Por que será que o meu peixe morreu após trocar a água do aquário? Confira quais são os principais motivos!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Há uma coisa que eu preciso te dizer sobre os peixes que talvez você não saiba: eles não gostam muito de trocas de água. Sua casa precisa permanecer sempre com parâmetros estáveis para que eles se sintam felizes e saudáveis!
Portanto, se você não realizar trocas parciais de água corretamente, é bem provável que eles sofram algum tipo de choque térmico, adoeçam ou até mesmo morram!
Por que meu peixe morreu após trocar a água do aquário?
Se você não fizer esse processo de troca de água da forma correta, com toda a certeza do mundo terá peixes morrendo em seu aquário. Por exemplo, realizar grandes trocas parciais de água pode matar não apenas os peixes mas também as bactérias benéficas que ficam no filtro do seu aquário. Além disso, pode acontecer da temperatura da água, pH e demais parâmetros alterarem, o que vai causar esse desequilíbrio que os peixes não gostam!
Acabei de adicionar vários peixes no meu aquário e todos morreram!
Se você adicionou vários peixes em um aquário que acabou de montar e todos eles morreram, pode ser porque você não realizou a Ciclagem dele. Antes de adicionar qualquer peixe, um aquário precisa passar pelo processo de Ciclagem. Esse “Ciclo do Nitrogênio” geralmente leva entre duas semanas a dois meses para concluir. Durante esse período, seu aquário passará por uma fase onde haverá picos de amônia e nitrito, que são extremamente prejudiciais para os peixes.
As bactérias benéficas, que vão colonizando as mídias biológicas do filtro, são a espinha dorsal de todos os aquários saudáveis e bem-sucedidos. Sem elas, seus peixes provavelmente não sobreviverão por muito tempo. Então, quando você acaba de montar um aquário, elas ainda não existem. Por isso que você precisa esperar esse tempo de maturação para que elas se estabeleçam!
Quer entender um pouco mais sobre como funciona a Ciclagem? Clique aqui para acessar nosso artigo especial sobre o assunto!
Veja também:
Trocar a água do meu aquário mata as bactérias do filtro?
É de se notar que há alguns equívocos sobre esse assunto e, por conta disso, é interessante desmistificá-los. Trocar a água do seu aquário não vai matar as bactérias presentes no filtro, desde que você não retire as mídias biológicas dele para lavar em outra água que não seja a do seu aquário.
As bactérias possuem a capacidade de colonizar quaisquer meio filtrantes incluindo, por exemplo, mídias biológicas, cascalho, esponjas e etc. Portanto, a exceção é se você limpar completamente o aquário. Apenas fazer uma grande troca de água não matará nenhuma delas.
É por isso que não é uma boa ideia limpar o aquário todo, retirando as decorações e cascalho para limpeza. Caso você queira entender um pouco mais sobre as trocas totais de água (TTA) e o que elas podem causar, clique aqui!
Problemas com a química da água
A razão mais provável que pode ter causado a morte de seus peixes é que a nova água que você está adicionando não combina com a antiga que está no aquário. Os peixes são sensíveis a mudanças bruscas, então você precisa apresentá-los às mudanças lentamente. Caso não faça isso, eles podem entrar em choque, o que pode levar à doenças e até mesmo sua morte prematura.
Tendo isso em mente, é imprescindível que você cheque todos os parâmetros da água de reposição antes de adicioná-la ao aquário principal.
Além de utilizar um bom condicionador para remover metais pesados e o cloro da água, você precisará se atentar a temperatura, pH e dureza. Se esses parâmetros não estiverem próximos ao do seu aquário principal, é bem provável que você tenha problemas ao realizar uma troca parcial de água.
Veja também:
Como realizar uma troca de água sem matar os peixes?
A melhor forma de evitar que uma troca de água mate seus peixes é fazer pequenas trocas parciais. Se você fizer uma troca de água de 15 a 25% a cada uma ou duas semanas, poderá manter seu aquário limpo sempre.
Teste a dureza da água e os níveis de pH no aquário e na água nova. Se eles não corresponderem, pode ser necessário adicionar tamponadores químicos para alcançar os níveis desejados.
Além disso, você também deve ver se a temperatura das águas estão iguais. Utilize um termômetro que possa ficar submerso para checar se a temperatura da água do aquário é a mesma da água de reposição. Caso estejam diferentes, pode ser necessário adquirir um termostato para regular as temperaturas.
Dica: Utilize sempre um bom condicionador de água para retirar todos os metais pesados e o cloro presentes na água da torneira.
Abaixo, confira alguns dos principais condicionadores disponíveis no mercado para você comprar agora mesmo:
Última atualização em 2024-11-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Se um peixe do meu aquário morrer, devo trocar a água?
Se um peixe morrer, é uma boa ideia fazer uma troca parcial de água pequena. Um peixe morto libera amônia que pode trazer problemas para os outros habitantes, especialmente se você não notou o peixe morto imediatamente.
Geralmente não é necessário fazer uma grande troca de água. Teste os parâmetros depois de fazer uma pequena troca. Se as toxinas ainda estiverem altas (amônia e nitrito, por exemplo), talvez seja necessário trocar um pouco mais de água.
Veja também:
Conclusão
A temperatura da água, o pH e a dureza são os culpados mais comuns de morte de peixes após uma troca de água. Os peixes são sensíveis a mudanças bruscas e entrarão em choque se a nova água for muito diferente daquela que eles estão acostumados.
Para evitar a morte dos peixes do seu aquário, teste a água nova e velha para garantir que elas estejam com os mesmos parâmetros.