Você faz ideia de como alimentar seus peixes com ervilha? Nesse artigo, separamos um guia completo que vai tirar todas as suas dúvidas!
A grande maioria dos peixes de aquário possuem uma dieta onívora, o que significa que eles consomem uma variedade de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Verduras e legumes são sempre boas adições à dieta da maioria das espécies devido aos seus nutrientes, vitaminas e minerais extras.
Hoje, vamos tratar de um dos alimentos mais comuns oferecidos para os peixes de aquário: as ervilhas. Será que elas são boas para os peixes? Quanto eles devem comer e quais são seus principais benefícios? Confere aí!
As ervilhas são boas para os peixes?
Sim, as ervilhas são boas para os peixes, ainda mais se levarmos em consideração seu alto teor de fibras. Elas são ótimas para ajudar os peixes a defecarem mais facilmente caso estejam constipados, por exemplo. Na verdade, é muito fácil os peixes ficarem constipados comendo alimentos inadequados ou até se alimentando demais.
Um peixe constipado apresenta estresse, falta de apetite e inchaço, entre outros sintomas. As ervilhas funcionam como um laxante, ajudando o peixe a eliminar o excesso de resíduos mais facilmente. Portanto, adicionar ervilhas à dieta do peixe fornecerá a quantidade de fibras necessárias para facilitar o processo digestivo e evitar esse tipo de problema.
Veja também:
Quais são os tipos de ervilhas usadas para alimentar os peixes?
Existem 3 tipos de ervilhas que você pode comprar para alimentar os peixes do seu aquário:
- Fresca: Alimentar seus peixes com ervilhas frescas ou naturais é a melhor forma deles obterem todos os nutrientes que necessitam. Naturalmente, você precisará cozinhá-la antes de servir para facilitar o consumo. Você pode comprá-las em hortifrutis, supermercados e feiras;
- Congelada: As ervilhas congeladas também são uma boa opção para dar para os peixes. O processo de congelamento destrói alguns nutrientes, mas ainda é uma opção aceitável. Você pode armazenar esse tipo de ervilha para usar regularmente, dependendo das necessidades e da dieta dos seus peixes;
- Enlatada: Embora esse tipo de ervilha também seja uma opção para seus peixes, naturalmente, eu não recomendaria. Por um lado, as ervilhas enlatadas são quase sempre menos nutritivas do que sua versão fresca. Além disso, elas possuem vários aditivos e conservantes que alteram sua composição química. Isso pode realmente torná-las perigosas para os peixes, especialmente para as espécies mais sensíveis;
Então, eu optaria pelas ervilhas frescas, especialmente porque não são caras e estão sempre disponíveis na maioria dos mercados. As ervilhas congeladas, por sua vez, também são uma boa opção, exceto que podem não ser tão frescas e nutritivas.
Quais são os principais benefícios da ervilha para os peixes?
Existem vários benefícios em alimentar os peixes de aquário com ervilhas, alguns dos quais você pode nem estar ciente. Confira abaixo:
1. Melhora a qualidade da água
As ervilhas possuem um teor de proteína pequeno em comparação com rações ou alimentos vivos. Por exemplo, 100 gramas de ervilhas contém apenas cerca de 5 gramas de proteína, em comparação com até 45 gramas para alimentos industrializados. Isso é ótimo para preservar a qualidade da água, pois a proteína é responsável por aumentar seus níveis de amônia.
Dessa forma, seu peixe fará mais cocô ao consumir ervilhas, mas o cocô não será tão tóxico quanto ao comer refeições ricas em proteínas. Naturalmente, não há como você evitar ter que fornecer refeições ricas em proteínas para peixes carnívoros, mas os onívoros não requerem tanto assim. Adicionar ervilhas à sua dieta é uma ótima jogada!
Veja também:
2. Os peixes vão se alimentar nos níveis inferiores
A grande maioria dos peixes se alimentam na superfície, principalmente aqueles que estão sempre morrendo de fome. A única exceção nesse caso são os peixes de fundo, que raramente deixam suas zonas de conforto próximas ao substrato.
O problema com a alimentação na superfície é que a água nessa região contém muito mais oxigênio dissolvido. Portanto, comer sempre lá também faz com que os peixes tomem alguns goles acidentais de ar atmosférico ao pegar a comida. Esse problema faz com que os peixes absorvam oxigênio em seu trato digestivo, causando inchaço e até levando à Doença da Bexiga Natatória em alguns casos.
