Será que deixar meu aquário exposto à luz solar direta é uma boa ideia? Confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Ao contrário da maioria dos outros animais de estimação, os peixes dependem muito de seus donos quando se trata de oxigênio e um ambiente para prosperar. Portanto, é nossa responsabilidade garantir que o aquário tenha todos os equipamentos necessários para manter os peixes vivos e saudáveis.
Dependendo da época do ano, pode ser que o sol bata na janela do seu quarto ou sala e acabe iluminando todo o seu aquário. Mas será que a luz solar direta no aquário é uma boa ideia? Continue lendo o artigo para conferir!
Luz solar direta no aquário é uma boa ideia?
Muitos especialistas não recomendam isso! A luz do sol pode trazer problemas para o sensível ecossistema de um aquário, causando o surgimento de algas, aumentando a temperatura da água e estressando os peixes.
A luz solar vai causar o surgimento de algas
Deixar o aquário exposto à luz solar direta é uma péssima ideia, pois o excesso de algas causado pela sua exposição, pode trazer inúmeros problemas para o ambiente como um todo.
Por exemplo, o excesso de algas libera toxinas nocivas e reduz os níveis de oxigênio no aquário. Além disso, o excesso de algas também pode fazer com que você tenha que limpar o aquário mais vezes, ou seja, um monte de limpeza extra desnecessária!
Você precisa ter bastante cuidado com as algas. Elas podem surgir de inúmeras fontes como, por exemplo, superalimentação dos peixes ou luzes artificiais acesas por mais tempo do que o recomendado.
Algumas coisas que podem ajudar no controle de algas são o uso de plantas naturais e um cronograma de limpeza regular do aquário.
Veja também:
Você terá peixes estressados
Além do acúmulo de algas, um aquário que esteja recebendo luz solar direta, poderá ter peixes doentes e com seus níveis de estresse elevados. Não se esqueça que os peixes podem ficar estressados assim como você!
Peixes que estão estressados apresentam os seguintes sintomas:
- Ficam próximo à superfície do aquário ofegantes, indicando que há problemas para obter oxigênio. As possíveis causas incluem baixa concentração de oxigênio devido à má circulação da água, toxinas que danificaram suas brânquias e altos níveis de amônia ou nitrito;
- O peixe não se alimenta da mesma maneira que antes;
Entender os peixes é um processo mais difícil do que entender um cachorro ou gato. Os peixes, por exemplo, não têm seus rabos abanando como os cães ou os sons audíveis que os gatos fazem.
Embora a água geralmente forneça uma barreira protetora muito boa contra a maioria dos comprimentos de onda de luz ultravioleta – sabe-se que alguns comprimentos de onda médios e longos podem penetrar na água por alguns centímetros, ainda mais se a água do aquário for muito cristalina. Isso pode causar até mesmo queimaduras solares em peixes! Acredite!
Seu aquário sofrerá com alterações na temperatura da água
Imagine o cenário: você está com febre em uma sala fria sem um casaco pra te aquecer, logo você começa a se sentir desconfortável. Então, o que você faz? Procura um casaco e um ambiente quentinho para te aquecer!
Os peixes não possuem essa mesma sorte e, por isso, caso seu ambiente comece a esquentar e ele esteja acostuma com a água fria, poderá adquirir alguns problemas de saúde e morrer rapidamente.
O aumento da temperatura também reduz a quantidade de oxigênio dissolvido na água. Quanto mais peixes você tiver, mais importante será manter a temperatura sempre estável para todos eles.
O que acontece se meu peixe não receber luz suficiente?
Peixes tropicais que estejam em ambientes com nenhuma luz podem ficar letárgicos ou até mesmo parar de comer. A iluminação pode ser fornecida a partir de uma luminária colocada em cima do aquário ou mesmo da luz artificial da sala da sua casa ou quarto.
Insisto em deixar meu aquário sob luz solar direta
Se mesmo com os conselhos acima você decidir deixar seu aquário sob luz solar direta, é bom estar preparado para ter um trabalho extra. Aqui está o que você precisa saber para manter seu aquário nessas condições:
Encontre um meio de sombrear o aquário
É muito importante que você tenha uma maneira de deixar o aquário na sombra durante a hora mais quente do dia. Se você não puder sombreá-lo, a temperatura do aquário pode subir muito, causando estresse e a morte dos peixes.
Veja também:
Adquira peixes comedores de algas
Você deve incluir peixes ou invertebrados que adoram se alimentar de algas no aquário. Algumas excelentes opções incluem, por exemplo, caramujos, limpa vidro, camarões entre outros.
Realize manutenções com mais frequência
Uma boa manutenção no aquário é muito importante caso você o mantenha sob luz solar direta.
Nesse caso, por exemplo, você precisará realizar mais trocas parciais de água e testar a qualidade dela com frequência para ter certeza de que está boa para seus peixes.
Outra coisa que você vai precisar limpar com frequência são as algas que se formarão nas plantas e decorações. Além disso, certifique-se de ficar de olho na temperatura da água e realizar trocas parciais caso ela atinja níveis muito altos.
Adicione plantas naturais
Adicionar plantas naturais ao aquário também ajudará a combater a proliferação de algas. As plantas competem pelos menos nutrientes que as algas , então a luz solar direta extra junto com um bom sistema de CO2, deve ajudar suas plantas a superar qualquer alga no aquário. Além disso, as plantas também ajudarão a manter a qualidade da água.
Conclusão
Como você pode ver, não é uma boa ideia deixar o aquário sob luz solar direta, a menos que você esteja preparado com o trabalho extra e tenha um sistema de CO2 bom para alimentar suas plantas.
Eu recomendo que você coloque seu aquário em um local visível, mas que fique longe de janelas ensolaradas. Pode ter certeza que seu aquário ficará bonito do mesmo jeito, por mais que não haja luz solar direta sobre ele.