Como o cloro afeta os peixes em um aquário marinho? Por que você nunca deve usar água com cloro em um aquário?
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você
Tanto em um aquário de água doce quanto em um aquário marinho, retirar o cloro da água é algo que você deve fazer sempre! Na água da torneira, o cloro serve para matar vários organismos que podem causar doenças em humanos. A quantidade do produto na água que usamos em casa é inofensiva para nós, mas pode matar um peixe facilmente. Por isso, você nunca deve usar a água que contenha cloro em um aquário.
É possível remover o cloro da água utilizando os famosos “condicionadores de água para aquário”. Abaixo, listarei alguns dos principais disponíveis no mercado:
Última atualização em 2024-10-26 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Então, como o cloro afeta os peixes em um aquário? Confira quais são os principais perigos desse produto para a água dos seus peixes!
Como o cloro afeta os peixes em um aquário marinho?
1. O cloro causa queimaduras nos peixes
O cloro é um produto químico muito reativo; em grandes quantidades pode ser até mesmo usado como arma química. Para se ter uma ideia, mesmo na quantidade encontrada na água da torneira, ainda assim causa queimaduras químicas em invertebrados marinhos e peixes.
Nos peixes, por exemplo, o cloro queima as guelras. Ao mesmo tempo, ele passa pela corrente sanguínea e causa queimaduras por todo o corpo do animal. Esse efeito também ocorre nos invertebrados, que o absorvem através de suas superfícies. Essas queimaduras podem causar sérios danos aos organismos marinhos.
2. Deixa os peixes estressados
Mesmo com baixa exposição, o cloro pode prejudicar os peixes de aquário. Se não for mortal, a dor constante dos danos causados pode estressá-los.
Nos peixes, o estresse os deixam vulneráveis a doenças. O cloro tem um efeito semelhante nos invertebrados. Se você acidentalmente adicionar água clorada ao seu aquário, adicione imediatamente um desclorador (condicionador de água).
Os principais sinais de estresse por conta do cloro incluem, por exemplo, peixes nadando de forma agitada e ofegando ou pulando para fora do aquário. Os invertebrados, por sua vez, possuem um comportamento mais sutil. Eles podem mostrar estresse retirando tentáculos ou se escondendo dentro de seus exoesqueletos.
3. Libera Amônia
Muitos municípios usam uma preparação de cloro chamada Cloramina. A Cloramina é amônia e cloro quimicamente ligados um ao outro. Este composto é muito mais estável do que o cloro puro.
Alguns condicionadores de baixo custo não tratam do excesso de amônia liberada quando o cloro é neutralizado. Por isso, certifique-se de que seus condicionadores de água são capazes de neutralizar tanto o cloro quanto a cloramina (já deixei alguns exemplos lá em cima para você adquirir).
4. Indica problemas futuros no aquário marinho
O cloro pode trazer diversos problemas para um aquário marinho. O meio mais seguro de produzir água de alta qualidade é usando um sistema de filtragem conhecido como Osmose Reversa.
Mesmo que você neutralize o cloro e a amônia da água da torneira, ela ainda pode conter muitos produtos químicos problemáticos. Estes incluem itens como fosfato, metais pesados e compostos orgânicos. Embora quase certamente não estejam em níveis altos o suficiente para prejudicar os seres humanos, ainda assim podem trazer problemas para organismos marinhos mais sensíveis à qualidade da água.
O principal conselho que eu posso dar pra você sobre a água usada no aquário marinho é adquirir um filtro de Osmose Reversa (RO) ou comprar a água pronta de lojas especializadas. Vai por mim! Você vai evitar uma dor de cabeça enorme!
Conclusão
O aquarismo é considerado um hobby caro e montar um aquário marinho não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, ter um bom orçamento para adquirir produtos como um filtro de Osmose Reversa para ajudar a eliminar o cloro, cloramina e metais pesados é um bom começo. Caso não seja possível, você consegue adquirir a água em lojas especializadas no ramo.
No geral, o cloro é bastante prejudicial para os peixes, inclusive para as espécies mais resistentes em aquários marinhos. Portanto, certifique-se sempre de removê-lo da água para evitar possíveis problemas e perdas.