Caso esteja pensando em montar um aquário com recifes de corais e não sabe por onde começar, confira essas 5 espécies de baixa manutenção para iniciantes!
Se quer que seu aquário marinho tenha uma aparência natural, você precisará adicionar alguns corais, isso é um fato! Existem muitos tipos diferentes de corais para escolher, mas alguns deles são muito mais difíceis de cuidar do que outros – especialmente se você for um iniciante em aquários marinhos. Então, leia esse artigo e aprenda sobre alguns tipos de corais de baixa manutenção ideais para iniciantes que procuram algo bonito e ao mesmo tempo fácil de cuidar.
Quais tipos de corais são ideais para iniciantes?
Assim como a maioria dos invertebrados, os corais podem ser muito sensíveis às mudanças nos parâmetros da água, como temperatura, níveis de pH e salinidade. Se as condições ficarem variando com muita frequência, isso pode matar todos os peixes e corais do aquário – é por isso que é importante escolher os habitantes com cuidado, para que você possa ter uma pequena margem de erro.
Veja também:
Quando se trata de corais, certos tipos são mais resistentes do que outros e alguns deles muito menos exigentes em termos de requisitos de iluminação, filtragem e nutrientes. Os corais moles, por exemplo, são bastante fáceis de cuidar porque necessitam de pouca luz e se alimentam de qualquer alimento flutuante na água.
O Star polyp, por exemplo, é um outro tipo de coral bastante fácil de manter, já que se adapta a vários níveis de luminosidade.
Com isso em mente, listaremos 5 corais de baixa manutenção ideais para iniciantes no aquarismo.
Top 5 corais de baixa manutenção para iniciantes
Agora que você possui um melhor entendimento de quais tipos de corais são mais fáceis de cuidar, aqui estão algumas espécies que você deve considerar caso seja um aquarista iniciante:
Coral Hammer
Esses corais desenvolvem tentáculos de formato único que se parecem com martelos ou âncoras. Os Corais Hammer crescem em rochas e vêm em muitas cores que variam do amarelo e rosa ao marrom e verde. Esses corais são fáceis de manter, mas podem “picar” outras espécies.
Coral Mushroom
O Coral Mushroom possui uma variedade enorme de cores e texturas, o que o torna uma excelente adição a qualquer tipo de aquário marinho. Eles preferem fluxo de água lento e se dão bem com pouca iluminação. Na verdade, eles preferem até mesmo ficar em áreas sombreadas.
Veja também:
Button Polyp
Esse tipo de coral é talvez um dos mais fáceis de cuidar, já que não requerem alimentação suplementar e se dão bem em condições com pouca luz. Além disso, eles possuem cores que variam entre o marrom e verde e geralmente são muito pacíficos com outros corais.
Sun Coral
Esse tipo de coral possui uma cor laranja brilhante e um formato esférico de onde vêm seu nome. O Sun Coral é resistente e adaptável a vários níveis de luminosidade, embora às vezes sejam um pouco difíceis de alimentar. Ainda assim, eles são perfeitos para iniciantes.
Coral Leather
Esse tipo de coral requer pouca manutenção, ou seja, não precisa de muita iluminação – eles também tendem a crescer bem rápido. Algumas variedades podem crescer bastante, então não são adequados para aquários pequenos, mas de um modo geral, não costuma incomodar outros corais.
Veja também:
Há centenas de outras espécies de corais de baixa manutenção para iniciantes, muitos dos quais requerem iluminação relativamente baixa. Mas esses cinco são uma aposta segura, e eles fornecerão um alicerce para que você deixe seu aquário marinho cada vez mais parecido com um pequeno pedaço do oceano em casa.