Se você está começando no hobby, confira os 5 erros mais comuns cometidos por aquaristas que possuem aquário com recifes de corais!
Todos nós já passamos por isso um dia. Sim, já fomos “novatos”, achávamos que sabíamos de tudo, mas descobrimos que não sabíamos de nada! Existem milhares de formas de cuidar e desfrutar de um lindo aquário marinho…. e cerca de seis milhões de maneiras de destruí-lo. Mas não tenha medo: estamos aqui pra lhe dar alguns conselhos interessantes.
Aprenda com os erros dos outros e lembre-se de que a maioria dos aquaristas mais bem-sucedidos, sempre aprendem com seus próprios erros.
Nesse artigo, confira os 5 erros mais comuns cometidos por aquaristas que possuem aquário com recifes de corais!
Esquecer que o sal não evapora
Coloque isso na sua cabeça de uma vez por todas: O SAL NÃO EVAPORA! Imagine que você tenha montado um lindo recife de coral, mas depois de algumas semanas, nota que o nível da água está diminuindo. Então, o que você faz? Muitos aquaristas inexperientes irão misturar um pouco de água salgada e adicioná-la ao aquário.
Veja também:
Infelizmente, nesse ponto, o que você tá esquecendo é que o sal não evapora com a diminuição do nível da água. Ao preencher novamente com água para repor aquela que evaporou, use apenas água doce! Se você não fizer isso, a salinidade no aquário aumentará e, com toda a certeza, causará enormes problemas para o sistema como um todo.
Adicionar muitos peixes de uma só vez
Assim como nos aquários de água doce, os sistemas marinhos exigem a Ciclagem. Isso quer dizer que adicionar muitos peixes ao aquário pode resultar em um aumento significativo de amônia e matá-los de forma bastante rápida. Vá devagar, adicione poucos peixes de cada vez.
Uma outra forma de causar esse tipo de problema é a superlotação do aquário. Fique atento ao tamanho dos peixes adultos, porque conforme eles crescem, ocupam mais espaço e requerem territórios maiores. Se você colocar muitos peixes no início, poderá ter grandes problemas mais tarde. Então, preste muita atenção as espécies que você está mantendo ou querendo manter.
Por fim, adicionar peixes que não sejam compatíveis entre si, causará mortes, dinheiro perdido e desapontamento. Além disso, todos esses pontos se aplicam a corais e invertebrados também. Pesquise cada um desses itens antes de sair comprando tudo o que vier pela frente!
Veja também:
Não tratar os corais antes de adicionar ao aquário
Esse é um erro bastante comum! Se você não fizer isso, correrá o risco do coral trazer parasitas, vermes e outros convidados indesejados para o seu aquário. Esses parasitas podem, por exemplo, causar inúmeros problemas e acabar com seus corais. Lembre-se que os corais são caros, por isso, é importante proteger seu investimento.
Ser uma pessoa proativa no tratamento de pragas, mesmo se você achar que o coral está limpo, pode economizar muito tempo e dinheiro.
Em lojas de aquarismo, é possível encontrar muitos produtos para tratar e desinfetar corais! Portanto, não hesite em comprá-los!
Esquecer de colocar os peixes em quarentena
É muito mais fácil tratar uma doença em um único peixe do que tratar um aquário inteiro, certo? Principalmente se o aquário for bem grande. Também é mais fácil arriscar perder um peixe em quarentena do que perder todos aqueles que estão no aquário principal. Ter um aquário de quarentena separado pode ser um gasto a mais, mas acredite, valerá muito a pena!
Não usar água de RO (Osmose Reversa)
A água da torneira é boa para a maioria dos sistemas de água doce, mas em um aquário com recifes de corais pode causar mais problemas do que ajudar. Uma dessas coisas é o TDS (Sólidos Dissolvidos Totais). Estes são todos aqueles minerais invisíveis que existem em nossa água potável, como metais, cálcio, fosfatos, etc.
Veja também:
Em um sistema marinho, eles podem causar muitos problemas. Muitos peixes e corais não toleram esses minerais na água, e você pode acabar descobrindo que tem um problema contínuo com algas.
A causa raiz é a água da torneira que você está usando no seu aquário. Um filtro de Osmose Reversa (RO) irá eliminar tudo o que você não precisa e permitir que adicione de volta à água apenas as quantidades de nutrientes que você precisa que esteja lá. É um investimento inicial bastante caro, mas considerando o custo dos aquários marinhos, valerá a pena!