Muitos aquaristas se perguntam, qual é a temperatura ideal para o meu aquário marinho? Nesse artigo, iremos te ajudar nessa difícil decisão.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Infelizmente, a resposta para essa pergunta não é tão simples e direta. A escolha da temperatura de um aquário varia tanto quanto os seus próprios donos. Alguns aquaristas preferem manter a temperatura entre 23°C e 25°C, enquanto outros preferem 23°C e 28°C.
Ainda há aqueles que acham que alguns corais e peixes, vindos de águas tropicais quentes, se saem muito melhor em temperaturas mais altas, entre 26°C e 28°C.
Em um artigo online da revista Aquarium Frontier, Ronald Shimek faz uma observação indicando que em boa parte dos aquários marinhos, possuímos corais que vêm de diferentes regiões e temperaturas do oceano, variando de 22°C até 33°C.
Veja também:
Ele afirma que “manter um aquário na faixa de 24°C a 26°C pode estressar todas as espécies que pertençam aos recifes do Indo-Pacífico Central já que está muito frio. Além disso, isso está muito próximo dos limites superiores para regiões subtropicais”.
Portanto, seria melhor para todos se os aquaristas se concentrassem na separação de sistemas de organismos de regiões distintas. Saber quais os tipos de animais você possui e de onde eles vêm desempenha um papel importante na decisão sobre qual é a melhor temperatura para o aquário.
Existe um meio termo?
Em resposta à Ronald Shimek, Richard Harker declara em seu artigo Reef Tank Temperatures – Another View que “Um iniciante que decide aumentar a temperatura de seu aquário marinho, precisa ter certeza de que é um aquário estável e com corais saudáveis, e que não possua nenhum sinal de algas e que contenha equipamentos necessários para remover de forma eficiente o aumento de resíduos. Sob estas condições, seria seguro aumentar a temperatura.”
No entanto, ele reitera que, ao invés de tentar manter suas temperaturas altas, você deve alcançar um meio termo, ficar na faixa dos 26°C.
Ele afirma ainda que “esta temperatura fornece a margem de segurança para aquaristas iniciantes, já que os corais costumam crescer mesmo que sejam de águas frias ou quentes”.
Veja também:
Quais outros fatores influenciam quando elevo a temperatura do aquário?
Alguns outros fatores importantes a serem lembrados ao decidir aumentar a temperatura do aquário marinho:
– Em um sistema fechado, pode haver excesso de resíduos metabólicos para lidar. Se esses resíduos não forem removidos de forma adequada, as altas temperaturas do aquário, podem causar proliferação descontrolada de algas e doenças nos peixes ou corais que se desenvolvem em condições mais quentes. No mar, há muitos organismos oceânicos que efetuam esse tipo de controle.
– Quanto mais quente a água, menos oxigênio dissolvido nela. A perda de oxigênio dissolvido pode sufocar e matar os peixes em seu aquário muito mais rápido. Mas, tendo uma boa movimentação na superfície e uma ampla aeração, este problema pode ser controlado.
– Mudanças bruscas de temperatura podem ter um efeito prejudicial para as algas zooxantelas, que fornecem nutrição a grande maioria dos corais. Essa mudança, pode fazer com que as zooxantelas residentes abandonem o coral, causando seu branqueamento e eventual morte.
Veja também:
Como você pode notar, há diferentes opiniões sobre esse assunto, ainda mais levando em consideração o tipo de aquário marinho que possuímos em casa. No entanto, o principal consenso parece ser que qualquer animal exposto a mudanças bruscas na temperatura da água, ficará estressado e morrerá, mas se for aclimatado de forma correta, ele irá se adaptar ao seu novo ambiente.
Temperaturas elevadas podem apresentar problemas para alguns dos seus peixes, mas o principal problema estará na mudança constante de temperaturas elevadas para baixas em curtos períodos de tempo.
Caso você esteja tendo esse tipo de problema, ainda mais quando sua temperatura oscilar 4 graus tanto para cima quanto para baixo, uma das primeiras opções é adicionar um Chiller. Os Chillers são equipamentos que ajudam a manter a temperatura precisa em todos os momentos, o que parece ser o fator mais importante.
E aí, o que achou desse artigo? Qual a temperatura que você utiliza em seu aquário marinho?