Quais peixes são compatíveis com o temido e agressivo Peixe-leão? Existe alguma espécie que consiga viver com eles em um mesmo aquário?
Embora o peixe-leão seja famoso pelo seu tamanho e por ser um excelente predador, eles são animais bastante pacíficos com outros peixes que não fazem parte de sua “dieta”. Existem vários peixes que são bons companheiros para eles.
Então, neste artigo, nós iremos listar 5 peixes compatíveis e que você pode adicionar em um aquário com um peixe-leão! Aproveite!
Quais peixes posso colocar em um mesmo aquário com o peixe-leão?
1. Anjo Tricolor
- Nome científico: Holacanthus tricolor
- Origem: Atlântico
- Tamanho: Até 35 cm
- Temperamento: Semi-agressivo
O Anjo Tricolor é um peixe ideal para conviver com o peixe-leão, já que a maioria deles são grandes demais para virar uma possível refeição para ele. Esses peixes costumam ser tímidos e precisam de aquários com águas calmas, mas com muitas cavernas e rochas vivas para que possam pastar e comer algas. Além disso, o aquário precisa ter no mínimo 450 litros para um único exemplar. O Anjo Tricolor não costuma ser seguro para aquários com recifes de corais, uma vez que podem mordiscá-los.
Na natureza, o Anjo Tricolor se alimenta de esponjas, corais, algas e pequenos seres. Nos aquários, no entanto, eles possuem rações próprias, muitas delas em formato de gel, criadas especialmente para atender suas necessidades.
Sobretudo, além de oferecer rações variadas, complemente sua dieta com alimentos vivos.
2. Blue Tang / Dory
- Nome científico: Paracanthurus hepatus
- Origem: Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 26 cm
- Temperamento: Pacífico
O Blue Tang ficou muito famoso através da personagem Dory, do filme Procurando Nemo. Esse lindo peixe herbívoro forma grandes cardumes nos oceanos. Mas infelizmente, possuem uma dinâmica social bem complexa, já que necessitam de grandes espaços para nadar.
Nos aquários, eles são intolerantes uns com os outros, ou seja, poderão lutar entre si até a morte. No entanto, eles parecem conviver muito bem com o peixe-leão em um aquário. Assim como os outros peixes do gênero, eles devem ter uma dieta rica em vegetais, como espinafre e couve-flor, além de adições regulares de macroalgas marinhas.
3. Peixe Palhaço Marrom
- Nome científico: Premnas biaculeatus
- Origem: Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 16 cm
- Temperamento: agressivo
Os peixes-palhaço são uns dos peixes mais populares no comércio de aquários, mas podem se tornar presas fáceis para o peixe-leão, exceto o enorme Peixe-palhaço Marrom.
Como eles são os maiores do gênero, são bastante seguros para viver em um aquário com outros peixes de médio e grande porte. No entanto, eles devem ser os últimos peixes adicionados porque são bem mal-humorados e territoriais à medida que ficam mais velhos, principalmente as fêmeas.
Contanto que haja bastante espaço para eles nadarem, um Marrom viverá muito bem com o peixe-leão.
4. Harlequim Tusk
- Nome científico: Choerodon fasciatus
- Origem: Pacífico Ocidental
- Tamanho: 25 cm
- Temperamento: pacífico
Com seus dentes azuis e olhos vermelhos brilhantes, qualquer aquarista acharia o Harlequim Tusk um dos peixes mais cruéis dos oceanos.
Apesar de sua aparência assustadora, esses wrasses são bastante tímidos. Eles preferem ficar deslizando entre rochas vivas e corais em busca de caranguejos, camarões, caramujos e outros pratos crocantes.
Como resultado, eles são uma boa companhia para o peixe-leão. À medida que ficam mais velhos, perdem seu caráter tímido e tendem a nadar por todos os cantos do aquário. No entanto, não esqueça de adicionar crustáceos e moluscos frescos junto com preparações para carnívoros para esses peixes.
5. Foxface Rabbitfish
- Nome científico: Siganus vulpinus
- Origem: Pacífico Ocidental
- Tamanho: 7 cm
- Temperamento: pacífico
O nome Foxface vem de sua cabeça alongada com faixas pretas e brancas, semelhante às de uma raposa vermelha ou cinza. Esses animais são quase que inteiramente herbívoros, mas assim como os Tangs, eles se alimentam de macroalgas e microorganismos.
Resistentes, grandes e pacíficos, eles são excelentes companheiros para o predador, mas pacífico peixe-leão.
Tenha cuidado apenas ao transportar esse peixe, uma vez que os espinhos de suas nadadeiras dorsais são venenosos. Embora não seja fatal, o veneno é considerado mais doloroso do que a da picada de uma vespa. Passar água corrente e quente na ferida ajudará a quebrar o veneno à base de proteínas (isso também ajuda com picadas de peixe-leão).