Nesse artigo, listamos 11 peixes compatíveis com o famoso Tetra Mato Grosso. Confira quais são suas principais características e necessidades.
O Tetra Mato Grosso é um maravilhoso peixe de água doce bastante comum no cenário de aquarismo. Além de ser um peixe muito bonito, esse carinha é resistente e ideal para iniciantes no hobby.
Se você está em busca de informações sobre peixes compatíveis com o Tetra Mato Grosso, chegou ao lugar certo. Nesse artigo, confira uma lista com os 11 melhores peixes para conviver junto deles!
11 peixes compatíveis com o Tetra Mato Grosso
1. Tetra Neon
- Tamanho: Até 4 cm;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de oito peixes;
O Tetra Neon é bastante popular graças às suas cores vibrantes. A espécie é muito comum em diversos tipos de montagem pois costuma nadar sempre em cardumes, trazendo um tipo de beleza única ao ambiente.
Por nadarem sempre em grupos e também por terem as mesmas condições em relação aos parâmetros de água do Mato Grosso, o Tetra Neon se torna um dos melhores companheiros para esses peixes.
2. Tetra Enfermeirinha
- Tamanho: Até 5,5 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de seis peixes;
O Tetra Enfermeirinha é um excelente companheiro para o Tetra Mato Grosso, pois é fácil de manter, pacífico e adora viver em grupos. A espécie tende a preferir nadar na região intermediária e superior do aquário, e você precisará colocar uma tampa bem ajustada para evitar que eles saltem.
No geral, por mais que seja um nadador ativo e rápido, não causará nenhum tipo de problema se for mantido com o Mato Grosso, pois esse peixe costuma ter a fama de ser um dos mais pacíficos disponíveis no hobby.
3. Peixe Espada
- Tamanho: Até 14 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um macho e três fêmeas;
O Peixe Espada é bastante comum em aquários domésticos, pois é fácil de cuidar e é considerado um dos mais resistentes disponíveis.
A espécie pode conviver tranquilamente com o Tetra Mato Grosso, uma vez que costuma ser bastante ativa e possui nado bem rápido. Certifique-se apenas de adicionar um macho e três fêmeas dessa espécie para que eles possam se sentir confortáveis no ambiente.
4. Ramirezi
- Tamanho: Até 3,4 cm;
- Nível de Cuidado: Moderado / Difícil;
- Tamanho do aquário: 75 para um casal;
O Ramirezi é considerado por muitos um peixe relativamente difícil de criar, pois precisa de condições muito boas de água para prosperar.
Esses peixes costumam ser pacíficos em relação aos outros habitantes do aquário, mas podem ser agressivos entre eles. Caso você esteja pensando em adicioná-los com o Tetra Mato Grosso, eu recomendo que você crie muitos esconderijos e adicione um casal deles no aquário, pois assim ficarão ocupados cuidando um do outro.
5. Rasbora Galaxy
- Tamanho: Até 2,1 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um cardume desses peixes;
O Rasbora Galaxy é um peixe bem pequeno e muito pacífico, ideal para viver em aquários comunitários com outras espécies de mesmo temperamento.
Por mais que esses peixes sejam de nado lento, ainda assim podem conviver tranquilamente com o Tetra Mato Grosso. Você precisa apenas se certificar de mantê-los em grupos para que se sintam mais seguros e livres para nadar.
6. Tetra Negro
- Tamanho: Até 7,5 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um grupo de oito peixes;
O Tetra Negro é considerado um peixe bastante brincalhão e pacífico. Ele adora nadar em cardumes e não costuma incomodar seus companheiros de aquário. Embora precise de água levemente alcalina, um pH neutro pode ser bom tanto para eles quanto para o Tetra Mato Grosso.
As duas espécies raramente entrarão em briga, mas o Tetra Negro poderá mordiscar as nadadeiras de peixes mais lentos e que sejam mais coloridos.
7. Cobrinha Kuhli
- Tamanho: Até 12 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um único exemplar;
Existem muitas espécies de botias disponíveis, mas a Cobrinha Kuhli é uma das mais comuns.
A espécie se parece mais com uma enguia do que com um peixe pra falar a verdade. Por ser um animal que vive no fundo do aquário, não irá causar nenhum tipo de problema para o Tetra Mato Grosso.
Além disso, a Cobrinha Kuhli é um animal fácil de cuidar, não é nada exigente e come tudo aquilo que puder encontrar no substrato do aquário.
8. Paulistinha
- Tamanho: Até 7 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de seis peixes;
O Paulistinha é um peixe de água doce pacífico, fácil de cuidar e é considerado um dos mais resistentes disponíveis no aquarismo. Eles se dão bem em grandes cardumes, nadam rápido e são bons companheiros de aquário para o Tetra Mato Grosso.
Além disso, a espécie está na lista de ideais para iniciantes no hobby.
9. Coridora Pimenta
- Tamanho: Até 6,6 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de seis peixes;
Há uma variedade enorme de coridoras disponíveis no aquarismo. Uma das mais comuns é a famosa Coridora Pimenta, que possui cor bronzeada com manchas pretas espalhadas pelo corpo.
Por ser um animal que vive na região do fundo do aquário, não incomodará o Tetra Mato Grosso. Você deve apenas se certificar de mantê-las em grupos com no mínimo seis peixes para que possam se sentir seguras.
10. Barbo Sumatra
- Tamanho: Até 7 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 60 litros pra um grupo de seis peixes;
O Barbo Sumatra têm a fama de ser um peixe que adora beliscar as nadadeiras de outras espécies, portanto, se você planeja mantê-lo em um aquário com o Tetra Mato Grosso, certifique-se de adicionar um grupo com no mínimo seis peixes. Dessa forma, ele se sentirá mais seguro e não incomodará os outros peixes do aquário.
Uma boa dica aqui é investir nas decorações. Procure criar muitos esconderijos formados com troncos, rochas e plantas, pois assim você cria quebras nas linhas de visão dos peixes e evita que eles acabem se agredindo.
11. Molinésia
- Tamanho: Até 7,5 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 72 litros para um macho e três fêmeas;
Assim como o Peixe Espada, a Molinésia é uma excelente companheira para o Tetra Mato Grosso. A espécie é considerada bastante resistente, fácil de cuidar e costuma nadar bem rápido.
Caso queira mantê-las em um aquário com o Tetra Mato Grosso, procure adquirir no mínimo um macho e três fêmeas, pois assim o macho ficará sempre perseguindo as fêmeas em busca de acasalamento, deixando quaisquer outros peixes em paz.
Conclusão
O Tetra Mato Grosso é classificado como um peixe semi-agressivo, e há muitas espécies que podem conviver com ele em um aquário. Se você deseja manter esses peixes por muito anos, é importante escolher os companheiros certos. Alguns dos peixes mais resistentes do mundo do aquarismo também são os companheiros perfeitos para o Tetra Mato Grosso, o que é uma coisa boa.
Espero que esse artigo possa ter te fornecido todas as informações necessárias que você procura. Quaisquer comentários ou recomendações serão muito bem-vindas na seção de comentários abaixo.