O que é e qual a importância da Osmose Reversa (RO) para a água do aquário? Leia esse artigo e tire suas dúvidas sobre esse processo.
Primeiro de tudo, vamos entender o que é a osmose reversa e, logo em seguida, qual a sua importância para a água do aquário.
O que é a Osmose Reversa (RO)?
A Osmose Reversa, comumente referida como RO, é um processo em que você desmineraliza a água para criar uma mais “pura”. O processo ocorre quando a água é empurrada sob grande pressão através de uma membrana reversa semipermeável, utilizando um filtro de osmose reversa. A membrana só permite a passagem das moléculas da água e impede a passagem de moléculas maiores, como minerais e outros produtos químicos.
A água de RO nada mais é do que o processo de purificação da água que muitos criadores de peixes marinhos e de água doce utilizam para proteger suas espécies de produtos químicos e partículas da água que possam ser prejudiciais para eles.
Qual a importância da Osmose Reversa (RO) para a água do aquário?
A água “pura” gerada por esse processo é ideal para uso em aquários marinhos. Como a água da torneira contém níveis de nitratos, fosfatos e silicatos que podem causar crescimento e aumento de algas indesejadas no aquário e também são conhecidos por matar corais mais sensíveis – então, para criadores de sistemas marinhos, a utilização de um sistema de osmose reversa acaba sendo imprescindível.
Entretanto, é importante lembrar que essa água não terá minerais e produtos químicos importantes que podem ser prejudiciais à saúde e bem-estar dos peixes, bem como também para o crescimento de corais ou plantas. Por isso, é sempre necessário adicionar vitaminas e minerais nela para que os peixes e corais possam crescer e se desenvolver.
Problema com a água da torneira
A água da torneira contém um grande número de sólidos dissolvidos na forma de sais, fosfatos, nitratos e micro-plásticos com concentrações variáveis de fluoretos e cloraminas. Embora a maioria desses produtos químicos adicionados a água da torneira à torne adequada para consumo humano, no entanto, se torna tóxica para os peixes. Por isso se faz o uso de condicionadores.
Devido aos altos níveis de fosfatos e nitratos, isso pode aumentar o crescimento e desenvolvimento de algas. Embora os baixos níveis de fosfatos não sejam prejudiciais aos humanos, isso pode causar enormes problemas no aquário, mesmo com níveis bem baixos.
No caso dos aquários marinhos, se você utilizar a água da torneira, poderá ter muitos problemas com os corais e os peixes. Vestígios de cobre e quantidades consideráveis de sais dissolvidos, podem ser tóxicos para eles. Em contrapartida, a água de osmose reversa não possui sais dissolvidos e outros produtos químicos que podem prejudicá-los.
Isso ocorre por conta do processo de RO, ou seja, a água purificada acaba sendo separada dos produtos químicos prejudiciais.
Limitações do uso da água de Osmose Reversa (RO)
Como em tudo na vida, existem limitações para o uso de água RO. A principal desvantagem de usar esse tipo de água em um aquário é que ela é muito pura. Isso quer dizer que a água RO não possui quaisquer mineiras que possam ajudar a sustentar os peixes e corais. Entretanto, você pode corrigir isso utilizando produtos químicos que ajudam a repor os nutrientes certos para eles.
Usar água de RO terá vários benefícios em seu aquário. Ao usar a água purificada, você irá garantir que não adicionará minerais e sais indesejados ao seu aquário, porém terá que controlar e dosar e os nutrientes certos para os peixes e corais através de produtos vendidos em lojas de aquarismo.
1 comentário
Boa tarde Eu tenho um aquário com peixes discos e bandeiras estou iniciando eu uso água de osmose reversa gostaria de saber quais os produtos que eu preciso adicionar na água para adicionar os minerais e nutrientes necessários obrigado