Nesse artigo, listamos 7 lindas espécies de estrela-do-mar para você adicionar agora mesmo ao seu aquário marinho!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
As estrelas-do-mar são muito famosas no mundo do aquarismo e podem trazer um tipo de beleza única para o seu aquário. Existem mais de 2.000 espécies de estrelas-do-mar espalhadas pelo mundo, e todas elas compartilham uma simetria radial e pequeninos pés tubulares. No entanto, a forma como as coisas são organizadas a partir daí pode variar bastante.
A maioria das estrelas-do-mar possuem cinco braços, mas algumas podem chegar a ter até QUARENTA deles! Incrível, né?
Infelizmente, cuidar de uma estrela-do-mar em um aquário não é uma das tarefas mais fáceis. Dependendo da espécie, você pode problemas com o manejo. Portanto, antes de decidir trazer uma ou outra para casa, saiba no que você está se metendo.
Nesse artigo, separamos 7 lindas espécies de estrela-do-mar muito famosas no mundo do aquarismo para você conhecer. Aproveite!
Top 7 espécies de estrela-do-mar para adicionar no aquário
1. Estrela Frágil (Classe: Ophiuroidea)
Comprimento: Até 30,5 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Sim
Dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Tamanho do aquário: 75 litros
Alimentação: Detritívora
As estrelas frágeis parecem bastante diferentes das outras estrelas-do-mar mais comuns. Seus braços frágeis ( e facilmente quebráveis) se comportam de maneira semelhante às caudas dos lagartos.
Quando ameaçadas, elas ficam mexendo seus braços para distrair um possível predador. Enquanto isso, ela vai se afastando devagar para procurar um possível refúgio.
A maioria das estrelas frágeis limpam o aquário, ou seja, são excelentes para a equipe de limpeza de qualquer ambiente aquático. No entanto, você também pode alimentá-las com artêmias ou tubifex.
Veja também:
Alguns aquaristas sortudos ao comprarem rochas vivas acabam levando essas belezinhas para casa sem nem mesmo perceberem.
A Morte verde (Ophiarachna incrassata) é uma exceção a regra. Esses membros maiores do grupo vão atrás de camarões e dos peixes em seu aquário, portanto, evite-as.
2. Estrela-do-mar Chocolate Chips (Protoreaster nodosus)
Comprimento: Até 38 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Não
Dificuldade: Fácil
Temperamento: Semi-agressiva
Tamanho do aquário: 110 litros
Alimentação: Carnívora
Só de ver a foto dessa estrela-do-mar você deve imaginar o porquê dela ter recebido esse nome. A Estrela-do-mar Chocolate Chips possui espinhos em cores escuras que se destacam contra seu corpo mais claro.
Essa espécie é considerada uma das mais ativas e ideais para iniciantes, mas infelizmente não são seguras para aquários com recifes de corais. Com um apetite voraz (uma das coisas que fazem com que elas se movam o tempo todo), podem destruir corais, anêmonas, assim como também os crustáceos em poucos dias.
Veja também:
Pode até ser divertido vê-las se alimentando de um ou outro peixinho, mas pode ter certeza que não vai ser legal vê-las devorando seus corais.
Embora sejam fáceis de criar, ainda possuem os mesmos requisitos de todas as outras estrelas-do-mar. Você nunca pode alterar ou diminuir a qualidade da água em que vivem!
3. Estrela-do-mar Cometa Comum (Linckia guildingi)
Comprimento: Até 40,6 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Sim
Dificuldade: Moderada
Temperamento: Pacífico
Tamanho do aquário: 378 litros
Alimentação: Onívora
A Estrela-do-mar Cometa Comum recebe esse nome devido ao comprimento irregular de seus braços. Você verá de quatro a sete braços, e eles variam em tamanho, produzindo a forma de um cometa. Ao contrário de outras espécies, isso não está relacionado aos braços deixados durante o processo de regeneração, mas sim um padrão mesmo.
Essa espécie de estrela-do-mar possui várias cores diferentes, desde cinza ao roxo bem escuro. De vez em quando, você pode até achá-las na cor vermelha, mas à medida que envelhecem, geralmente ficam mais cinzas.
