Nesse artigo, separamos 15 peixes ideais para iniciante em aquário marinho. Confira suas principais características e necessidades!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Escolher os primeiros peixes para colocar em um aquário marinho pode ser um grande problema. Você não vai querer comprar um peixe e depois descobrir lá na frente que ele é bastante difícil de criar, né?
Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos 15 espécies de peixes ideais para iniciante em aquário marinho. Portanto, aproveite para conferir quais são suas principais características e níveis de cuidado recomendados!
Além disso, não deixe de visualizar as fichas técnicas dos peixes que tiver interessado em criar pra ver se eles são compatíveis entre si.
Top 15 peixes ideais para iniciante em aquário marinho
Abaixo, confira nossa lista com as 15 espécies de peixes ideais para iniciante em aquário marinho:
1. Peixe-Palhaço
- Nome Científico: Amphiprion ocellaris;
- Comprimento: Até 11 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 30 litros para um casal;
Não há como começar uma lista com espécies marinhas fáceis de criar sem mencionar o Peixe-Palhaço. Esse peixe é considerado ideal para quem está iniciando no mundo do aquarismo marinho, pois é muito fácil de cuidar, aceita todos os tipos de alimentos disponíveis e também pode viver sem problemas em aquários pequenos.
O Peixe-Palhaço possui comportamento muito pacífico e adora ficar nadando entre rochas vivas e anêmonas no aquário.
2. Coral Beauty
- Nome Científico: Centropyge bispinosa;
- Comprimento: Até 10 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um exemplar;
O Coral Beauty é um peixe bastante pequeno e resistente. Além disso, costuma aceitar rações com bastante facilidade e se alimenta de algas no aquário.
Esse peixe é um dos mais indicados para quem está iniciando no aquarismo, mas requer um espaço relativamente grande para viver, pois costuma ser agressivo com outros machos da espécie.
3. Flame Angelfish
- Nome Científico: Centropyge loricula;
- Comprimento: Até 15 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
- Tamanho do aquário: 114 litros para um exemplar;
O Flame Angelfish é um dos mais coloridos e atraentes peixes marinhos disponíveis para se criar em aquários. A espécie, que não passa dos 15 cm de comprimento, possui cor vermelho brilhante com listras verticais pretas.
De um modo geral, o Flame Angelfish não costuma ser um peixe muito exigente quando comparado com outras espécies marinhas, mas parece preferir alimentos congelados, vivos e rações em flocos.
4. Raccon Butterflyfish
- Nome Científico: Chaetodon lunula;
- Comprimento: Até 20 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
- Tamanho do aquário: 208 litros para um exemplar;
O Raccon Butterflyfish é um dos peixes mais resistentes disponíveis para se criar em aquários. A espécie, que pode alcançar até 15 cm de comprimento, costuma ser muito mais ativa durante o período noturno, ou seja, ele será visto nadando pelo aquário apenas quando as luzes estiverem apagadas.
Portanto, caso queira criá-lo, o recomendado é que o aquário possua muitos esconderijos formados com rochas vivas para que ele possa descansar durante o dia.
Por ser uma espécie carnívora, procure alimentá-lo com alimentos vivos e congelados.
5. Donzela Green
- Nome Científico: Chromis viridis;
- Comprimento: Até 10 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um grupo de seis peixes;
O Donzela Green é considerado um dos melhores peixes para se criar em aquários marinhos. Sobretudo, é considerada uma das mais fáceis de cuidar, e possui cores lindas que parecem mudar dependendo da forma como a luz reflete em suas escamas.
A única coisa que você precisa ter em mente na hora de adquirir esse peixe, é que ele precisa estar em grupos para se sentir feliz e confortável. Portanto, caso opte por criá-lo, procure comprar no mínimo seis exemplares.
6. Yellowtail Blue Damselfish
- Nome Científico: Chrysiptera parasema;
- Comprimento: Até 7 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 30 litros para um único exemplar;
O Yellowtail Blue Damselfish é mais um dos peixes ideais para iniciante em aquário marinho. A espécie é muito resistente e irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais.
A única coisa que o aquarista precisa ficar atento é que esse peixe costuma ser um pouco agressivo e, por isso, deve viver em grupos formados com 3 ou mais indivíduos para se sentir seguro.
7. Goby Firefish
- Nome Científico: Nemateleotris magnifica;
- Comprimento: Até 9 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um casal;
O Goby Firefish é um peixinho que costuma passar boa parte do tempo no fundo do aquário, cavando e peneirando o substrato. Além disso, por ser considerado um peixe muito pacífico, irá conviver em harmonia com inúmeras outras espécies marinhas.
Fique atento apenas em colocar uma tampa firme no aquário, pois esse peixe possui a fama de se assustar muito facilmente e, por isso, pode saltar para fora dele.
8. Goby Sunspot
- Nome Científico: Amblyeleotris guttata;
- Comprimento: Até 11 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 76 litros para um exemplar;
O Goby Sunspot é um outro peixe ideal para iniciante em aquário marinho. Ele é pacífico e costuma se dar bem com outras espécies em aquários comunitários.
