Nesse artigo, confira nosso guia de cuidados sobre o Ciclídeo Flowerhorn. Aprenda tudo sobre a espécie!
O Ciclídeo Flowerhorn é um peixe de água doce único e que vêm ganhando popularidade nos últimos anos.
A combinação de uma coloração brilhante juntamente da corcunda perceptível faz desse peixe um destaque entre as espécies mais comuns. Além disso, o Flowerhorn é um ciclídeo relativamente grande, o que o deixa ainda mais em destaque dentro de um aquário.
Caso você esteja procurando por uma espécie diferente e que quebre um pouco o molde comum das opções mais populares, o Flowerhorn pode ser exatamente o que você procura.
Neste guia de cuidados, você aprenderá praticamente tudo sobre a espécie!
O truque com esses peixes é controlar seu tamanho e níveis de agressividade, e isso é algo que abordaremos com mais detalhes aqui.
Quando terminar de ler esse artigo, você estará totalmente preparado para adquirir um ciclídeo Flowerhorn.
Ciclídeo Flowerhorn: Guia completo de cuidados
Abaixo, confira um resumo sobre as principais características do Flowerhorn e os tipos mais comuns disponíveis no hobby.
Resumo da espécie
O Ciclídeo Flowerhorn é um peixe que não existe na natureza. Isso ocorre porque ele foi criado inteiramente em cativeiro ao longo dos anos.
Nota do autor: O Flowerhorn é uma combinação do Ciclídeo Papagaio com o Ciclídeo Red Devil.
As primeiras ocorrências desses peixes surgiram na Tailândia, Taiwan e Malásia. Com o tempo, o interesse pela espécie se espalhou para outras partes da Ásia, América Central e, eventualmente, Estados Unidos e Europa.
Quaisquer Ciclídeos Flowerhorn encontrados na natureza não deveriam estar lá. A soltura irresponsável faz com que esses peixes se tornem invasores em vários países, causando desequilíbrios ambientais.
Expectativa de vida
A expectativa de vida de um Ciclídeo Flowerhorn é de 11 a 12 anos. É uma vida útil relativamente longa e, portanto, o aquarista deve considerar isso na hora de comprar um exemplar.
No entanto, o tempo de vida desse peixe pode mudar significativamente, dependendo da qualidade dos cuidados que o aquarista oferece e de quão adequadas são as condições do aquário. No geral, o Ciclídeo Flowerhorn não é muito difícil de cuidar, desde que haja atenção em relação aos seus níveis de agressividade.
Aparência
A primeira coisa que você notará nesse incrível peixe colorido é sua corcunda na cabeça (especialmente nos machos). Isso é chamado de protuberância nucal ou “kok” e pode expandir ou encolher no espaço de alguns dias, dependendo da situação.
A corcova na cabeça do Flowerhorn é facilmente sua característica mais notável.
O restante do corpo do peixe é um pouco mais padrão, mas ainda com alguns destaques. A forma do corpo é alongada, alta e magra, com uma aparência bem simétrica.
A maior parte da barbatana dorsal corresponde à barbatana anal e ocupa cerca de dois terços do corpo do peixe. Ambas as nadadeiras se estendem bastante para trás e realmente superam sua nadadeira caudal, que em comparação, é bem atarracada. No final de suas barbatanas dorsal e anal, você também encontrará um longo e fino fio.
O Ciclídeo Flowerhorn possui uma área irregular no “queixo” que leva direto para suas nadadeiras ventrais. As barbatanas ventrais são bastante finas e começam a um terço do corpo.
Esses peixes possuem olhos bem plantados que realmente se destacam em suas cabeças. Você definitivamente terá a impressão de que eles estão te observando e tentando te entender.
O Ciclídeo Flowerhorn macho possui lábios proeminentes que realmente lhe dá um rosto expressivo. Esta é uma das razões pelas quais ele se tornou tão popular no aquarismo. O rosto e a corcunda desse peixe trás uma aparência única ao aquário!
