Nesse artigo, confira algumas dicas interessantes sobre como saber quando uma carpa está grávida!
As carpas, tanto os machos quanto as fêmeas, exibirão uma grande variedade de comportamentos durante o períodos de desova. No entanto, é importante entender as razões por trás de suas ações.
Continue lendo o artigo para descobrir como saber se sua carpa está grávida e o que fazer nesses casos.
Como saber que uma carpa está grávida?
Comportamento pré-desova de uma carpa
É extremamente importante saber como uma carpa se comporta antes do início da desova. Isso permitirá que você fique ciente de quaisquer ovos caídos que já estejam dentro do lago ou aquário. Agora, se você não quer saber de reprodução dos seus peixes, certifique-se de retirar as fêmeas que estejam com ovos para que elas não sejam fertilizadas pelos machos.
Infelizmente, uma carpa fêmea grávida é alvo de comportamentos agressivos vindo dos machos. Os machos batem nelas até que soltem seus ovos! Portanto, se você vir qualquer fêmea mais fraca ou machucada, convém separá-la do restante dos peixes.
Veja também:
Além disso, as carpas são canibais! Isso significa que elas podem chegar a comer seus próprios ovos ou filhotes. Então, se você quiser protegê-los, precisará ficar de olhos abertos para evitar a predação!
Durante o período de pré-desova, as fêmeas ficarão com um apetite voraz e procurarão por comida por todos os cantos. Fora isso, elas também passarão boa parte do tempo escondidas entre plantas e rochas.
Os machos, por outro lado, perseguirão as fêmeas ao redor do lago ou aquário. Todos os peixes estarão bem mais ativos do que o normal.
Sinais de que uma carpa está grávida
Fique ciente de que pode não ser muito fácil diferenciar uma carpa fêmea que esteja ou não grávida. A principal diferença está em seu tamanho!
Idade e tamanho
Quanto mais velha for uma carpa, maior será seu tamanho. E, naturalmente, mais sexualmente ativa!
As fêmeas atingem a maturidade sexual quando têm entre três e cinco anos de idade. Nessa fase da vida, elas provavelmente estarão com cerca de 25 centímetros de comprimento.
Considerando isso, se você vir uma fêmea bastante gorda, mas que não tenha atingido esse comprimento, pode significar que ela esteja comendo demais. Por outro lado, uma fêmea roliça, com no mínimo 25 centímetros, pode estar realmente grávida.
Aparência
A aparência é um indicador infalível da gravidez de uma carpa. As fêmeas que estejam carregando seus ovos terão uma protuberância, essa protuberância costuma ser para um lado específico do corpo.
Além disso, as fêmeas grávidas serão muito maiores do que os machos. Não apenas os machos são inerentemente menores do que elas, mas a protuberância da gravidez lhes dará um aumento adicional no tamanho.
Outro ponto que você deve considerar é que uma fêmea com menos de 25 centímetros de comprimento, mas parecendo grávida, pode, de fato, estar sofrendo de alguma doença. É bom analisar!
Veja também:
Comportamento do macho
Como mencionamos antes, as fêmeas grávidas tendem a se esconder em plantas e rochas. Se você não conseguir identificar uma fêmea, olhe para os machos.
No período de pré-desova, os machos ficam muito mais ativos e nadarão em pares. Este é um bom sinal para saber que as fêmeas estão cheias de ovos.
Os pares de machos são formados para que ambos possam colidir contra as fêmeas, cada um de um lado. Isso fará com elas soltem seus ovos mais rapidamente.
Comportamento da fêmea
As fêmeas mostram um comportamento bastante incomum no período de pré-desova.
Quando uma fêmea está grávida, ela procura ativamente lugares onde possa colocar seus ovos. Esses lugares podem ser rochas e plantas em margens de lagos. Depois de encontrar um local adequado, ela começará a limpá-lo.
Limpar a área torna muito mais fácil para os ovos grudarem, mas infelizmente quase nem sempre eles sobrevivem. As carpas muitas vezes podem confundi-los com comida!
Por quanto tempo uma carpa fica grávida?
Todo o período de desova de uma carpa pode durar até uma semana ou mais. A fêmea procurará certos fatores ambientais que afetarão suas condições hormonais para que possa liberar seus ovos.
No entanto, você precisará ficar alerta durante o período de desova, pois os peixes costumam ficar muito ativos!
Veja também:
Como são os ovos de uma carpa?
Os ovos de uma carpa são bastante pequenos em tamanho, medindo alguns milímetros de diâmetro. Eles são principalmente redondos e translúcidos, e podem grudar na maioria das superfícies.
Quando esses ovos são fertilizados e começam a se desenvolver, você poderá ver uma forma acastanhada semelhante a uma semente e alguns deles com pequenos pontos pretos. Estes pequenos pontinhos geralmente são os olhos dos filhotes!
Além disso, ovos que não estejam fertilizados servirão apenas para diminuir a qualidade da água através da decomposição. Esses ovos terão uma aparência branca leitosa. Eu recomendo que você remova imediatamente esses ovos para evitar problemas!
Como cuidar dos filhotes de uma carpa?
Os ovos fertilizados levam cerca de uma semana para eclodir completamente.
No início, os alevinos se alimentam de seus sacos vitelinos para obter os nutrientes que necessitam. Depois de dois ou três dias, eles começarão a nadar ao redor do lago ou aquário.
Os filhotes não são capazes de nadar muito bem nos primeiros dias. Eles vão querer ficar escondidos em meio as decorações e plantas. Esta é a razão pela qual é recomendado separar os ovos. Isso garante proteção total para eles!
Uma vez que os filhotes se acostumem a nadar, você deverá alimentá-los entre quatro e cinco vezes por dia. É melhor fornecer alimentos líquidos desde o início e rações trituradas mais tarde. Você também pode alimentá-los com artêmias ou bloodworms assim que eles começarem a crescer.
Por fim, os filhotes devem ser mantidos no aquário de reprodução até que tenham atingido cerca de sete centímetros de comprimento. Isso acontece quando eles têm entre quatro e seis semanas de idade.
Conclusão
Criar carpas requer um certo nível de atenção devido à atividade caótica que pode ser gerada dentro do lago. No entanto, esse processo é realmente uma experiência gratificante.
Na verdade, o processo em si não é muito difícil; embora seja necessário uma atenção especial por parte do criador para evitar a predação e ovos não fertilizados que possam estar apodrecendo dentro do lago ou aquário!