Nesse artigo, separamos algumas das principais dicas sobre como eliminar as famosas algas em um aquário marinho.
Você está tendo problemas com grandes quantidades de algas vermelhas, diatomáceas marrons, filamentosas ou outro tipo de alga em seu aquário marinho? Há uma série de fatores a serem considerados ao tentar descobrir porque você está enfrentando esse problema.
Quais são os fatores que influenciam no crescimento das algas?
O crescimento de qualquer tipo de alga em um aquário marinho é baseado nos seguintes fatores:
- Intensidade e a qualidade da luz a qual estão expostas;
- Quantidade de nutrientes que elas têm para se alimentar;
- Quantidade de nitrato e fosfato e, para as diatomáceas, os silicatos de que precisam para se alimentar;
- Uso de água imprópria ou não tratada adequadamente. (A água da torneira geralmente contém nitrato, fosfato e outros elementos indesejados);
- Uso de mistura de sal marinho de baixa qualidade. (Aquele que contém nitrato, fosfato ou outros elementos indesejados);
- Cuidados de manutenção deficientes ou inadequados do aquário;
- Baixo fluxo ou circulação de água;
- Falta de comedores de algas;
A aparência e o crescimento de algas em um aquário marinho não é algo totalmente ruim, é apenas a ordem natural das coisas. Na verdade, isso mostra que o aquário é equilibrado e saudável, e o cultivo de formas de macroalgas é realmente benéfico para todas as criaturas que o habitam.
As algas se tornam um problema quando crescem fora do controle e começam a cobrir todas as estruturas do aquário. Os fatores mencionados acima promovem o crescimento de algas e, por isso, você deve ficar de olho neles para evitar que isso aconteça!
Como eliminar as algas do aquário?
Abaixo, confira alguns dos principais métodos sugeridos que podem ajudar a eliminar, reduzir ou controlar o crescimento de algas no seu aquário marinho:
- Remova as algas com as mãos. Procure remover a maior quantidade de algas possível usando as mãos ou através de um sifão;
- Regule a intensidade da luz para mais ou para menos. Por exemplo, para algas verdes utilize menos luz, algas acastanhadas utilize mais luz;
- Tente reduzir o excesso de nutrientes utilizando um Skimmer de proteína;
- Reduza a quantidade de Nitrato e Fosfato no aquário;
- Reduza os silicatos usando um substrato adequado (cascalho ou areia). Por exemplo, os substratos de aragonita são os melhores para esses casos;
- Utilize água de RO (usando um Filtro de Osmose Reversa) durante as trocas parciais de água;
- Compre misturas de sal marinho de alta qualidade. (Tenha cuidado ao escolher o carbono também, pois isso pode introduzir elementos indesejados);
Aumente ou diminua o fluxo de água do aquário
Aumente ou diminua o fluxo / circulação de água no aquário, dependendo do tipo de alga presente. Por exemplo, espécies de cianobactérias, como algas vermelhas, preferem áreas com baixa corrente, enquanto a maioria das espécies filamentosas preferem águas com fluxo forte.
Adicione comedores de algas
Adicione comedores de algas. Vários tipos de algas verdes, marrons e vermelhas podem servir de fonte de alimento para muitos peixes e invertebrados, e muitas espécies de macroalgas são realmente cultivadas para essa finalidade. Existem muitos habitantes marinhos que dependem das algas para viverem felizes e saudáveis. Os famosos Cirurgiões e Tangs das espécies Zebrasoma e Ctenochaetus, e a maioria dos Peixes Anjo são exemplos excelentes.
Caso seus peixes não consigam acompanhar o crescimento das algas, você pode retirá-las com as mãos periodicamente para mantê-las sob controle sem erradicá-las por completo. Além disso, a introdução de herbívoros adicionais como caramujos e caranguejos, bem como estrelas-do-mar, também ajuda no processo de consumo de algas.
Evite usar produtos químicos
Existem muitos produtos químicos vendidos no mercado para remoção e controle de algas, mas achamos que a manutenção adequada do aquário é a chave para o sucesso! Com um bom gerenciamento, as algas não devem ser um problema pra você. Na verdade, a única vez em que verá um crescimento de algas excessivo será quando você perder algumas limpezas de rotina tanto do aquário quanto do filtro.
Se você acha que precisa usar produtos químicos para corrigir o problema com algas, procure alguma loja e um especialista no assunto para que ele possa recomendar e te orientar sobre o uso correto desses produtos. Esteja ciente de que, embora os produtos não sejam tóxicos para os peixes, as algas mortas podem fazer com que os níveis de amônia ou nitrito aumentem, o que pode rapidamente tornar o ambiente tóxico.
Monitore a qualidade da água sempre que adicionar produtos químicos e faça trocas parciais conforme necessário para mantê-la adequada para os peixes.