Tamanho
Os ciclídeos Flowerhorn podem crescer entre 30 e 40 centímetros (se formos levar em consideração o comprimento de suas barbatanas). Os machos são tipicamente maiores e pesam um pouco mais do que as fêmeas.
Você precisa estar ciente do tamanho deste peixe ao planejar montar um aquário para ele. Isso não significa apenas que você deve considerar o espaço, mas também os equipamentos e alimentos necessários para sua manutenção e criação.
Quais são os principais tipos de Ciclídeo Flowerhorn?
Por serem peixes híbridos, ou seja, oriundos de cruzamentos induzidos por humanos, há uma enorme variedade de peixes da espécie. Abaixo, separei algumas das espécies mais populares de Flowehorn para você conferir:
1. Flowerhorn Zhen Zhou
Essa espécie possui uma linha horizontal com uma padrão de floração que lhe dá o nome de “Flor de Pérola”. O Zhen Zhou possui a boca grande, olhos vermelhos, cauda arredondada cinza e uma enorme corcunda em sua cabeça. Esse tipo de Flowerhorn é comumente cruzado com outras linhagens para produzir diferentes padrões de floração horizontal.
2. Flowerhorn Golden Base
O Flowerhorn Golden Base possui uma característica bem interessante. Assim como o Peixe Betta, ele apresenta um gene que altera sua coloração de forma aleatória.
Quando ainda é um peixe jovem, o Golden Base apresenta uma coloração vermelha e dourada, mas assim que vai atingindo a fase adulta, ele se torna preto e finalmente retorna ao dourado e vermelho, só que dessa vez em tons bem mais intensos.
Os olhos do Golden Base são vermelhos, mas podem apresentar diferentes tons dependendo da variedade da espécie.
3. Flowerhorn Kamfa
O Flowerhorn Kamfa é talvez o mais popular entre todos os tipos de Flowerhorn. Essa espécie apresenta uma enorme corcunda nucal e padrões de cores que podem variar bastante.
O corpo do Kamfa possui uma base avermelhada com padrões de azul claro ou branco. Além disso, seus olhos podem ser tanto branco quanto amarelo ou vermelho.
Assim como o Zhen Zhou, o Kamfa apresenta uma “linha de flores” em tons de preto que descem pelo meio do corpo.
4. Titanium Flowerhorn
O Titanium Flowerhorn é a variação que possui escalas em tons metálicos por todo o corpo. As cores desse peixe podem variar entre tons de azul claro, branco e até mesmo dourado. Além disso, seu corpo costuma ser um pouco mais alongado e seus olhos apresentam cores amarelas, brancas ou vermelhas.
5. Flowerhorn Golden Monkey
O Golden Monkey é bastante semelhante ao Golden Base, podendo apresentar pérolas azuis e douradas sobre um corpo todo vermelho ou dourado.
Essa espécie de Flowerhorn é considerada uma das mais raras, apresentando uma linha preta de flores no meio do corpo e olhos vermelhos bem mais intensos do que o Kamfa.
6. Flowerhorn Kamfamalau
O Flowerhorn Kamfamalau possui um tom perolado fosco e apresenta uma corcunda nucal pouco menor do que outras espécies do gênero.
Esse peixe é oriundo do cruzamento de um Kamfa macho com uma Malau fêmea. Na maioria das vezes, as cores dos machos são muito mais acentuadas e vibrantes do que as cores das fêmeas.
Configuração do aquário para o Ciclídeo Flowerhorn
Quando se trata de montar um aquário para o Ciclídeo Flowerhorn, o aquarista precisa ficar atento em fornecer um espaço adequado e se certificar de que os parâmetros de água fiquem sempre estáveis.
A principal dificuldade nos cuidados do Flowerhorn vem de seu temperamento e interação com outros peixes. No entanto, irei tratar disso mais pra frente. Agora, vamos focar na configuração do aquário.
Tamanho do aquário
O tamanho mínimo de um aquário para o Ciclídeo Flowerhorn é de 260 litros. Se você está procurando um peixe de água doce que caiba em um aquário menor, este não é o caso pra você!
