O que é um aquário biótopo? Descubra o que é quais são as vantagens e desvantagens de possuir esses famosos aquários.
Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas de fato, o que é um aquário biótopo?
Um aquário biótopo nada mais é do que um aquário que reproduz com extrema exatidão um determinado lugar da natureza. Ele replica o habitat de determinada espécie, como troncos, areia e plantas. Isso significa que teria a aparência exata caso você fosse mergulhar no mesmo lugar na natureza.
Os aquários biótopos modernos são muito mais específicos, pois representam determinadas áreas de um lago, riacho ou rio.
Quais são as vantagens de ter um aquário biótopo?
Ao criar um habitat semelhante ao que os peixes vivem na natureza, os animais devem se estressar menos, mostrar um comportamento mais natural, e até mesmo, dependendo da espécie, se reproduzir. Alguns peixes capturados na natureza podem até mesmo mudar sua coloração e comportamento se estiverem em um aquário que represente exatamente seu habitat na natureza. Com certeza se sentirão em “casa” e ficarão mais felizes!
Peixes que vivem em um mesmo biótopo evoluíram para viver juntos e cumprir papeis diferentes na natureza, portanto, segundo os mais puristas, manter peixes nessas condições é a melhor maneira de mantê-los em aquários.
Quais são as desvantagens de um aquário biótopo?
No entanto, há algumas desvantagens em tentar reproduzir um aquário biótopo. Pode ser difícil descobrir o que convive com o que, e principalmente, você pode ter dificuldades em obter as espécies que necessita para reproduzir determinado biótopo.
Mesmo que você consiga os peixes e a plantas corretas, será que conseguiria pegar os troncos e deixar os parâmetros da água iguais aos que eles vivem na natureza?
Para praticamente toda espécie, existe um predador, portanto, os biótopos também estão longe de ser idílicos. Predadores e presas não devem ser confinados juntos no mesmo aquário biótopo, pois o inevitável acontecerá. Não é justo colocar peixes em perigo! Assim, como todo biótopo, também deve haver alguma licença poética para sua criação.
Exemplos populares de um aquário biótopo
Alguns biótopos são fáceis de reproduzir. Os ciclídeos do Lago Malawi não existem em nenhum outro lugar da Terra; portanto, manter todos esses animais juntos, você está, em teoria, criando um biótopo de ciclídeos do Malawi.
A América do Sul, mais especificamente a bacia amazônica, mesmo que bastante variada, ainda possui alguns biótopos muito comuns criados por aquaristas.
Que tal um aquário biótopo com águas negras contendo peixes do Rio Negro, aqui do Brasil? Lá é o lar de Neon e Rodostomus, por exemplo!
Se envolva com seu aquário
Procure pesquisar sobre os peixes que você possui e veja se eles costumam viver juntos na natureza. Assim como também, avalie a decoração e verifique os parâmetros da água. Um biótopo não precisa ser enorme. Pesquise o habitat de seus peixes e monte um aquário específico para eles. A pesquisa pode ser algo divertido e é uma maneira de manter os seus peixes em um ambiente mais natural possível, além de oferecer a oportunidade de vê-los como se estivessem na natureza!
2 Comentários
Pingback: Posso colocar um bambu da sorte dentro do meu aquário? - MyAquarium
Pingback: Qual é a diferença entre um Aquário, Terrário, Paludário e Riparium? | MyAquarium