Nesse artigo, separamos algumas dicas interessantes que podem te ajudar a diminuir o barulho do filtro do seu aquário!
Os aquários trazem a vida aquática para perto da gente e criam exibições de tirar o fôlego em nossas casas, mas também podem incomodar com seus filtros barulhentos. Às vezes, um zumbido elétrico do filtro ou da bomba soando o tempo todo pode irritar de tal forma, que a gente acaba até mesmo movendo o aquário de cômodo!
Há casos, por exemplo, em que o filtro emite ruídos de estalo ou sons semelhantes aos de uma queda d’água que podem provocar até dor de cabeça, dependendo do nível de irritação da pessoa.
Pela minha experiência pessoal, o único ruído aceitável é o zumbido causado pelos mecanismos de alimentação do filtro, que é quase inaudível se a unidade estiver bem posicionada. Qualquer outro tipo de ruído alto é um sinal claro de que algo está errado.
Tendo isso em mente, nesse artigo irei me aprofundar um pouco mais sobre o assunto para ajudá-lo a identificar e diminuir o barulho do filtro do seu aquário.
Veja também:
Como diminuir o barulho do filtro do aquário?
Primeiro de tudo, vamos analisar os principais sons que podem ser emitidos por um filtro de aquário.
Como deve ser o barulho de um filtro de aquário?
Como já mencionei acima, o filtro do aquário deve emitir um zumbido elétrico pouco alto, às vezes associado a uma ressonância da água corrente que pode ser bastante tranquila e calma.
Se o filtro for mais barulhento do que isso, provavelmente há algum problema no fluxo de água ou uma das partes móveis dentro da unidade.
No caso de um problema de fluxo, sons de zumbido se desenvolvem e aumentam quando não há água suficiente passando pelo sistema. Isso é criado principalmente por obstruções como sujeira e fuligem e, caso não seja resolvido rápido, pode resultar na queima da bomba do filtro.
Uma boa limpeza deve resolver esse ruído!
Por outro lado, uma peça quebrada causará mais ruídos e vibrações ao invés de zumbidos. Além disso, os barulhos só aumentarão com o tempo, à medida que o dano aumenta. Nesse caso, eu recomendo que você verifique o Impeller do filtro.
Abaixo, listarei mais algumas outras dicas sobre como diminuir o barulho no filtro do aquário.
Barulho de queda d’água no filtro
O barulho de queda d’água ou cachoeira é especialmente comum em filtros do tipo Hang-on, embora possa gerar um certo efeito calmante em frequências menores, pode ser algo realmente perturbador quando está alto.
Normalmente, o barulho de respingo é maior quando o nível da água está muito baixo, fazendo com que a água caia uma distância maior do que o ideal. Portanto, para consertar esse problema, basta apenas elevar um pouco o nível da água, até que ela chegue bem próximo à superfície de contato com o filtro.
Você também pode precisar definir um cronograma de reabastecimento da água que evapora rapidamente; que também causa a diminuição em seus níveis e o barulho do efeito cascata.
Veja também:
Como reduzir o barulho de queda d’água no filtro?
Acho que é interessante a gente se aprofundar um pouco mais na solução desse caso, porque é uma reclamação bastante comum.
Certamente, reabastecer a água é um remédio eficaz, mas devido à evaporação e ao excesso de respingos, essa solução pode ser um pouco incômoda. Portanto, primeiro tente diminuir o fluxo de água para evitar que ela caia com muita força e respingue por toda parte, antes de iniciar o cronograma de reabastecimento. Reduzir o fluxo de água resolverá problemas com quaisquer outros sons que possam te incomodar.
Uma outra dica é, novamente, aumentar o nível de água ou abaixar a saída do filtro e tentar deixá-la mais próxima a superfície. Você também pode adicionar esponjas na saída dele para diminuir o fluxo forte.
