduz fosfatos em aquários. Por esta razão, muitos não recomendam como fonte de alimento, mas se estiver preocupado com esta questão, existe uma solução simples.
Veja também:
Antes de começar a usá-lo, faça um teste na água do aquário e verifique o nível de fosfato. Em seguida, faça testes regulares depois de começar a alimentá-los com Nori e verifique se há aumento de fosfatos no sistema.
Nunca alimente muito os peixes, dê aquilo que irão consumir em um pouco período de tempo. Remova qualquer Nori não consumido após uma hora. A presença de Nori sobrando na água, pode diminuir a qualidade da mesma.
Para aumentar seu valor nutricional, aplique algumas gotas de um suplemento vitamínico líquido, como Selcon, no Nori seco. Deixe-o de molho antes de dar para os peixes.
Mantenha o Nori em um local fresco e em um recipiente bem fechado, pois qualquer sinal de umidade, haverá crescimento de fungos, tornando-o inutilizável.
Lembre-se, dependendo da região em que você mora, o Nori pode não ser algo tão barato, mas como já mencionado, é um alimento muito rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Se puder fazer um teste e alimentá-los pelo menos por algumas vezes, poderá ver uma melhora significativa na saúde dos peixes.
4 Comentários
Pingback: Ciclídeo Aurora (Maylandia aurora) - MyAquarium
Pingback: Peixe-Borboleta de Cauda Vermelha (Chaetodon collare) - MyAquarium
Pingback: Ciclídeo Acei (Pseudotropheus acei) - MyAquarium
Pingback: Peixe-Anjo Real (Pygoplites diacanthus) - MyAquarium