Será que eu posso encher o meu aquário com a água da torneira? Ela é segura para os peixes? Confira tudo nesse artigo!
Vai por mim, é fácil ficar preso no momento em que você está montando um aquário pela primeira vez. No começo, você procurará a mistura perfeita de espécies de peixes para colocar nele. Então, você começará a ver quais são as melhores opções de decoração, filtragem e iluminação para condicionar e criar o ambiente perfeito que seus peixes precisarão.
Uma dúvida que muitos iniciantes no hobby possuem é sobre qual tipo de água é melhor para usar no aquário. Será que a água da torneira é uma boa opção? Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Posso usar a água da torneira direto no aquário?
Essa é uma pergunta que pode variar de resposta dependendo do lugar onde você mora. Se você mora em uma cidade, é bem provável que a água da torneira de sua casa seja tratada com cloro e outros produtos químicos. Enquanto os produtos químicos são adicionados na água para torná-la segura e melhor para o consumo humano, o mesmo não podemos considerar para os peixes.
Então, antes de encher seu aquário ou até mesmo pensar em comprar um peixe, dê uma boa olhada na água que você planeja usar. Não há nada pior do que a sensação de ter tudo configurado apenas para matar seus novos animais de estimação porque você não fez sua lição de casa.
No geral, a água da torneira é a mais segura para você usar no seu aquário, mas ela precisa ser tratada antes de ser adicionada. Continue lendo para entender melhor!
Como testar a água da torneira para usar no meu aquário??
A água da torneira pode variar bastante de um local para outro. Uma determinada cidade pode ser abastecida com uma água com bastante cloro, enquanto a água de uma outra pode ser considerada ácida demais para sustentar a vida aquática. As principais coisas que você deve verificar são pH, dureza de carbonatos (kH) e dureza geral (gH). Você provavelmente vai querer verificar os níveis de Nitritos, Nitratos e Amônia também, embora esses últimos sejam mais um conjunto para monitorar durante o período de Ciclagem do aquário ou manutenções regulares.
1. Testar o pH
O pH é medido em uma escala de 0 a 14: sendo 7.0 um valor neutro, abaixo disso a água é ácida e acima alcalina. É necessário sempre consultar as fichas técnicas dos peixes para entender quais são os valores de pH recomendados para cada um deles. Portanto, antes de adicionar qualquer espécie no seu aquário, faça uma pesquisa e veja qual é o pH da água da sua região, pois assim você pode ter uma ideia das espécies que pode criar com mais facilidade.
Abaixo, vou deixar um dos principais testes de pH do mercado para você adquirir agora mesmo, clique no link para comprá-lo:
- Elaborado com ingredientes selecionados
- Proporciona alimentação de qualidade
- Garante o cuidado para animais de estimação
Última atualização em 2025-01-01 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
2. Testar o kH (Dureza de Carbonatos)
O Carbonato de cálcio (kH) é aquele material branco que se acumula nos chuveiros e outras coisas em sua casa. Alguns peixes preferem água mais dura e outros mais mole, mas o kH também é responsável por estabilizar os níveis de pH e fornece minerais importantes para seus peixes.
Manipular o kH é um tópico que deve ser tratado separado, mas a maioria dos kits de teste dirão como estão os níveis da sua água. Valores entre 4 – 8 kH é uma boa zona para a maioria dos peixes de água doce.
Abaixo, confira um excelente produto para testar o kH da água da torneira da sua casa:
- Teste de água
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
3. Testar o gH (Dureza Geral)
O gH nada mais é do que uma propriedade que indica a concentração de íons de metais dissolvidos na água, como Cálcio, Magnésio e Bário. O Cálcio e o Magnésio ajudam os peixes a crescer e prosperar, por exemplo.
Um gH que fique entre 4 – 12 é ideal para a maioria das espécies de peixes de água doce, no entanto, ciclídeos africanos precisam de 12 – 20 gH.
Abaixo, confira um excelente produto para testar o gH da água da torneira da sua casa:
- Teste de água
Última atualização em 2025-01-01 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
4. Metais pesados
Os metais pesados presentes na água da torneira como o Ferro e o Cobre trazem alguns benefícios para o aquário. Mas, em grande quantidade podem trazer problemas! Alguns outros metais como, por exemplo, o chumbo, mercúrio e arsênico são definitivamente algo que você não quer para seus peixes ou sua família. É altamente recomendável ter um sistema de osmose reversa para remover esses riscos, mas esse é um assunto um pouco mais complexo.
Se quiser entender um pouco mais sobre a osmose reversa, montamos um artigo especial sobre o assunto, basta clicar aqui!
Como tratar a água da torneira para ela se tornar segura para o meu aquário?
Depois que você fez os testes e teve uma ideia de como é a água da sua torneira, você precisará tratá-la antes de adicionar no seu aquário. Existe uma infinidade de produtos, conhecidos como condicionadores, que tornam a água segura para seus peixes.
1. Utilize um bom condicionador de água
Se você precisa remover o cloro, cloramina e metais pesados da água da sua torneira, pode utilizar um condicionador de água para removê-los.
Os condicionadores de água são indispensáveis para todo aquarista. Portanto, eu recomendo que você adquira pelo menos um para tratar a água do seu aquário.
Abaixo, listarei alguns dos melhores condicionadores de água disponíveis no mercado. Para adquirir algum modelo, basta apenas clicar em seu respectivo link:
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Quaisquer um desses condicionadores da lista já tornarão a água da torneira segura para uso no seu aquário.
Conclusão
A grande maioria dos aquaristas utilizam a água da torneira para encher seus aquários. No entanto, para que ela se torne segura para os peixes, você precisará utilizar um bom condicionador de água.
Testar a água da torneira da sua casa te dará uma noção de quais espécies de peixes você conseguirá criar com mais facilidade. Ainda assim, se você optar por colocar espécies de pH, dureza ou kH diferentes daquelas da água da sua torneira, precisará utilizar tamponadores para ajustá-la de acordo com a sua necessidade. Mas isso é uma outra história!