Você deve estar se perguntando se as estrelas-do-mar dormem, certo? A resposta mais direta para essa pergunta é NÃO! Elas não dormem! Na verdade, a palavra “dormir” pode ter significado diferente dependendo da espécie que você analisa.
Existem muitos tipos de estrelas-do-mar, cada uma com seus respectivos mecanismos de comportamento. A classe Asteroidea, por exemplo, possui cerca de 1.800 espécies conhecidas, enquanto a Ophiuroidea, varia na faixa das 1.600 espécies.
Na natureza, é possível encontrar todo o tipo de estrela-do-mar, desde as grandes até aquelas muito pequenas. Alguns desses animais se escondem sob o areia por toda a vida, enquanto outros gostam de se esconder em meio as rochas. Além disso, você ainda pode encontrar estrelas-do-mar que gostam de se mover livremente pelo oceano.
Veja também:
Para aquelas que se escondem sob as rochas ou areia, você pode até ficar tentado a achar que elas dormem em seus esconderijos. No que diz respeito ao sono, as estrelas-do-mar estão sempre se movendo. Na maioria das vezes, elas estão apenas procurando comida. Algumas são necrófagas e outras predadores muito ativos. Existem também estrelas-do-mar que são totalmente herbívoras.
Contudo, você também pode encontrar estrelas-do-mar que só aparecem quando há escuridão total no oceano, e as pessoas podem achar que elas estão dormindo durante o dia. Na verdade, durante o período diurno muitas espécies estão basicamente esperando para sair.
As estrelas-do-mar não possuem cérebro e funcionam como uma rede descentralizada, ou seja, um de seus braços precisa convencer os demais de que o movimento é uma boa ideia. Por esse motivo, seus corpos são cobertos por muitas células sensoriais, especialmente na ponta de seus braços. Dessa forma, é por meio dessas células que elas detectam mudanças nas condições de iluminação, concentração química, toque e alterações nas correntes ao seu redor.
Veja também:
Por isso, devido ao fato delas serem animais muito sensíveis, podem responder muito rápido aos estímulos e é por conta disso que a grande maioria delas está sempre se movendo pelos oceanos.
Há uma infinidade de espécies de estrelas-do-mar que gostam de se esconder sob rochas e ficam esperando por suas presas. No momento em que sentem a presença de suas presas (peixe morto ou resíduos), elas partem de seus esconderijos e pegam a comida.
Então, supondo que não haja estímulos em seu ambiente para desafiá-la a se mudar de um lugar para o outro, a estrela-do-mar ficará quietinha em seu esconderijo aguardando por uma possível refeição.