Você faz ideia de quanto tempo vive um Peixe-palhaço em um aquário bem cuidado e adequado para ele? Continue lendo esse artigo para descobrir!
Quando assisti “Procurando Nemo” pela primeira vez, isso há muito tempo atrás, minha primeira pergunta foi: por que não ter um peixe-palhaço no meu aquário? Infelizmente, criar um peixe em um aquário não é assim uma tarefa muito fácil. Você precisa estudar sobre seu habitat, alimentação, comportamento e, acima de tudo, saber quanto tempo eles vivem se cuidados de forma adequada.
Pensando nisso, criei esse artigo para te mostrar quanto tempo vive um peixe-palhaço em um aquário bem cuidado! Aproveite!
Quanto tempo vive um Peixe-palhaço em um aquário?
O peixe-palhaço pode ter uma vida útil de 3 – 6 anos se mantidos em um aquário adequado. Em alguns casos raros, a vida útil pode se estender por mais alguns anos, mas isso irá depender da dieta, saúde e habitat que você fornece para ele. Lembre-se que o tamanho mínimo de um aquário para esses peixes é de 30 litros.
Veja também:
Garantir que ele viva em um ambiente e com uma alimentação adequada é a melhor maneira de prolongar a sua vida. Por exemplo, você precisa conhecer as doenças, os companheiros ideais e algumas técnicas menores que ajudam a garantir uma vida longa ao peixe-palhaço.
Como ter certeza de que seu peixe-palhaço pode viver por bastante tempo?
A vida útil de um peixe-palhaço é afetada por uma ampla variedade de condições, incluindo a genética e o ambiente de reprodução onde nasceram. Mas, na maioria dos casos, é o estresse ou problemas de saúde que encurtam sua vida. Então, esses são os principais fatores que você precisa controlar. A seguir, estão algumas maneiras de minimizar esses riscos.
Compre um aquário de bom tamanho para esses peixes
Dentro de um aquário, o peixe-palhaço pode chegar aos 7,5 cm de comprimento, mas há casos em que alguns peixes atingiram até 11 cm e, por conta disso, eles podem sofrer envenenamento por amônia e estresse em aquários pequenos. Os aquários pequenos também podem dificultar sua movimentação, o que pode deixá-lo estressado. Como já mencionamos, procure mantê-los em aquários com no mínimo 30 litros. Um aquário desse tamanho garante que você não precise limpá-lo com muita frequência.
Veja também:
Forneça condições adequadas de água
O peixe-palhaço é um animal nativo da região do Indo-Pacífico até a Oceania, o que o torna sensível à água fria. Por isso, eles precisam de condições tropicais, ou seja, a água deve estar em uma temperatura que varie entre 24°C – 27°C. Portanto, você precisará de um termostato para manter a temperatura nessas condições.
Depois, há a composição da química da água. Como a maioria dos peixes, o peixe-palhaço não tolera metais pesados, especialmente o cloro. Além disso, você precisa equilibrar o pH e zerar o nitrito da água. O pH pode ficar na faixa de 8.0 – 8.4, enquanto o nitrito deve ficar praticamente zerado.
Lembre-se de usar um bom condicionador para tratar a água antes de adicioná-la ou realizar trocas parciais de água. Ter animais necrófagos, como caramujos e caranguejos também é bastante útil, pois ajudam a eliminar os resíduos dos peixes.
Doenças comuns que reduzem a longevidade do peixe-palhaço
Mesmo fazendo tudo certo, pode ser que seu peixinho fique doente em algum momento. É possível que sejam infectados por outros peixes, alimentos vivos ou, às vezes, até mesmo por bactérias na água. As chances de doenças aumentam ainda mais se os peixes brigarem entre si.
Veja também:
Abaixo, confira algumas doenças mais comuns que podem acometer o peixe-palhaço:
Podridão das Barbatanas (Fin Rot): Caso seu peixe se sinta muito estressado ou for intimidado por outros animais, ele pode acabar infectado por essa doença. Você notará uma vermelhidão ou desfiamento das nadadeiras e, em casos extremos, nadadeiras totalmente destruídas. O peixe também pode apresentar algumas mudanças de comportamento. Ele começará a se isolar, perderá o apetite e ficará muito inativo.
Caso você observe alguns desses sintomas, isole o peixe infectado em um aquário de quarentena. Em seguida, realize o tratamento indicado pelo seu veterinário para prevenir a propagação da doença.
Ictio: Assim como os peixes de água doce, o peixe-palhaço também pode ser infectado por parasitas. O mais comum deles é o ictio marinho, causado pelo parasita Cryptocaryon Irritans. A doença começa com pequenos pontos brancos nas guelras, nadadeiras ou corpo do peixe. Existem também sintomas como aumento do muco, guelras transparentes, olhos turvos e barbatanas irregulares.
A aparência da doença é exatamente igual ao ictio de água doce, mas ocorre por conta de parasitas totalmente diferentes. Assim, o tratamento incluirá a elevação da temperatura da água. Mas novamente, procure um tratamento indicado por um veterinário para evitar quaisquer problemas com seu peixinho.
Veja também:
Conclusão
O que podemos tirar disso tudo? O Peixe-palhaço é um animal resistente e que pode suportar pequenos contratempos sem ficar doente ou estressado. No entanto, eles ainda são criaturas delicadas que precisam de cuidados específicos. E a resposta sobre o quanto tempo um peixe-palhaço pode viver em um aquário está relacionado aos cuidados que você fornece. Se tratá-los direito, viverão por muito tempo.
Aqui vai uma dica final: evite comprar peixes-palhaço capturados da natureza. Eles têm mais dificuldade de se adaptarem em um aquário e, na maioria das vezes, morrem de maneira bastante fácil.
Por fim, isso é tudo o que você precisa saber sobre o tempo de vida desses fantásticos animais. Agora sim, você pode ir até uma loja e adquirir seu primeiro Peixe-palhaço.