Como as ervilhas costumam afundar, os peixes irão nadar até os níveis inferiores para se alimentar. Isso minimiza o risco de inchaço, mantendo-os saudáveis por mais tempo.
3. Mais controle na alimentação
As rações comerciais nem sempre são precisas em termos de descrição de nutrientes. Você não tem certeza se o alimento contém todos os nutrientes listados no rótulo ou se as proporções estão corretas. Mas você sabe o que as ervilhas contêm! Às vezes, é melhor alimentar os peixes com alimentos desse tipo do que recorrer a receitas mistas pré-fabricadas.
Se você possui peixes onívoros sabe que eles exigem alimentos com mais proteínas do que vegetais. As ervilhas são ótimas porque a proteína é mais difícil de digerir, e seus peixes sempre apreciarão seu excesso de fibras.
Veja também:
Como alimentar os peixes com ervilha?
1. Modo de preparo
Você precisa se atentar aos três principais modos de preparo abaixo antes de fornecer ervilhas para seus peixes:
- Ferver: Você precisará ferver as ervilhas antes de servi-las. Caso contrário, seu peixe não poderá consumi-las porque elas são realmente muito duras;
- Tirar a pele: O peixe não pode consumir a pele ou casca da ervilha, então você precisa descascá-la antes de adicionar no aquário. Sim, parece trabalhoso, mas é necessário! Descascar as ervilhas depois de cozidas fica muito mais fácil. Tome cuidado apenas para não se queimar!
- Esmague ou corte em pequenos pedaços: Agora você precisa esmagar as ervilhas ou cortá-las em pequenos pedaços. Eu prefiro amassar um pouco para facilitar o consumo. Você também pode cortá-las ao meio, desde que estejam macias e cozidas.
Esse é o modo de preparo necessário para fornecer as ervilhas para seus peixes. Acredite, eles irão consumi-las com muita facilidade, desde que tenham sido preparadas adequadamente.
Caso você tenha peixes constipados e que não estejam conseguindo afundar, considere enfiar as ervilhas em um palito e deixá-las em uma região onde eles consigam alcançar.
2. Qual a quantidade de ervilhas que os peixes podem comer?
A quantidade de ervilhas que você pode dar para seus peixes vai depender do tamanho deles. No geral, você deve separar porções assim como faria com qualquer outro tipo de alimento. Portanto, seus peixes precisam apenas de ervilhas suficiente para consumirem em alguns minutos. Todo o resto permanecerá no substrato como resíduo e irá se decompor, prejudicando a qualidade da água.
Felizmente, as ervilhas cozidas são fáceis de limpar depois que os peixes terminam de comer. Certifique-se de fazer isso para manter o ambiente mais limpo e saudável!
Veja também:
3. Quantas vezes os peixes podem comer ervilhas?
As ervilhas não são um componente alimentar vital em termos de teor de nutrientes. Embora contenham alguns carboidratos, fibras, vitaminas e minerais como Vitamina C e A, cálcio e ferro, as ervilhas não são tão nutritivas. Pelo menos não tanto quanto a ração que você comprou formulada especialmente para seus peixes.
Por isso, fornecer ervilhas ao peixe uma vez por semana para fins “relaxantes” e ajudar no processo digestivo deve ser suficiente!
4. As ervilhas congeladas são boas para os peixes?
Sim, as ervilhas congeladas são perfeitamente boas para os peixes, pois contém todo o teor de fibras que eles necessitam. Certifique-se apenas de prepará-las corretamente antes de fornecer para os seus peixes!
Conclusão
De um modo geral, as ervilhas não são exatamente um alimento mágico, pois não contêm todos os nutrientes que uma ração formulada especialmente para seu peixe possui. É por isso que a maioria dos aquaristas as usam como fonte de alimento suplementar para evitar que os peixes sofram problemas digestivos.
Uma pequena quantidade de ervilhas regularmente manterá o trato digestivo do peixe saudável e evitará que ele tenha problemas no futuro. Por isso, você não precisa tratar a ervilha como uma fonte de alimento diário, mas sim como um tratamento semanal para fins de saúde digestiva.
1 comentário
O Peixe betta pode comer cenoura cozida? da mesma forma que cozinha a ervilha?