Graças a Hollywood, o Blue Tang (Dory) se tornou um peixe muito procurado pelos aquaristas, mas quais são os cuidados e requisitos básicos da espécie?
Toda vez que um filme infantil é lançado com animais como personagens principais, eles sempre se tornam os bichinhos de estimação da moda. Quando “Procurando Nemo” foi lançado em 2003, todos queriam o famoso peixinho-palhaço em seus aquários. O único problema com essas tendências é que as pessoas acabam comprando os peixinhos por impulso sem fazer uma pesquisa adequada sobre eles.
Há alguns anos atrás, tivemos o lançamento da continuação desse filme, chamado “Procurando Dory”. Então, adivinha? Todos queriam ter o famoso Blue Tang (Dory) em seus aquários. Mas quais são os cuidados e requisitos básicos da espécie?
Confira nesse artigo, algumas dicas interessantes na criação desses peixes em aquários.
Conhecendo a Dory
A adorável e esquecida Dory é conhecida por vários nomes: Regal Tang, Blue Surgeonfish, Indo-Pacific Blue Tang e Dory Fish. Os Tangs são membros da família dos peixes cirurgiões, nomeados por causa de dois “espinhos” que possuem perto da base da cauda.
Veja também:
Esses animais são encontrados ao redor da Grande Barreira de Corais na Austrália, bem como na Indonésia e Filipinas. Além disso, eles são muito comuns em aquários marinhos; no entanto, são considerados peixes frágeis e, por conta disso, não devem ser mantidos por quem está iniciando no mundo dos aquários de água salgada.
Quais são os requisitos do Blue Tang?
A dieta do Blue Tang consiste basicamente de spirulina, mas como são onívoros, precisam de outras fontes de alimento. Essa espécie pode crescer bastante e atingir até 30 cm de comprimento e, portanto, requerem aquários com pelo menos 600 litros.
A Dory também é considerada um peixe semi-agressivo que pode não se dar bem com outras espécies. Os companheiros de aquário ideais para esses peixes incluem, por exemplo, o peixe-palhaço e outros da família Acanthuridae. Lembre-se que quanto mais peixes vivem no aquário, maior ele deve ser. O macho dessa espécie costuma ser bastante territorial e agressivo quando vivem com outros machos dentro do aquário.
Em relação as condições do aquário, além dele ter que ser grande, deve incluir uma filtragem adequada e bastante oxigenação. Este peixe aceita níveis de pH que variam entre 8.0 e 8.4 e uma gravidade específica de 1,020 – 1,025. Infelizmente, não há relatos de reprodução desses peixes em cativeiro.
Veja também:
Como você pôde perceber depois de ler os cuidados e requisitos básicos do Blue tang (Dory), fica claro de que eles não são animais fáceis de criar em aquários. Então, caso seus filhos ou mesmo você se sinta tentado a comprar um desses animais, tenha ciência de que eles necessitam de grandes espaços e bastante conhecimento por parte do aquarista.
Se for a sua primeira vez no aquarismo, recomendo começar com um aquário plantado. Mas, se mesmo assim preferir o marinho, considere procurar uma boa loja para te orientar com todos os passos necessários para a montagem de um ambiente ideal para esses peixes. A longo prazo, se você pegar um pouco mais de experiência e adquirir um Blue Tang, com toda a certeza ficará maravilhado, assim como seus filhos e amigos.