Você faz ideia de quais são os benefícios de ter um caranguejo eremita no aquário? Aprenda um pouco mais sobre esses excelentes limpadores marinhos!
Se alguma vez você esteve na praia, é bem provável que tenha visto um caranguejo eremita. Esses pequenos animais não são apenas ótimos pets para as crianças, mas também podem trazer muitos benefícios para o aquário. O caranguejo eremita pode ajudar a manter o aquário limpo e sem detritos, o que significa menos manutenção pra você! Que tal?
Quais são os benefícios de ter um caranguejo eremita no aquário?
O caranguejo eremita é uma excelente adição a qualquer equipe de limpeza do aquário, uma vez que são necrófagos naturais. Isso quer dizer que eles irão vasculhar o substrato, alimentando-se de detritos que encontrarem ao longo do caminho. Coisas como comida de peixe não consumida, algas e matéria orgânica em decomposição se tornam alimentos para o caranguejo eremita.
Veja também:
Além disso, esses invertebrados trabalham ainda mais do que espécies de peixes que se alimentam de algas e, como se alimentam de sobras, você não precisará se preocupar com muitos suplementos alimentares. Contanto que você complemente sua dieta de vez em quando com matéria vegetal, pellets e pedaços de peixe ou frango, eles ficarão bem. Conforme eles vão cavando o substrato, acabam mantendo-o aerado, o que pode ser útil para as bactérias benéficas que vivem nele.
Dicas para cuidar do caranguejo eremita
Cuidar de um caranguejo eremita é bastante fácil, já que eles possuem requisitos muito parecidos com a maioria das espécies de peixes de água salgada, além de serem bem resistentes. A faixa de pH ideal para esses animais deve ficar entre 8.0 e 8.4, assim como também os níveis de amônia e nitrito devem ficar abaixo de 10 ppm. O caranguejo eremita também irá preferir um KH entre 150 e 215 ppm.
Em relação a decoração, esses animais carregam suas conchas nas costas e podem se refugiar nelas quando necessário – isso significa que você não precisa se preocupar em fornecer abrigo extra para eles.
Quais são as principais espécies de caranguejo eremita?
Existem muitas espécies diferentes de caranguejo eremita por aí, então você pode escolher aquela que melhor se adapta ao seu aquário. Caso esteja precisando de ajuda para decidir, considere uma dessas três espécies abaixo:
Veja também:
- Electric Blue Hermit Crab: esta espécie de caranguejo eremita possui esse nome devido à sua cor azul brilhante e é uma das mais raras, embora não seja impossível de ser encontrada. Esse lindo animal cresce até 5 cm e, além de se alimentar de detritos, também se alimenta de cianobactérias e algas verdes – duas pragas que os peixes de água salgada tendem a ignorar.
- Dwarf Zebra Hermit Crab: essa outra linda espécie de caranguejo eremita pode chegar aos 2,5 cm e é uma das mais populares. Além disso, eles são cobertos por faixas pretas e brancas e possuem garras bem grandes para se defenderem dos predadores.
- Scarlet Reef Hermit Crab: com uma coloração vermelho brilhante, essa espécie de caranguejo eremita é bastante popular em ambientes com recifes de corais. Eles crescem até 4 cm e são uma escolha perfeita para aquários com peixes pequenos, já que algumas outras espécies de caranguejo eremita podem incomodar peixes.
Os caranguejos eremita são muito mais do que apenas habitantes do aquário – eles podem ser muito benéficos e ajudar na limpeza dele. Se você quiser torná-los ainda mais divertidos, dê-lhes algumas conchas pintadas!