Nesse artigo, iremos te dar algumas dicas muito importantes sobre como escolher um aquário ideal para iniciar no aquarismo!
Então você decidiu que quer comprar um aquário mas não faz nem ideia por onde começar? Fique sabendo que montar um aquário e cuidar de peixes é uma tarefa muito prazerosa e, por mais incrível que pareça, você vai aprender muita coisa sobre a vida marinha e vai se apaixonar pelas incríveis criaturas que habitam esses ambientes.
Nesse artigo, eu te darei algumas dicas valiosas que vai te ajudar na escolha do aquário ideal para criar seus peixes.
Como escolher um aquário?
Esse é um dos maiores dilemas para quem está iniciando nesse fantástico mundo do aquarismo. Escolher o tamanho e o aquário ideal estará diretamente relacionado ao tipo e a quantidade de peixes que você pretende criar dentro dele.
Não basta você sair simplesmente comprando a maior quantidade de peixes possível e colocar todos eles em um ambiente apertado. Pode ter certeza de que isso dará bastante errado e, por conta disso, você pode acabar se frustrando e desistindo do hobby.
Escolher o aquário correto influencia no que chamamos de capacidade de suporte (oxigênio dissolvido na água / quantidade de peixes). Além disso, fora escolher o aquário você também deve providenciar filtro, iluminação, termostato, substrato e decorações compatíveis com as espécies que pretende criar.
No começo, isso pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas quando você aprende um pouco mais sobre as necessidades dos peixes, o processo fica até fácil.
Comece sempre pelo básico, então eu recomendo que você leia essa lista com os 5 peixes ideais para quem está iniciando no aquarismo. À partir da escolha dos peixes, você começará a ter uma base sobre que tipo de equipamento precisará adquirir para criá-los.
Veja também:
Devo levar em consideração apenas a litragem do aquário?
Uma coisa que você precisa ter em mente na hora de escolher um aquário é que você não deve apenas olhar para a litragem dele. Por exemplo, dois aquários podem ter a mesma litragem mas dimensões diferentes em relação a superfície e altura.
Caso você esteja pensando em montar um aquário plantado, a área de superfície deve ser maior, ou seja, o aquário deve ser mais retangular.
Mas qual é a necessidade disso?
Aquários retangulares possuem uma área de superfície maior, isso quer dizer que ele terá melhor dissolução de gases e oxigenação, sendo o tipo ideal para quem está começando no aquarismo, por exemplo.
A falta de oxigenação é um dos maiores problemas enfrentados nas montagens de aquaristas iniciantes, então, fique de olho nisso!
Veja também:
Qual é a litragem mínima recomendada para um iniciante no aquarismo?
Se você já andou pesquisando sobre o tema, deve ter percebido que aquários pequenos não são ideais para iniciantes. Mas qual é o principal motivo disso?
Aquários pequenos costumam ser muito instáveis, os parâmetros flutuam com mais facilidade. Isso quer dizer que quaisquer alterações e erros que você cometer pode ser fatal para seus peixes.
A litragem mínima do aquário para um iniciante vai depender do tipo de espécie e da quantidade de peixes que você pretender criar dentro dele.
No geral, eu sempre recomendo que um iniciante no aquarismo comece com um aquário que possua no mínimo 60 litros. Um aquário com essa litragem ainda possibilitará que o aquarista corrija um erro que tenha cometido sem afetar muito a saúde dos peixes.
Veja também:
Existe alguma regra para escolher a quantidade de peixes?
A única regra que você deve seguir de fato é saber qual é a necessidade de comportamento dos peixes que você está criando.
Há peixes que preferem viver sozinhos, enquanto outros só vivem bem em grupos compostos por no mínimo seis ou mais de sua espécie. Novamente, aqui você vai precisar estudar e verificar quais são os requisitos dos peixes, para evitar que eles vivam sozinhos ou acompanhados de espécies que sejam incompatíveis entre si, por exemplo.
Há uma regra muito usada por aquaristas que diz o seguinte: você pode adicionar 1 centímetro de peixe por litro de água. Por mais que ela não seja uma regra universal, ainda assim é muito usada para calcular a quantidade de peixes que você pode adicionar dentro do aquário.
Procure levar essa regra apenas como uma diretriz para definir a quantidade de peixes, pois você não vai querer adicionar um Kinguio (Peixinho Dourado), que pode alcançar até 25 centímetros, em um aquário com 25 litros, né? Então, novamente, pesquise suas características antes de sair comprando tudo aquilo que vê pela frente!
Veja também:
Afinal, qual é o aquário ideal para mim?
Por mais incrível que isso possa parecer, o aquário ideal é aquele que cabe no seu orçamento! No entanto, quanto maior for a litragem dele, mais estáveis serão seus parâmetros. Isso incluir, por exemplo, a temperatura, parâmetros como pH, gH, kH e etc.
Tenha em mente que aquários pequenos são usados apenas por aquaristas experientes. Na maioria das vezes, esses ambientes estão com equipamentos caros que servem para controlar diferentes tipos de parâmetros e manter a qualidade da água sempre alta.
Portanto, se estiver iniciando no aquarismo, adquira um aquário com no mínimo 60 litros, pois você terá muito menos dor de cabeça na hora de controlar seus principais parâmetros. Tendo isso em mente, seus peixes não sofrerão tanto caso você cometa algum deslize, como alterar a temperatura da água de maneira brusca, não realizar limpeza de forma adequada, entre outros problemas.
Conclusão
Como você pôde ver, escolher um aquário para iniciar no aquarismo pode até parecer uma tarefa difícil, mas de fato, não é nada disso! Eu apenas recomendo que você tome um pouco de cuidado e não faça compras apenas por impulso. É bastante comum a gente se encantar com tudo aquilo que o aquarismo pode oferecer, mas ao mesmo tempo, é decepcionante quando as coisas começam a dar errado.
Antes de tudo, visite uma loja e veja quais peixes você gostaria de criar em um aquário. Depois disso, faça uma pesquisa para verificar quais são as suas principais características e necessidades. Por fim, quando você já tiver tudo em mãos, escolha o aquário, compre os equipamentos, realize a Ciclagem dele e seja feliz com seus peixes!