Qual é a diferença entre um peixe-leão e um peixe-escorpião? Nesse artigo, confira quais são as principais diferenças dessas espécies.
O Peixe-leão é bastante famoso no mundo do aquarismo. Seu longo leque de espinhos e cores brilhantes o torna uma opção bem interessante para o aquarista que deseja criar espécies exóticas.
Embora esses peixes sejam animais tropicais encontrados na região do Indo-Pacífico, eles se tornaram espécies invasoras em outras áreas. O peixe-leão faz parte de um grupo maior de peixes venenosos chamados de peixes-escorpião, que são principalmente animais que vivem no fundo.
Veja também:
Qual a diferença entre um peixe-escorpião e um peixe-leão?
Conhecendo a família Scorpaenidae
A família Scorpaenidae é também conhecida como a família dos peixes-escorpião. Ela possui cerca de 400 espécies e 45 gêneros diferentes nos oceanos em todo o mundo. A maioria dos peixes-escorpião são venenosos e dependem da camuflagem contra o fundo do oceano arenoso e rochoso. Eles são em grande parte peixes sedentários que ficam à espreita de suas presas. O veneno desses animais vêm de espinhos em sua pele e contém uma neurotoxina poderosa que pode ser extremamente perigosa e dolorosa para os humanos.
Peixe-escorpião (subfamília Scorpaeiniae)
Dentro da família Scorpaenidae, existem três subfamílias. Uma delas também é chamada de Scorpaenidae e inclui o peixe-escorpião especificamente nomeado. Essas espécies de peixes exibem o comportamento típica de sua família, incluindo um estilo de vida sedentário, uma técnica de caça parecida e o uso de camuflagem para se misturar com o ambiente.
Os peixes-escorpião são comuns nos oceanos e podem ser encontrados em águas temperadas e tropicais, geralmente em áreas lamacentas e arenosas, ou em locais com corais. Mesmo que o peixe-escorpião tenha cores vivas para alertar outros animais de que é um animal venenosos, essas cores podem muitas vezes ficarem escondidas ou obstruídas por sua camuflagem.
Veja também:
Peixe-leão (subfamília Pteroinae)
O Peixe-leão é bem diferente em relação aos outros membros de sua família. Ao invés de ser comum em áreas temperadas e tropicais, ele vêm da região tropical do Indo-Pacífico. Além disso, ele é um peixe que gosta de nadar pelo oceano em busca de suas presas, ao invés de ficar parado aguardando alguma se aproximar.
Com um comprimento médio de 30 centímetros, o Peixe-leão é facilmente identificado por suas listras vermelhas brilhantes semelhantes a uma zebra, bem como por seus espinhos que se espalham pelo corpo.
Veja também:
Quais são as principais diferenças entre as duas espécies?
Embora venham da mesma família de peixes, o peixe-leão é bem diferente do típico peixe-escorpião. O peixe-leão não fica à espreita de presas no fundo do oceano e gosta de nadar livremente entre os recifes de coral.
A aparência do peixe-leão também é bem diferente, pois ele exibe farpas e espinhos em comparação com as protuberâncias menores de um peixe-escorpião. Ambos são venenosos, embora o comportamento e a atividade de um peixe-leão o torne mais fácil ser identificado e visto nos mares.
Em um aquário, eles podem coexistir desde que tenham tamanhos semelhantes e um não seja grande o suficiente para engolir o outro.
Referências
1. Division of Fish and Wildlife, U.S. Virgin Islands: Lionfish Reporting;