Nesse artigo, iremos listar os 7 melhores camarões de água salgada para você colocar em aquários com recifes de corais!
Os camarões de água salgada são uns dos invertebrados mais populares no aquarismo. Eles possuem diferentes tons de cores e podem trazer muita beleza a qualquer aquário com recifes de corais.
Para se ter uma ideia, muitos desses animais formam parcerias com outros organismos, incluindo peixes e anêmonas para defesa mútua e para manter-se saudáveis. Então, nesse artigo, confira quais são os melhores camarões de água salgada para você colocar em aquários com recifes de corais.
Top 7 camarões de água salgada para aquários com recifes de corais
1. Camarão de Fogo (Lysmata debelius)
- Origem: Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 7 cm
- Seguro para recifes: Necessário monitorar
- Dificuldade: Iniciante
Embora os camarões de água salgada tenham uma aparência bastante impressionante, o Camarão de Fogo provavelmente será o mais chamativo deles.
Tímidos e muitas vezes noturnos, o Camarão de Fogo pode se acostumar a se alimentar e ficar mais ativo durante o dia, deixando toda a sua beleza à mostra durante o período em que as luzes do aquário ficam acesas. Contudo, quando estão bem aclimatados, eles criarão “estações de limpeza” em afloramentos rochosos ou corais.
Veja também:
Isso quer dizer que os peixes irão descansar por perto e permitir que o camarão escolha e remova parasitas e outros organismos de suas peles. Embora não sejam tão ativos na limpeza como alguns outros, o Camarão de Fogo possui um bom tamanho e são uma ótima adição aos aquários somente com peixes.
2. Camarão Palhaço (Stenopus hispidus)
- Origem: Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 7 cm
- Seguro para recifes: Sim
- Dificuldade: Iniciante
O Camarão Palhaço é um dos camarões de água salgada mais agressivos. Embora tolerem outras espécies, eles não têm misericórdia uns com os outros. Eles lutarão até a morte mesmo em aquários espaçosos e devem sempre ser mantidos sozinhos ou com um par que se dê bem.
Além disso, assim como o Camarão de Fogo, essa espécie costuma criar “estações de limpeza” para tratar de qualquer peixe que se aproxime deles. Resistentes, baratos e impressionantes, são uma das melhores espécies para quem está iniciando nos aquários marinhos.
Um dos principais motivos de sua popularidade é a ânsia de caçar e consumir bristle worms. Embora muitos sejam benignos, alguns são carnívoros e atacam peixes que estejam dormindo à noite.
3. Camarão Limpador (Lysmata amboinensis)
- Origem: Oceano Índico
- Tamanho: Até 5 cm
- Seguro para recifes: Sim
- Dificuldade: Iniciante
Se você está procurando uma espécie de camarão conhecida por ser um bom limpador, o Camarão Limpador deve ser a sua primeira escolha. De fato, eles são ideais para vários tipos de aquários, desde aqueles apenas com peixes até aquários com muitos recifes de corais.
Na natureza, por exemplo, o Camarão Limpador costuma entrar na boca de grandes predadores para limpar os arcos das guelras e dentes desses animais. De um modo geral, eles são pacíficos, seguros para recifes e podem ser mantidos em grupos. Na verdade, manter 2 – 3 camarões é o ideal, pois eles podem se tornar tímidos quando mantidos sozinhos.
Por mais coloridos que sejam, eles são pequenos. Apesar de serem minúsculos, são ousados e agitam suas antenas para chamar a atenção de peixes que precisam de cuidados.
Veja também:
4. Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni)
- Origem: Caribe
- Tamanho: Até 4 cm
- Seguro para recifes: Sim
- Dificuldade: Iniciante
Embora não seja tão impressionante quanto alguns de seus primos maiores, o Camarão Bailarino é pequeno, pacífico e barato, além de poder ser mantido sozinho ou em grupos. Eles apresentam os mesmos comportamentos de limpeza, mas não são tão confiáveis quanto outras espécies.
O Camarão Bailarino não apenas age como um limpador, mas também se alimenta de Aiptasias. Essas minúsculas anêmonas possuem uma tendência a se reproduzir loucamente e picar peixes e invertebrados que fiquem muito próximos delas, por exemplo.
5. Camarão Sexy (Thor amboinensis)
- Origem: Atlântico e Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 2 cm
- Seguro para recifes: Sim
- Dificuldade: Iniciante
O Camarão Sexy é um dos menores tipos de camarões de aquário de água salgada. Eles são ideais para nano aquários, pois ocupam pouco espaço e podem ser mantidos sozinhos ou em grupos de qualquer tamanho. Eles possuem um movimento interessante do abdômen que lhes dá esse nome engraçado.
Veja também:
Na natureza, essa espécie vive entre diversas espécies de anêmonas para proteção. Embora pequenos para afastar a maioria dos predadores, eles limpam o muco de seus hospedeiros e até mordiscam as pontas dos tentáculos delas de vez em quando. Isso torna o relacionamento comensal – a anêmona não se beneficia, mas também não é prejudicada.
Embora pareça ideal, eles não são capazes de compartilhar anêmonas com peixes-palhaço, já que os peixes podem enxergá-los como alimento.
6. Camarão Arlequim (Hymenocera picta)
- Origem: Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 5 cm
- Seguro para recifes: Sim
- Dificuldade: Moderado / Difícil
Embora possua um padrão audacioso e ativo durante o dia, o Camarão Arlequim seria um dos tipos mais populares de camarões para se manter em aquários de água salgada, se não fosse pela dificuldade de alimentação. Eles são predadores e não aceitam nada, exceto estrelas do mar (e ocasionalmente ouriços) como presas.
Isso torna a alimentação complicada e às vezes bastante cara. Embora a Asterina seja uma praga numerosa em aquários, o camarão consumirá todas elas e precisará de alimentação suplementar.
Entretanto, se você tiver condições de mantê-los, eles podem viver em casais e se alimentarem juntos, trabalhando para virar as estrelas do mar e arrastá-las para o seu covil. Desde que você possa acomodar seus gostos incomuns, eles são excelentes adições aos aquários marinhos.
7. Camarão Abelha (Gnathophyllum americanum)
- Origem: Indo-Pacífico
- Tamanho: Até 3 cm
- Seguro para recifes: Sim
- Dificuldade: Fácil
O Camarão Abelha é um outro tipo de camarão bem pequeno, mas impressionante! Eles são perfeitos para aquários pequenos, pois atingem cerca de 3 cm de comprimento apenas. Além disso, quando recebem bastante locais de refúgio, eles podem se tornar muito ativos durante o dia. De um modo geral, o Camarão Abelha é pacífico e pode ser mantido sozinho ou em grupos.
Veja também:
Assim como o Camarão Arlequim, essa espécie se alimenta de equinodermos e estrelas do mar. No entanto, eles aceitam, por exemplo, artêmias e outros alimentos carnudos sem maiores problemas.
Como é bastante pequeno, o Camarão Abelha não é um controlador de pragas e populações de Asterinas, a menos que seja mantido em grandes grupos.
1 comentário
Pingback: Confira 7 espécies de estrela-do-mar para adicionar no seu aquário - MyAquarium