Por que será que o meu peixe Kinguio não quer comer? Confira quais são as principais causas e veja como solucionar esse problema!
Alimentar os peixes é um dos momentos mais agradáveis no hobby de aquarismo. Caso eles estejam saudáveis, é bem provável que fiquem extasiados quando você estiver chegando perto do aquário para alimentá-los. Com um pouco de paciência e prática, você pode até mesmo treinar seus peixes a comer na sua mão.
De um modo geral, os kinguios são peixes que devoram tudo aquilo que encontram pela frente, mas quando não demonstram interesse algum pela comida, é um sinal de que algo pode estar errado.
Abaixo, listarei alguns dos principais sintomas e suas possíveis soluções para os casos onde seu peixe kinguio não esteja aceitando nenhum tipo de alimento.
Por que meu peixe kinguio não quer comer?
O peixe está nadando torto?
Caso seu peixe kinguio esteja nadando de lado ou nadando de cabeça pra baixo, ele pode estar com a Doença da Bexiga Natatória. Sobretudo, isso pode ter acontecido por conta dele ter comido demais.
A bexiga natatória é o órgão responsável por manter o equilíbrio do peixe na água e mantê-lo na profundidade desejada. Quando um peixe come demais, por exemplo, ele pode acumular gordura ao redor desse órgão ou ficar constipado, o que pode pressionar a bexiga natatória, tirando seu equilíbrio.
Como solucionar esse problema?
Procure não alimentar o peixe nas próximas 48 horas, pois isso pode ajudar a limpar seu sistema digestivo. Se ele ainda estiver nadando torto, ofereça uma ou duas ervilhas cozidas sem casca. As ervilhas são ricas em fibras e poderão ajudar um peixe que esteja com essa dificuldade.
O kinguio pode estar constipado
Caso seu peixe kinguio fique no fundo do aquário, ele pode estar constipado. Um peixe que esteja constipado, por exemplo, vai ficar sempre no fundo do aquário, ao invés de ir para a superfície tentar comer o alimento que você está fornecendo.
Como solucionar esse problema?
A solução para esse problema é a mesma da anterior. Você deve usar uma ervilha cozida sem casca para alimentar o peixe, e deve deixá-lo sem comer por até 48 horas. As coisas devem normalizar!
Teste a qualidade da água do aquário
A má qualidade da água é talvez a principal causa de todos os problemas enfrentados pelos peixes de aquário. Os kinguios, por exemplo, preferem águas mais frias – por volta dos 23ºC – do que a maioria dos outros peixes tropicais.
Além disso, os kinguios produzem muitos resíduos, o que se traduz no risco de ter níveis elevados de nitratos que podem causar problemas no organismo do animal.
Como solucionar esse problema?
Utilize um bom kit de testes para garantir que os níveis de amônia e nitrito estejam zerados, e que os níveis de nitrato estejam nos limites aceitáveis. Realizar uma troca parcial de água pode ser o suficiente para devolver o apetite para o seu peixe kinguio.
Abaixo, listarei alguns dos principais produtos disponíveis para testar a água do seu aquário. Então, caso queira adquiri-los, basta clicar nos links:
Última atualização em 2025-01-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Caso você esteja mantendo seu peixe em um aquário redondo ou muito pequeno, por exemplo, aumente o espaço para no mínimo 100 litros para garantir que ele possa ter um bom ambiente para nadar.
A maioria das pessoas que estão começando no hobby não sabem que os kinguios podem crescer bastante e, por isso, acabam adquirindo pequenos potes para servir de casa para o animal. Evite isso!
Além disso, certifique-se de adicionar uma filtragem potente para garantir que ela possa lidar com a carga biológica gerada por esses peixes sujões.
Um peixe que esteja com a barriga avermelhada deitado no fundo do aquário, provavelmente está sofrendo com a má qualidade da água.
Ofereça diferentes tipos de alimentos
Como qualquer outra criatura, um peixe kinguio que não quer comer pode estar expressando preferências por determinado tipo de alimento ou está cansado de comer sempre a mesma coisa.
Então, você pode oferecer para o seu peixe kinguio alface romana fresca, espinafre, ervilhas ou couve. Alguns alimentos vivos como, por exemplo, artêmias ou bloodworms também podem ser oferecidos para o peixe.
Abaixo, separei algumas das melhores rações disponíveis para os kinguios. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
No products found.
Conclusão
Caso seu kinguio não esteja comendo e parece perfeitamente saudável, e a qualidade da água está boa, não se preocupe. Os kinguios podem passar vários dias sem comer sem nenhum efeito nocivo à sua saúde.
No entanto, fique atento apenas quando houver alguns dos sinais descritos acima.