O que é a famosa Asterina Starfish em um aquário marinho? Elas são uma praga? Se sim, como faço para acabar com elas?
A Asterina Starfish é um gênero de estrelas-do-mar dentro da família Asterinidae. Elas costumam ser muito pequenas, podendo chegar aos 2 cm apenas. Assim como outras estrelas-do-mar, elas conseguem se regenerar e, por conta disso, até pequenos pedaços delas deixados no aquário podem acabar criando novos indivíduos e causar alguns problemas, que iremos tratar mais pra frente nesse artigo.
As opiniões dos aquaristas em relação a Asterina se dividem em dois grupos:
- Alguns as consideram inimigas públicas n°1 e precisam ser removidas dos aquários de recife o quanto antes porque comem corais (especialmente zoantídeos) e algas coralinas;
- Outros dizem que a Asterina Starfish é boa, inofensiva e grandes necrófagas, que ajudam na limpeza do aquário e que você não precisa se preocupar;
Veja também:
O mais importante de tudo isso é que cada opinião é baseada na experiência pessoal de cada um. A questão é que quase não há informações sobre a Asterina disponível na internet. Então, criamos esse artigo para tentar desmistificar a famosa Asterina Starfish e te mostrar quais impactos elas podem causar em um aquário marinho.
O que é a Asterina Starfish?
Como já mencionamos no começo do artigo, a Asterina é uma estrela-do-mar dentro da família Asterinidae. O gênero Asterina é representado por cerca de 15 espécies. No geral, elas possuem braços curtos e com pontas arredondadas e também espinhos curtos em grupos de 2 a 6, dispostos em fileiras que vão até as pontas dos seus braços.
A cor geral das Asterinas depende da espécie, uma vez que podem ser brancas, vermelhas, amarelas e até mesmo cinzas. Em relação ao crescimento, elas não costumam atingir grandes tamanhos, já que podem variar entre 0,5 mm e 2 cm. Infelizmente, não há informações oficiais sobre quanto tempo elas podem viver.
Qual é o habitat natural da Asterina Starfish?
Embora esses animais habitem águas rasas (3 a 5 metros de profundidade), algumas espécies podem ser encontradas a mais de 150 metros da costa em todo o mundo. Entretanto, toda a sua ecologia e história de vida permanecem pouco conhecidas. Na natureza, a Asterina Starfish é bastante comum e costuma habitar locais com substratos rochosos e arenosos.
Como as Asterinas surgem nos aquários marinhos?
A Asterina é conhecida por ser uma carona profissional, portanto, é muito fácil introduzi-las acidentalmente no aquário. Devido ao fato de que a coleta de rochas vivas de recifes ainda é muito popular, torna muito fácil para a Asterina entrar primeiro na loja de aquarismo e depois nos aquários domésticos.
Veja também:
A Asterina é extremamente resistente!
A Asterina é muito resistente e vai sobreviver em uma variedade enorme de condições. Algumas espécies podem tolerar, por exemplo, temperaturas muito baixas (até 8°C). Elas também prosperam de forma bastante fácil em aquários e, em relação a sua alimentação, elas não são necessitam de alimentos específicos.
Como elas se reproduzem?
A Asterina se reproduz assexuadamente dividindo-se em dois no centro ou deixando suas pernas caírem, formando novas estrelas-do-mar. Então, se você vê-las no seu aquário, fique ciente de que elas vão se reproduzir e gerar novas estrelinhas que poderão se tornar uma praga, assim como os caramujos em aquários de água doce.
Afinal, a Asterina pode ficar no meu aquário ou eu preciso acabar com elas?
Na minha opinião pessoal, elas devem ser eliminadas, já que são consideradas pragas em aquários marinhos.
Sim, é verdade que algumas espécies podem ser uma adição interessante e benéfica para fazer uma limpeza no aquário. No entanto, você nunca terá certeza de que será assim o tempo todo. Há relatos de pessoas que tiveram as Asterinas por anos e elas não incomodaram nada no aquário. Mas de uma hora pra outra, começaram a se alimentar de corais.
Veja também:
Com o tempo, o tipo de comida disponível no aquário para as Asterinas pode se tornar escasso e, por causa das deficiências nutricionais, elas se voltam contra os corais. Este é um instinto de sobrevivência e você não pode lutar contra ele.
Portanto, se você encontrar esse tipo de estrela-do-mar no seu aquário, NÃO hesite! Remova-a o mais rápido possível.
Como acabar com a Asterina Starfish no meu aquário marinho?
Em primeiro lugar, você precisará diminuir a alimentação se quiser reduzir suas populações. O número de estrelas-do-mar cresce de acordo com a quantidade de bio-carga disponível no aquário. Então, lembre-se de alimentar seus peixes, invertebrados e corais com menos alimentos, mas ainda assim, com uma quantidade aceitável para mantê-los saudáveis.
Remova manualmente
Há aquaristas que conseguem fazer isso com uma pinça. Mas, acho bastante difícil você conseguir remover todas elas dessa forma. Sempre há uma chance de que ela deixe cair alguns de seus braços e, que no futuro, podem se tornar novas estrelas-do-mar.
Em todo caso, a remoção manual funciona bem, mas exige dedicação. Dependendo do nível da infestação, pode ser necessário fazer isso todos os dias durante semanas. Na verdade, quanto mais você fizer, melhor!
Dica: À noite e de manhã você encontrará mais estrelas-do-mar;
Remoção Biológica
Colocar no aquário alguns camarões comedores de estrelas do mar também é uma maneira interessante de lidar com elas. O Camarão Arlequim, por exemplo, não se alimenta de nada além de estrelas do mar. Esta característica os tornou extremamente populares na manutenção de recifes de corais. No entanto, se você ficar sem estrelas-do-mar, eles irão morrer de fome.
Veja também:
Lembre-se que o Camarão Arlequim comerá qualquer estrela-do-mar no aquário. Portanto, se você tiver algumas espécies decorativas, é melhor retirá-las. Eles vão matar e comer, não importa o tamanho.
Quando o trabalho estiver concluído, você pode comprar estrelas-do-mar e mantê-las em reservatórios separados de onde pode retirar alguns braços a cada uma ou duas semanas para alimentar os camarões. Até eles acabarem de se alimentar daquele braço, a estrela-do-mar já terá regenerado o membro, então você poderá cortar outro pedaço e manter esse ciclo.
Agora, se você é do tipo de pessoa que não tem coragem de fazer isso, pode tentar entrar em contato com a loja e devolver o animal ou doá-lo e vender para outros aquaristas.