Será que é possível manter camarão de água doce junto do temido Botia Palhaço no aquário? Confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Eu sei! Você quer um aquário bastante diversificado, eu entendo isso! Fique sabendo que é completamente compreensível, pois ninguém quer ficar olhando para os mesmos peixes todos os dias!
Ter uma variedade de peixes é sempre bem-vinda, ainda mais se você tiver um aquário com botias que passam a maior parte do tempo escondidos.
Então, naturalmente você começa a procurar alguns companheiros compatíveis, e Deus sabe lá por qual motivo você teve a brilhante ideia de colocar os famosos camarões de água doce em seu aquário. Será que é uma boa ideia? Sem mais delongas, vamos direto ao assunto!
Veja também:
Posso manter camarão junto de Botia Palhaço no aquário?
Caso você não saiba, o Botia Palhaço é um excelente comedor de caramujos e, por conta disso, o conceito também se aplica ao camarão de água doce.
Os botias vão virar seus camarões de cabeça pra baixo como se fossem caramujos e comê-los com extrema facilidade. O Camarão Red Cherry, por exemplo, não pode resistir à poderosa sucção do peixe e suas intenções.
Além disso, o Botia Palhaço é um peixe que pode atingir até 30 centímetros de comprimento. Então, seus camarões com no máximo 3 centímetros não terão muita sorte perto de um peixe desse tamanho.
De forma resumida, qualquer tipo de invertebrado que você colocar em um aquário com o Botia Palhaço, provavelmente irá virar comida. Portanto, eu recomendo que você evite essa combinação!
Veja também:
1. Sou insistente! Existe alguma maneira de mantê-los juntos?
Se você é do tipo insistente e quer manter o camarão junto do Botia Palhaço de qualquer maneira, aqui vai algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Lembre-se apenas de que você está pronto para aceitar correr riscos e que poderá perder todos seus camarões em pouco tempo.
1.1 Use muitas plantas
As plantas vivas são fundamentais para melhorar a chance de sobrevivência de seus camarões. O Camarão Red Cherry, por exemplo, ama viver em ambientes densamente plantados e com uma boa variedade de esconderijos. Esses minúsculos crustáceos usam as plantas como esconderijos para evitar predadores maiores que os enxergam como alimento.
O Botia Palhaço é um peixe grande e desajeitado, então ele não vai tentar se espremer nas plantas para alcançar seus camarões. Na verdade, ele tentará evitar esse tipo de área, fornecendo ao seus camarões um local razoavelmente tranquilo para viver e se reproduzir.
1.2 Crie esconderijos
O Botia Palhaço gosta de esconderijos, como estruturas rochosas, troncos e qualquer outro elemento que possa cumprir esse propósito. Mas os camarões precisam deles ainda mais!
Então, crie um habitat com rochas, troncos e quaisquer tipos de decorações que possa criar inúmeros esconderijos. Felizmente, os camarões podem caber em lugares e fendas onde os botias não cabem. Portanto, fazendo esse tipo de combinação é bem provável que os camarões do seu aquário tenham uma sobrevida.
Veja também:
1.3 Mantenha o Botia Palhaço bem alimentado
É muito difícil ficar caçando quando se está com a barriga cheia. Botias bem alimentados são mais propensos a serem preguiçosos e descontraídos em comparação com suas contrapartes famintas.
Alimente-os com uma dieta boa e equilibrada, e forneça-lhes pelo menos 2 refeições por dia. Seus botias preferem alimentos vivos, mas são classificados como onívoros, por isso, eles são muito adaptáveis e versáteis nesse sentido.
Eu recomendo que você alimente seu Botia Palhaço com comidas vivas como, por exemplo, bloodworms, larvas e artêmias. Lembre-se que você pode até mesmo fornecer alguns camarões para atender suas necessidades nutricionais. Vale tudo, desde que você consiga desviar um pouco a atenção deles em relação aos camarões que já estão vivendo no aquário.
1.4 Tenha um aquário grande
O Botia Palhaço prefere viver em grupos. Só isso já complica ainda mais a sobrevivência dos camarões em seu aquário.
Caso queira mantê-los juntos, procure adicioná-los em aquários com no mínimo 380 litros. Assim, os peixes terão espaço para nadar e seus camarões para se esconder.
Conclusão
O Camarão e o Botia Palhaço estão em diferentes níveis na cadeia alimentar. Nunca é aconselhável emparelhar predadores com suas presas naturais, mas isso pode ser feito; pelo menos neste caso.
Seguindo meu guia é capaz que você obtenha algum sucesso, mas ele não é à prova de falhas. É apenas para aumentar as chances de sobrevida de seus camarões. Portanto, não me culpe se eles começarem a desaparecer enquanto seus botias engordam. Culpe a mãe natureza por isso!