4. Lírios-do-mar (Classe: Crinoidea)
Comprimento: Até 30,5 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Sim
Dificuldade: Difícil
Temperamento: Pacífico
Tamanho do aquário: 378 litros
Alimentação: Onívoro
Os lírios-do-mar são animais realmente incríveis – eles mais se parecem com flores flutuantes do que com estrelas-do-mar. Embora pareçam diferentões, os lírios são umas das espécies de estrela-do-mar mais interessantes para adicionar no aquário!
Eles pertencem a um grupo bem antigo da família das estrelas. E se você quiser adicioná-los ao seu aquário marinho, saiba que precisará de uma tonelada de experiência. Os lírios-do-mar se alimentam de pequenos animais que vivem na coluna d’água, ou seja, na natureza eles se alimentam de plâncton que fica em suspensão.
Veja também:
Se já não bastasse isso, você precisa de água bastante cristalina, skimmers de proteína e um fluxo constante de comida. Contudo, mesmo com as melhores configurações marinhas, a maioria dos lírios-do-mar perdem seus braços e acabam morrendo.
Além disso, eles sempre são capturados na natureza, o que significa que você também precisará lidar com alguns visitantes indesejados que possam vir com eles para o seu aquário.
5. Estrela Fromia (Fromia spp.)
Comprimento: Até 10 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Sim
Dificuldade: Difícil
Temperamento: Semi-agressiva
Tamanho do aquário: 100 litros
Alimentação: Especializada
É possível encontrar muitas estrelas-do-mar do gênero Fromia, e a maioria delas são seguras para aquários com recifes de corais.
Elas podem ter muitas formas inesperadas e cores diferentes disponíveis, mas uma das mais populares é a Fromia de Ponta Negra (Fromia milleporella).
Infelizmente, as fromias não são estrelas-do-mar muito fáceis de cuidar. Normalmente, você conseguirá manter apenas uma única espécie no aquário, a menos que você tenha um aquário muito grande, já que elas não costumam se dar muito bem umas com as outras.
Para piorar um pouco mais, o gênero ainda apresenta uma dieta especializada. Algumas se alimentam apenas de microalgas, enquanto outras adoram comer esponjas.
Sobretudo, caso queira criar esses animais é importante fazer a lição de casa e certificar-se de que pode satisfazer suas necessidades nutricionais.
6. Estrela-do-mar Azul (Linckia laevigata)
Comprimento: Até 30,5 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Sim
Dificuldade: Difícil
Temperamento: Pacífico
Tamanho do aquário: 200 litros
Alimentação: Detritívora
Caso você esteja procurando um membro marcante para o seu aquário, a Estrela-do-mar Azul pode ser a escolha perfeita!
No entanto, elas não são uma das melhores opções para aquaristas iniciantes, uma vez que podem conter muitos parasitas e infecções em seus corpos. Se você encontrar um espécime saudável, precisará fornecer um sistema de corais bastante robusto.
Veja também:
Elas se alimentam de detritos e algas. Isso significa que você deve ter muitas rochas vivas para que elas possam passar o dia pastando. Contudo, forneça um bom suprimento de alimentos, pois elas podem ficar estressadas e começarem a ficar desbotadas e morrer.
7. Estrela-do-mar Luzon (Echinaster luzonicus)
Comprimento: Até 13 cm
Segura para aquários com recifes de corais? Sim
Dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Tamanho do aquário: 100 litros
Alimentação: Detritívora
Da mesma forma que a Estrela-do-mar Cometa Comum, a Luzon também se reproduzir de forma assexuada.
Essa espécie costuma acolher muitos outros organismos, desde parasitas, copépodes, entre outros. No entanto, em lojas de aquarismo é possível encontrá-las sem esses parasitas.
Assim como as outras estrelas-do-mar detritívoras, você precisa ter muitas rochas vivas e algas no aquário para que elas possam se alimentar. Por fim, elas são perfeitas para compor a equipe de limpeza e adoram raspar o biofilme ao lado do famoso Camarão Limpador.
Adicionar espécies de estrela-do-mar em um aquário é algo que pode parecer bastante desafiador. Embora muitas delas tenham alguns requisitos específicos, ainda assim são fáceis de cuidar e poderão trazer bastante beleza ao ambiente marinho.