Você faz ideia de qual é a característica única de uma estrela-do-mar? Nesse artigo, separamos algumas curiosidades sobre esses animais!
As estrelas-do-mar são facilmente reconhecíveis pelo seu formato radial, muitas vezes cinco braços espaçados em um corpo centralizado. Com mais de 1.800 espécies espalhadas pelos oceanos, você pode encontrar o tamanho e o tipo certo para combinar com o seu aquário marinho.
Qual é a característica única de uma estrela-do-mar?
Regeneração
As estrelas-do-mar são únicas no mundo aquático porque possuem a capacidade de regenerar um braço quando o perde. Não é incomum um predador morder parte de um desses braços ou até mesmo algumas espécies quebrar seus próprios braços para ajudar a escapar de predadores.
Geralmente leva cerca de um ano para o braço de uma estrela-do-mar crescer novamente. Embora algumas espécies de caranguejo possam quebrar suas próprias garras e recuperá-las, eles não podem recuperar nenhuma outra parte do corpo, como as pernas. Além disso, os caranguejos recuperam suas garras por longos períodos de tempo, aumentando de tamanho toda vez que mudam de seus exoesqueletos. As estrelas-do-mar não se limitam a desenvolver novos apêndices durante certas épocas do ano; a regeneração é um processo contínuo quando ela perde um braço.
Os problemas da regeneração
Embora seja improvável que cause um problema em um aquário doméstico, a capacidade que a estrela-do-mar tem de se regenerar e se reproduzir de forma assexuada causa um problema na indústria comercial de moluscos.
As estrelas-do-mar adoram comer moluscos, o que causa certo impacto na pesca. Pescadores de moluscos capturavam estrelas-do-mar e as cortavam em pedaços para matá-las e depois jogavam de volta ao mar. No entanto, isso não só não matou as estrelas como também fez com que os pedaços se tornassem novos seres, e isso trouxe problemas com superpopulações em determinadas áreas. Isso ainda é um problema em algumas regiões.
Reprodução Assexuada
Uma coisa incrível pode acontecer quando uma estrela-do-mar perde um de seus membros – se não for comido por um predador. Esses animais são capazes de se reproduzir de forma assexuada, o que significa que uma estrela-do-mar pode criar outra sem acasalar. Um membro decepado pode se tornar uma estrela-do-mar completa. Incrível, né?
Algumas espécies de estrelas-do-mar podem separar seus próprios braços sem ferimentos com a intenção de se reproduzir.
Como as estrelas-do-mar se movem?
As estrelas-do-mar não nadam como os peixes. Ao invés disso, como equinodermos, elas usam centenas de minúsculos pés tubulares na parte inferior de cada braço para se movimentar. Então, ao invés de usarem o sangue, as estrelas-do-mar usam a água do mar como sistema vascular. Elas bombeiam a água para o corpo e para os tubos dos pés. Então, os músculos de seus braços empurram a água para dentro de certos tubos para engatar as ventosas na parte inferior e depois relaxam para liberar a água e as ventosas.
Ao empurrar a água para os pés do tubo em um efeito ondulante ao longo de seus braços, uma estrela-do-mar é capaz de agarra e soltar superfícies como rochas, corais ou areia e se puxar para frente. Os pés do tubo também permitem que elas se agarrem com força às suas presas.
*Créditos da Imagem em Destaque: Unsplash.com/DavidClode;