É possível criar água-viva em um aquário? Que tipo de aquário eu devo comprar para mantê-las? Confira quais são suas necessidades básicas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Caso você nunca tenha ouvido falar sobre as águas-vivas, elas são uns dos invertebrados marinhos mais comuns e estranhos dos oceanos. Esses animais não enxergam, já que não possuem olhos e também não têm cérebros! Incrível, né?
Por conta disso, elas não podem fazer muitas coisas, mas são muito interessantes de se observar, e é por isso que muitas pessoas se perguntam se é possível criar águas-vivas dentro de suas casas em pequenos aquários.
Então, se você possui um aquário em casa e está com essa dúvida, chegou ao lugar certo.
Para conhecer um pouco mais sobre essas criaturas, continue lendo esse artigo!
É possível criar água-viva em um aquário?
Se você está se perguntando se é possível criar água-viva em um aquário, a resposta para essa pergunta é bastante simples: SIM! É possível criá-las como animais de estimação, contanto que você forneça o ambiente ideal para que possam sobreviver.
Por exemplo, é aconselhável não manter águas-vivas com outros animais aquáticos, a menos que o seu aquário seja muito grande para dar a todos os animais espaço suficiente para que possam nadar sem se esbarrarem.
É por isso que a grande maioria das pessoas compram um aquário separado para suas águas-vivas.
Veja também:
Qual é a espécie de água viva ideal para colocar em um aquário?
Existem várias espécies de água-viva, mas nem todas podem ser criadas em aquários.
Mesmo que você tenha várias opções disponíveis para escolher, uma das águas vivas mais populares que são criadas em aquários é a famosa Medusa-da-Lua (Aurelia aurita).
A Medusa-da-Lua pode viver em climas tropicais e em pequenos espaços. Além disso, elas não precisam de fluxo de água muito alto para flutuarem. É por isso que elas são mais adequadas para os aquários do que a maioria das outras espécies.
Fora isso, a Medusa-da-Lua não costuma crescer muito, pois não passam dos 30 centímetros de comprimento, e podem até mesmo se reproduzir nas condições ambientais certas.
Quais são os requisitos básicos de um aquário para uma água-viva?
A grande maioria dos aquários encontrados por aí possuem o formato retangular, só que esse tipo de formato não é ideal para uma água-viva, pois elas podem ficar presas nos cantos, sem conseguir encontrar uma saída, uma vez que são cegas.
É por isso que a melhor opção para uma água-viva é um aquário redondo, já que isso acaba evitando esse tipo de problema.
Uma outra coisa que você precisa ter em mente quando for comprar um aquário para águas-vivas é verificar o fluxo de água e o sistema de filtragem. A água-viva pode ficar presa nas bombas ou no equipamento de filtragem, portanto, talvez você precise encontrar aquários específicos para elas ou outras alternativas aos filtros mais convencionais.
Em um aquário de água-viva, o fluxo de água é muito significativo, pois elas o utilizam para se moverem e flutuar. Não só isso, mas também dependem do fluxo para localizar alimentos e se livrar dos resíduos.
Veja também:
Qual é a temperatura ideal para um aquário de água-viva?
A água-viva prefere temperaturas mais frias em comparação com outros animais aquáticos, o que é um outro motivo para que elas tenham seus próprios aquários.
A temperatura ideal para criar uma água-viva no aquário precisa ficar entre 11° e 17°C, ou seja, em regiões mais quentes, você terá um pouco de trabalho para deixar a água sempre fresquinha para elas.
Que tipo de alimento a água-viva come?
A água-viva pode consumir muito alimento, isso significa que você terá que ter um bom estoque de comida para esses animais.
Nos oceanos, elas costumam se alimentar de plâncton e camarões. Você só conseguirá encontrar esse tipo de alimento em lojas especializadas em aquarismo marinho. Cultivar o plâncton não é muito difícil, uma vez que não requer muitos cuidados. Além disso, eles serão benéficos para você a longo prazo.
Um dos erros mais comuns que muitos donos de água-viva cometem é não saber exatamente a quantidade de alimento que elas consomem. É por isso que é muito mais interessante você mesmo cultivar a comida delas em casa do que comprar em intervalos de alguns dias.
Qual é o tipo de iluminação adequada para um aquário de água-viva?
A água-viva precisa de luz forte para que possa viver. Essas luzes brilhantes também permitem que as algas se formem, o que mais tarde irá ajudá-las na fotossíntese.
Uma boa ideia é colocar luzes no topo do aquário, que irão brilhar diretamente sobre todo o ambiente e principalmente sobre elas.
Por fim, as águas-vivas são seguras para criar em casa?
Picadas de água-viva são bastante comuns e é melhor evitá-las. No entanto, a Medusa-da-Lua possui uma picada que não costuma doer tanto, mas você definitivamente irá senti-la.
Se for picado, certifique-se de procurar ajuda médica, ou isso pode resultar em uma reação alérgica perigosa.
Veja também:
A vantagem de manter as águas-vivas como animais de estimação é que você pode evitar facilmente a picada. Certifique-se apenas de manter as mãos fora da água ou use luvas quando for limpar o aquário. Além disso, você pode retirar a água-viva do aquário e colocá-la de volta depois de terminar a limpeza.
Por quanto tempo vive uma água-viva?
A expectativa de vida de uma água-viva gira em torno de 1 ano, dependendo das condições do ambiente. Algumas outras espécies, como a Catostylus mosaicus vive apenas por 9 meses, enquanto a Chrysaora quinquecirrha pode viver por vários anos.
Conclusão
Criar água-viva em aquário não é uma das tarefas mais fáceis. Elas são exigentes e necessitam de requisitos muito específicos de condições de água para prosperarem. Além disso, encontrar alimento para esses animais pode se tornar uma tarefa bastante difícil.
Quer uma dica? Procure lojas que trabalham com animais marinhos e veja se eles possuem fornecedores que possam te ajudar com a manutenção e alimentação desses pequenos invertebrados! É bastante difícil encontrar água-viva disponível e alimento para esses animais à venda por aqui!
1 comentário
Olá, gostei das dicas. Tenho um aquário de medusas da lua e um de artêmias que é o alimento que uso para elas. Já enfrentei muitos desafios. É necessário muita persistência e estudo para fazer elas sobreviverem de forma saudável.