Nesse artigo, entenda um pouco mais sobre quantos e quais peixes você pode colocar em um aquário marinho de até 60 litros.
Devido aos inúmeros avanços no aquarismo, agora é possível cuidar de peixinhos e corais em pequenos aquários marinhos. Alguns fatores que podem influenciar na hora de adicionar os peixes incluem, por exemplo, o tempo de montagem do aquário, a maturidade, tempo, tipo e o tamanho do filtro, além do fato de você estar usando um bom skimmer e, claro, o eventual tamanho dos próprios peixes. Então, vamos começar pelo tamanho do aquário.
A relevância do tamanho do aquário
Muitos peixes marinhos são territoriais e precisam de pequenos pedaços do oceano para chamarem de lar. Isso significa que um aquário mais comprido do que largo funciona melhor do que um aquário mais alto e fino, para o caso de você querer manter várias espécies dentro dele. Além disso, quanto maior o filtro e quanto mais meios mecânicos, biológicos e químicos puderem ser colocados dentro dele, melhor para os peixes.
Veja também:
O próximo passo é saber o tempo que esse aquário já está montado. É primordial para um aquário que ele já possua bactérias nitrificantes benéficas que irão converter resíduos dos peixes em substâncias menos prejudiciais. Esse processo é conhecido como Ciclo do Nitrogênio ou Ciclagem.
Você tem que ter em mente que nenhum peixe marinho ou invertebrado tolera amônia, então o aquário deve estar ciclado. Isso quer dizer que, a menos que você não tenha realizado a Ciclagem, será necessário esperar algumas semanas ou meses até que possa adicionar os peixinhos.
Adicione um skimmer de proteína
Os Skimmers de proteína são filtros extras muito úteis em aquários marinhos, já que as finas bolhas injetam mais oxigênio na água e também removem resíduos orgânicos que o filtro precisa converter. De um modo geral, um aquário conseguirá ter mais peixes e uma maior capacidade de retenção de resíduos ao utilizar um skimmer de proteínas.
Quantos e quais peixes posso colocar em um aquário marinho de 60 litros?
Na hora de escolher peixes para um aquário desse tamanho, procure aqueles que não passam dos 7 centímetros de comprimento. Além disso, evite os peixes que gostam de nadar constantemente e que adoram grandes áreas abertas. Esse tipo de aquário não é ideal para eles.
Alguns peixes, por exemplo, o peixe-palhaço é uma excelente escolha, assim como Goby Coral Yellow, Firefish e Royal gramma. Em um aquário de 60 litros é possível manter um casal de peixes-palhaço, um Goby Coral Yellow, um Firefish e um Royal Gramma sem maiores problemas, mas como regra geral, mantenha no máximo cinco peixes pequenos em um aquário com essa litragem.
Veja também:
Agora, se quiser adicionar mais peixes, crie um aquário específico para gobies, já que existem muitas espécies deles e elas são minúsculas, mas coloridas e interessantes de observar em um aquário. Mas para ter um aquário perfeito com o mínimo de impacto e estresse possível, adicione um casal de peixes-palhaço, corais moles e duros e veja o explendor da vida marinha surgir dentro da sua caixinha de vidro!
1 comentário
Pingback: É possível criar água-viva em um aquário? - MyAquarium