O barulho da bombinha de ar
Se tem algo extremamente barulhento são as famosas bombinhas de ar. Essas bombinhas são responsáveis por gerar bolhas que vão causar tensão na superfície da água e trazer um pouco de oxigenação para dentro do aquário.
Para começar, observe se a bombinha de ar está apoiada no móvel ou em qualquer outra coisa que possa gerar ruído. Se for esse o caso, tente apoiá-la em um pedaço de esponja ou espuma e deixe-a no chão, se tiver um carpete.
Há uma técnica muito interessante que o pessoal usa, que é deixar a bomba suspensa no ar dentro de grandes potes fechados com tampa (apenas com o furo para a saída do cano), assim eliminando o contato entre o corpo da bomba e o suporte.
Eu já utilizei essa técnica acima para resolver um problema que tinha no meu aquário. Funcionou perfeitamente!
Como consertar e diminuir o barulho de um filtro extremamente barulhento?
Como já mencionei lá em cima, qualquer filtro que esteja fazendo muito barulho e vibrando pode muito provavelmente ter uma peça quebrada dentro dele.
Mesmo assim, pode ser algo tão pequeno quanto uma entrada entupida ou o mecanismo de fixação. Portanto, antes de sair desmontando tudo, inspecione e resolva os problemas menores primeiro.
Coloque espumas ao redor do filtro para amortecer quaisquer ruídos que possam vir da unidade batendo contra o móvel do aquário. Em seguida, inspecione a entrada do filtro quanto a sujeira, como algas, cascalho ou partículas de areia que possam ter se abrigado no interior. Limpe as entradas e saídas para garantir um fluxo suave em todo o sistema.
Veja também:
Se o ruído persistir mesmo após a limpeza das saídas, é hora de desmontá-lo e inspecionar os componentes internos. Como os filtros possuem peças variadas, é melhor seguir as instruções do fabricante ao fazer isso.
Felizmente, a maioria dos tipos mais comuns de filtros são feitos com peças facilmente destacáveis, para que você possa removê-las, limpá-las ou substitui-las rapidamente.
Verifique o Impeller
Um dos principais problemas com os filtros ocorre por conta de uma peça que fica dentro dele chamada Impeller. Procure removê-la com cuidado e limpe-a com uma escova, mas caso alguma parte esteja quebrada, você terá que substitui-la. Na grande maioria das vezes, esse será o problema do barulho do seu filtro!
Os filtros do tipo Canister, por exemplo, também vêm com uma bomba de água embutida usada para mover a água de volta para o aquário. Se não conseguir sugar a água devido à obstrução ao redor do Impeller ou uma falha na própria bomba, o filtro deve ficar barulhento.
Portanto, depois de resolver todo o problema do Impeller, recomendo que você volte o foco para a bomba d’água.
Verifique a bomba d’água
Ao isolar o som dentro ou ao redor da bomba d’água e mesmo assim o barulho continuar, você já sabe quem é o culpado. Caso não tenha certeza, tente bombear a água manualmente, ignorando a bomba possivelmente danificada. Se ela falhar em qualquer um dos dois testes, inspecione-a em busca de peças quebradas, rachaduras ou detritos presos nela.
Você pode consertar a bomba de água e substituir as peças danificadas se puder identificá-las.
Dependendo do tipo de filtro que você possui, poderá encontrar facilmente as peças de reposição em pet shops ou grandes lojas online, como Amazon, Mercado livre, entre outras.
Conclusão
Identificar a causa do barulho do filtro do aquário pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Há muitos fatores que influenciam como, por exemplo, ruídos no móvel do aquário, problemas com as bombas de ar ou mesmo no Impeller.
Investigar as causas seguindo etapas simples de manutenção, fará com que você identifique o problema do seu filtro. Na grande maioria das vezes, dependendo do modelo, você encontrará peças de reposição em grandes lojas com muita facilidade.
As dicas desse artigo podem não abafar totalmente o barulho do seu filtro, mas podem te ajudar a ter um pouco mais de sossego!