Se deseja manter dois peixes da espécie no mesmo aquário, adicione mais 260 litros a esse número, se quiser que eles prosperem de forma adequada.
Uma outra razão pela qual você precisa fornecer espaço suficiente é que esses peixes adoram nadar. Dar a eles um pouco de espaço extra pode ajudar a garantir que vivam confortavelmente.
Parâmetros da água
Manter os parâmetros de água corretos é essencial quando se trata dos cuidados com os ciclídeos. Isso os ajudará a prosperar e evitar que fiquem doentes devido a baixa qualidade da água. Além disso, muitos desses parâmetros recomendados se encaixam no molde de um peixe tropical comum.
- Temperatura da água: 26 a 30°C (Celsius);
- Níveis de pH: faixa de pH entre 7 e 8;
- Dureza da água: entre 8 – 20 dGH;
É recomendado realizar trocas parciais de água com frequência, pois isso ajudará a lidar com o excesso de nitratos e manterá os peixes saudáveis.
Qual decoração usar no aquário do Ciclídeo Flowerhorn?
Se você já viu vídeos de Ciclídeos Flowerhorn, provavelmente notou que seus aquários estão quase sem nenhuma decoração.
A grande maioria dos aquaristas fazem isso porque buscam o máximo de interação possível com seus peixes. Aquários sem decorações ajudam a facilitar isso.
Pessoalmente, eu prefiro adicionar algumas decorações para enriquecer um pouco mais o ambiente do Flowerhorn. O único problema é que você deve ficar atento ao tipo de decoração, pois o Flowerhorn adora cavar e fuçar ao redor do substrato.
Você pode até mesmo dar uma chance às plantas se quiser, mas esteja preparado para algumas baixas. Eu prefiro usar troncos e rochas de tamanho considerável.
O substrato no aquário deve ser macio para compensar a probabilidade de escavação, pois qualquer coisa dura ou afiada pode causar cortes no peixe.
Ah, e não se esqueça de adicionar uma boa filtragem ao aquário.
Por serem peixes relativamente grandes você deve usar um filtro canister ou Sump para prover o fluxo de água moderado que esses peixes precisam. Fazer uma boa escolha de equipamentos trará resultados mais consistentes ao longo do tempo.
Nota do autor: o Ciclídeo Flowerhorn não precisa de luzes fortes, então praticamente qualquer luminária já deve servir para o seu aquário. Não adianta gastar muito dinheiro com isso!
Comida e Dieta
Você têm muitas opções diferentes quando se trata de comida para o Ciclídeo Flowerhorn. Você deve garantir que ele receba proteína suficiente, mas também deve fornecer alguma variedade para garantir que ele tenha uma dieta balanceada.
Qualquer fonte típica de proteína de alta qualidade, como bloodworms, grilos, gafanhotos e camarões, contribuirá bastante para a sua saúde. No entanto, isso não deve ser o alimento básico de sua dieta.
Para fornecer ao Ciclídeo Flowerhorn os nutrientes necessários, a base de sua dieta deve conter algum tipo de alimento à base vegetais. Isso pode vir na forma de rações industrializadas, como as rações em pellets.
O Flowerhorn não deve comer demais. Ele devora praticamente tudo o que você colocar no aquário, então você precisa ter certeza de que ele não está comendo muito todos os dias.
Eu recomendo que você alimente o Flowerhorn pelo menos três vezes por dia. Lembre-se apenas de que ele deve comer tudo em menos de 1 minuto, caso contrário, você deverá diminuir ainda mais a quantidade de alimento.
Abaixo, confira as principais rações disponíveis para o Ciclídeo Flowerhorn:
No products found.
Comportamento e temperamento
É aqui que os cuidados com o Ciclídeo Flowerhorn ficam um pouco mais complicados, pois a espécie é considerada muito agressiva.
Esses peixes são propensos à agressão quando se trata de demarcar seus territórios no aquário. É por isso que é tão importante fornecer espaço suficiente caso você queira criar mais de um exemplar.
Sua natureza agressiva também dificulta a escolha de companheiros de aquário (mais detalhes abaixo), mas não é impossível.
