Nesse artigo, confira quais são as principais características e necessidades dos peixes de aquário mais comuns encontrados no aquarismo!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os peixes de aquário, principalmente as espécies de água doce, são ótimas opções para quem procura manter um ambiente bonito sem muito trabalho. Os peixes de aquário mais comuns são resistentes e toleram uma grande variedade de condições de água, embora alguns possam ser um pouco mais sensíveis.
Nesse artigo, tentarei separar as principais características e necessidades básicas dos peixes de aquário mais comuns do hobby. Espero que goste!
Quais são os peixes de aquário mais comuns?
Abaixo, confira a lista com os peixes de aquário mais comuns no hobby de aquarismo:
1. Betta
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um único peixe;
O peixe Betta é talvez o mais famoso do mundo do aquarismo e o mais indicado também para iniciantes. Embora seja muito fácil de cuidar e resistente, é também um dos mais negligenciados no hobby. Geralmente, a espécie costuma ser criada em pequenas beteiras ou até mesmo ser entregue em lembranças de festa de aniversário de crianças.
Assim como os outros peixes dessa lista, o Betta precisa de um bom espaço para viver e de cuidados específicos. Ele precisará de um aquário com no mínimo 20 litros, além de um sistema de filtragem para que possa se manter saudável.
Se você têm alguma dúvida sobre como manter esse peixe, confira esse artigo que eu criei com todas as informações necessárias sobre a criação do peixe Betta.
2. Guppy
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
O Guppy é um dos peixes de aquário mais comuns no hobby por inúmeros motivos. Ele é extremamente colorido, resistente e bastante divertido de observar.
Os Guppies são peixes muito ativos e ficam nadando por todo o aquário praticamente o dia inteiro. Além disso, os machos da espécie estão sempre tentando acasalar com as fêmeas, por isso, você deve manter um número maior delas no aquário. Essas perseguições podem estressá-las, portanto, quanto maior o número delas, maior as chances de não ficarem estressadas.
Assim como o Betta, o Guppy não precisa de aquários relativamente grandes, mas gosta de um bom sistema de filtragem e de um ambiente com muitas plantas vivas.
3. Paulistinha
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 6 peixes;
O Paulistinha é um outro peixe bastante comum no mundo dos aquários, pois é resistente, ativo, brincalhão e super fácil de cuidar. Na grande maioria das vezes, ele é o primeiro contato de muitos no mundo do aquarismo.
Uma das grandes vantagens do Paulistinha é que ele é um dos peixes mais indicados para aquários comunitários devido ao seu comportamento pacífico. Ele vai se dar bem com Guppies, Plati, Tetra Foguinho, entre outros. Além disso, por conta de sua resistência, ele costuma tolerar os principais erros cometidos por iniciantes.
4. Plati
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
O Plati é mais um dos peixes de aquário comuns que se reproduz com muita facilidade. Basta apenas adicionar um macho com algumas fêmeas, colocar algumas decorações (plantas, raízes, rochas) e você terá filhotes nadando em seu aquário.
Assim como o Paulistinha, o Plati é um peixe bastante sociável e pode conviver com inúmeras outras espécies em aquários comunitários. Você pode misturá-lo com Coridoras, Guppies, Molinesias, entre outros.
5. Peixe Espada
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
A família Poeciliidae é composta por inúmeros peixes, incluindo as Molinesias, Guppies, Plati e o famoso Peixe Espada.
O Peixe Espada é um dos peixes de aquário mais comuns no hobby de aquarismo, pois é extremamente resistente, fácil de cuidar e se reproduz com muita facilidade, assim como seus primos próximos.
A espécie pode atingir até 14 centímetros de comprimento e, por isso, precisa de ambientes um pouco maiores para prosperar. Além disso, assim como os outros peixes de sua família, precisa sempre estar na proporção de mais fêmeas do que machos dentro do aquário.
6. Molinesia
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 72 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
As Molinesias são muito comuns no hobby de aquarismo, pois possuem uma variedade enorme de cores, são resistentes e fáceis de cuidar. Embora elas sejam consideradas muito pacíficas e ativas, ainda assim podem brigar com seus companheiros de aquário caso estejam em um ambiente apertado ou na companhia de outras espécies mais agressivas.
Assim como seus parentes da família dos poecilídeos, as Molinesias se reproduzem com extrema facilidade e precisam de aquários com muitas decorações para se sentirem felizes e confortáveis.
7. Coridora
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 90 litros para um grupo de 6 peixes;
No mundo do aquarismo, há diversos tipos de espécies de peixes que gostam de viver em diferentes regiões do aquário. As Coridoras, por exemplo, preferem habitar a região do fundo do aquário.
Esses incríveis peixinhos são muito fáceis de cuidar e resistentes, embora precisem de rações específicas para prosperar. As coridoras gostam de nadar em grupos e passam a maior parte do tempo na região do fundo do aquário vasculhando o substrato em busca de comida.
Se você estiver pensando em montar um aquário comunitário com peixes que habitem diferentes regiões, não esqueça de colocar algumas coridoras para compor a região do fundo.
8. Kinguio / Peixinho Dourado
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 120 litros para 1 único peixe ou mais 60 litros para cada peixe adicional;
O Kinguio / Peixinho Dourado, assim como o Betta, é um dos peixes de aquário mais comuns no hobby. A espécie é considerada fácil de cuidar, brincalhona e muito divertida de observar.
Uma grande vantagem em criar o Kinguio é que ele é um peixe muito resistente e longevo. Por exemplo, ele pode viver por até 15 anos em um aquário bem cuidado. Além disso, há diversas variações da espécie, tanto em relação as cores quanto na aparência. A escolha vai depender apenas do gosto do aquarista.
A única coisa que você precisa ter em mente na hora de criar o Kinguio, é que ele precisa de um aquário relativamente grande para prosperar. Portanto, tome cuidado na hora de escolher o aquário ideal para esse peixe!
9. Tetra Neon
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 8 peixes;
Embora o Tetra Neon esteja na lista dos peixes de aquário mais comuns disponíveis no hobby, fique sabendo que cuidar de um peixe da espécie não é uma tarefa muito fácil.
O Tetra Neon é um peixe ativo e que gosta de estar na companhia de outros de sua própria espécie. Além disso, ele pode conviver tranquilamente em aquários comunitários com outros peixes de tamanho semelhante e que tenham comportamento pacífico.
Por mais que não seja tão exigente quanto o Tetra Cardinal, ainda assim o Tetra Neon precisa de uma boa filtragem e uma água de excelente qualidade para prosperar.
10. Acará Disco
- Nível de Dificuldade: Difícil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um grupo de 5 peixes;
O Acará Disco é um outro peixe bastante comum no mundo do aquarismo, embora seja um animal relativamente difícil de criar e bastante caro.
A espécie é recomendada apenas para aquaristas experientes no hobby, pois necessita de condições muito específicas de água, além de aquários relativamente grandes para prosperar. No entanto, o Acará Disco é considerado um peixe pacífico e pode conviver tranquilamente com outras espécies em aquários comunitários, desde que todos eles compartilhem dos mesmos parâmetros.
No geral, se você já possui uma boa experiência no hobby e está em busca de desafios, o Acará Disco pode ser uma excelente escolha!
Conclusão
Eu espero realmente que você tenha gostado da lista com os peixes de aquário mais comuns disponíveis no hobby de aquarismo. Lembre-se apenas de que cada espécie possui necessidades e características únicas, e é importante que você pesquise bem antes de adquirir qualquer uma delas para garantir que tenha sucesso no hobby.