Essa espécie passa a maior parte do tempo na região do fundo, uma vez que adora vasculhar o substrato em busca de comida. Esse incrível peixinho possui uma relação simbiótica com camarões, ou seja, eles podem dividir uma mesma toca e morar juntos sem maiores problemas.
9. Flame Hawkfish
- Nome Científico: Neocirrhites armatus;
- Comprimento: Até 9 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 150 litros para um único exemplar;
O Flame Hawkfish é um peixe bastante curioso e ativo. Ele possui cores avermelhadas muito brilhantes que chamam a atenção de todos os níveis de aquaristas.
A espécie é considerada muito resistente e pode viver tranquilamente em aquários com recifes de corais. Além disso, o Flame Hawkfish passa boa parte do tempo em cima de rochas e corais, sempre vigiando seus espaços. Contudo, a espécie pode atacar quaisquer peixes desaviados que passem por perto.
10. Longnose Hawkfish
- Nome Científico: Oxycirrhites typus;
- Comprimento: Até 13 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um único exemplar;
O Longnose Hawkfish é um peixe bastante popular no mundo do aquarismo, pois possui cores únicas e, por isso, pode trazer personalidade ao aquário.
A espécie é bastante resistente e dificilmente pegará qualquer tipo de doença. Além disso, é importante notar que todos eles nascem fêmeas e vão se tornando machos quando há a necessidade de reprodução.
11. Yellow Tang
- Nome Científico: Zebrasoma flavescens;
- Comprimento: Até 20 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
- Tamanho do aquário: 350 litros para um único exemplar;
O Yellow Tang é um dos peixes mais populares do mundo do aquarismo marinho. Sobretudo, com cor amarelo vibrante, esse peixe é indicado tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes.
Na maior parte do tempo, você verá o Yellow Tang pastando algas em rochas vivas e corais. Embora seja um peixe semi-agressivo, o ideal é que seja mantido apenas um único exemplar da espécie no aquário.
12 – Tang Yellow Eye (Kole Tang)
- Nome Científico: Ctenochaetus strigosus;
- Comprimento: Até 15 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 280 litros para um único exemplar;
Se você está em busca de espécies para criar em aquários com recifes de corais, o Tang Yellow Eye é uma excelente opção. Além disso, a espécie possui um amarelo brilhante ao redor dos olhos e corpo arroxeado composto por diversas listras azuis horizontais, o que acaba chamando muita atenção.
Procure manter esse peixe sozinho no aquário, pois ele não costuma formar pares unidos na natureza. No geral, ele é pacífico e vai se dar bem com outras espécies em aquários comunitários.
13 – Wrasse Six Line
- Nome Científico: Pseudocheilinus hexataenia;
- Comprimento: Até 10 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um único exemplar;
Assim como algumas outras espécies dessa lista, o Wrasse Six Line é um bom peixe para compor aquários com recifes de coral, pois não costuma dar importância para eles.
A espécie é muito resistente e pode conviver com muitos outros peixes, mas deve ser colocada por último para evitar que se torne agressivo. Em relação a alimentação, por exemplo, esse peixe se alimenta praticamente de tudo, desde rações a algas que crescem em rochas vivas. Além disso, o Wrasse Six Line pode ser usado para ajudar no controle de infestações de caramujos.
14 – Cardinal Bangai
- Nome Científico: Pterapogon kauderni;
- Comprimento: Até 8.6 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 115 litros para um casal;
O Cardinal Bangai é mais um dos inúmeros peixes ideais para iniciante em aquário marinho. A espécie possui cor prateada com listras verticais pretas que chamam bastante atenção.
Esse peixe pode ser criado tanto sozinho quanto em pares, mas evite adicioná-los em grandes grupos, pois é bem provável que haja algum tipo de agressão entre eles.
Além disso, o Cardinal Bangai pode ser mantido em aquários com recifes de corais sem maiores problemas.
15. Royal Gramma
- Nome Científico: Gramma loreto;
- Comprimento: Até 8 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um único exemplar;
Por fim, nós temos o Royal Gramma, um peixinho bem pequeno, resistente e perfeito para iniciantes. A espécie é considerada muito pacífica e possui uma dieta bastante simples, além de ter a fama de ser uma limpadora de parasitas de outros peixes.
O Royal Gramma pode ser mantido com inúmeras outras espécies marinhas, assim como também em aquários com recifes de corais com diferentes invertebrados.
Conclusão
Há inúmeras espécies de peixes ideais para iniciante em aquário marinho, mas espero que as mencionadas nessa lista possa te ajudar a escolher seu novo animalzinho de estimação.
Caso escolha algumas dessas espécies para criar, confira suas fichas técnicas para ter certeza de que são compatíveis e que você não terá nenhum tipo de problema.
Por fim, para obter um aquário com peixes saudáveis e felizes, é sempre importante pesquisar quais são suas principais características e necessidades, pois isso ajuda a evitar gastos desnecessários e, consequentemente, o descontentamento e o abandono do hobby!