O engraçado é que o Flowerhorn pode ser extremamente amigável e brincalhão quando se trata de seu dono. Lógico, esse não é o caso para todos os peixes, mas há muitos vídeos na internet que mostra o Flowerhorn agindo como se fosse um cachorrinho!
No geral, seu comportamento não é muito padronizado. Enquanto algumas espécies de peixes gostam de nadar em áreas específicas, o Flowerhorn gosta de investigar tudo! Às vezes, você poderá vê-lo próximo da superfície, outras vezes ele estará checando e revirando o substrato.
Esta é outra razão pela qual o espaço adequado é tão importante. Esses peixes gostam de nadar e explorar cada centímetro do aquário, então dê a eles o espaço que necessitam!
Veja também:
Companheiros de aquário para o Ciclídeo Flowerhorn
Por conta da natureza agressiva do Flowerhorn, poder um pouco difícil encontrar companheiros de aquário compatíveis. Eu recomendo que você sempre mantenha esse peixe sozinho no aquário, pois isso evitará possíveis problemas com agressões e perdas.
Agora, se você quiser misturá-lo com outros peixes, o companheiro de aquário mais fácil é um outro de sua própria espécie. Existem muitos aquaristas que mantêm esses peixes em pares. Apenas certifique-se de seguir as recomendações de tamanho mínimo do aquário.
Companheiros de aquário de outras espécies também são possíveis, embora haja riscos de agressões. Aqui estão alguns dos principais companheiros de aquário para o Ciclídeo Flowerhorn:
Peixes menores serão facilmente comidos pelo Flowerhorn, portanto, evite-os!
Nota do autor: Sempre há uma chance de que seu Flowerhorn agrida outros peixes (até mesmo aqueles de sua espécie). Preste muita atenção ao comportamento para evitar problemas!
Reprodução
A reprodução do Flowerhorn apresenta vários desafios que você precisará superar para obter sucesso. O primeiro e mais significativo obstáculo é que muitos desses peixes não são férteis. Obviamente, isso interromperá qualquer tentativa de procriação antes de começar, por isso é importante que você encontre peixes capazes de procriar.
Para a reprodução, você precisará colocar os Flowerhorns em um aquário separado. Esse aquário deve ter o mesmo tamanho do aquário principal e deve funcionar como um local para que os alevinos possam viver. Além disso, o ambiente não deve ter nada no fundo em termos de substrato, apenas algumas pedras lisas e planas como opção.
Você também não precisará fazer nenhum tipo de ajuste em relação a temperatura da água para iniciar o processo de reprodução.
Após o acasalamento e fertilização, o macho cuidará dos ovos (a fêmea deve ser removida) por alguns dias até que eles eclodam. Assim que os filhotes eclodirem, você pode remover o macho do aquário também.
Os alevinos podem ser alimentados com alimentos vivos (como artêmias), pois elas fornecem todos os nutrientes necessários para que possam crescer saudáveis. Além disso, você deve alimentá-los de cinco a dez vezes por dia.
Conclusão
De um modo geral, cuidar do Ciclídeo Flowerhorn não é uma tarefa das mais complicadas, embora você precise ter algum conhecimento para evitar problemas. Do ponto de vista do tamanho do aquário e das condições de água, eles são fáceis de cuidar.
No entanto, devido a sua agressividade, pode ser difícil encontrar companheiros de aquário compatíveis, o que pode acabar aumentando a dificuldade na hora de manter um peixe da espécie.
Ter um Ciclídeo Flowerhorn é algo realmente gratificante e agradável. Ele é um peixe muito inteligente e há algo nele que o leva a criar um vínculo profundo com seu dono.
Não é de se admirar que no aquarismo haja tantas pessoas apaixonadas por esses ciclídeos. Se você quer um peixe de água doce único e divertido de cuidar, o Ciclídeo Flowerhorn pode ser exatamente o que você está procurando!
*Créditos da Imagem em Destaque: Reddit (r/M43);
1 comentário
Boa Noite como faço para adquirir 2 unidades no tamanho 10 cm