Se você está pensando em adicionar um pouco mais de vida ao seu aquário, confira esses 3 lindos invertebrados marinhos para iniciantes.
Adicionar alguns invertebrados marinhos ao seu aquário pode trazer inúmeros benefícios, incluindo muito mais vivacidade e naturalidade ao ambiente aquático. Por outro lado, esses animais são muito diferentes dos peixes em aparência, por isso precisam de cuidados específicos. Além disso, muitos deles atuam como necrófagos, ajudando a controlar e eliminar acúmulo de algas e detritos.
Afinal, quais são os melhores invertebrados marinhos para iniciantes?
Existem muitas espécies diferentes de invertebrados que podem viver em aquários marinhos, mas nem todas são fáceis de cuidar. Os melhores invertebrados marinhos para iniciantes são aqueles que podem viver em uma ampla gama de condições, e que se dão bem com a maioria dos peixes de água salgada. Então, três dos melhores invertebrados marinhos incluem o caramujo Bumblebee, caranguejos-eremita e as estrelas-do-mar.
Veja também:
Caramujo Bumblebee
Existe uma variedade enorme de caramujos marinhos, mas o Caramujo Bumblebee está entre as espécies mais fáceis de cuidar. Eles possuem um padrão de faixas amarelas e pretas e permanecem bastante pequenos, crescendo até 1,5 centímetros de comprimento. Esses pequenos animais se alimentam de detritos e matéria orgânica em decomposição, assim como também de vermes e outras pragas que vivem no substrato.
Caranguejo-eremita
Os caranguejos-eremita são excelentes para a equipe de limpeza de um aquário marinho, uma vez que se alimentam de algas, matéria orgânica em decomposição e muitos outros detritos que possam se acumular no fundo do aquário. Algumas das espécies de caranguejos-eremita mais fáceis de cuidar incluem, por exemplo, o Clibanarius bicolor, Calcinus laevimanus e o Paguristes cadenati.
Estrelas-do-mar
As estrelas-do-mar não só trazem uma beleza única ao aquário como também ajudam na eliminação de resíduos, assim como os outros invertebrados listados acima. Existem muitos tipos de estrelas-do-mar, mas algumas das mais fáceis de cuidar são a Astropecten polycanthus e a Ophiolepsis superba. No entanto, uma coisa que você precisa ter em mente é que elas podem crescer bastante e chegar aos 30 centímetros de comprimento.
Veja também:
Aqui vai algumas dicas para manter a paz em um aquário marinho
Embora muitos invertebrados marinhos sejam bastante fáceis de cuidar, existem algumas coisas que você precisa considerar antes de adicioná-los ao aquário. A primeira coisa que você precisa saber é que, embora muitos deles não sejam considerados exigentes quanto aos parâmetros do aquário, ainda assim, estes precisam ser bem estáveis. Quaisquer mudanças repentinas na temperatura ou qualidade da água pode ser fatal para os invertebrados marinhos.
Você também precisa levar em consideração o substrato na hora de adicionar alguns invertebrados ao aquário. Muitos deles são filtrantes, ou seja, passam boa parte do tempo revirando e filtrando o substrato em busca de alimento. Na maioria dos casos, considere adicionar um substrato de areia fina. Além disso, considere também que a maioria deles são animais noturnos e que precisam de esconderijos para se esconderem durante o dia.
Adicionar alguns invertebrados marinhos no aquário pode trazer muita beleza e ajudar no processo de manutenção. Apenas tenha em mente que eles são bastante adaptáveis às condições existentes e que devem viver em locais onde não haja possíveis predadores.