Será que um peixe betta reconhece seu dono? O que fazer para que ele reconheça? Nesse artigo, confira o que descobrimos!
O Peixe Betta é um dos peixes de estimação mais famosos do mundo do aquarismo devido à sua combinação única de cores e formato de suas barbatanas. Além disso, ele é considerado um peixe muito fácil de cuidar e ideal para iniciantes no hobby.
Então, se você têm um peixe betta em casa e está se perguntando se é possível construir uma conexão real entre você e ele, a primeira pergunta que vêm à sua mente é: “Será que meu peixe betta me reconhece?”
Pode acreditar, o peixe betta reconhece seu dono. Ele é capaz até mesmo de reconhecer seu rosto e sua voz!
Neste artigo, tentarei responder a todas as perguntas e fornecer alguns dados científicos e pesquisas que podem te ajudar sobre o tema.
Veja também:
Primeiro vamos falar sobre os mitos…
Não é nenhuma surpresa escutar que os peixes são incapazes de manter memória de longo prazo. Este mito popular está espalhado por todos os lugares, graças a filmes como “Procurando Nemo”, onde Dory faz uma confissão honesta de que não consegue manter sua memória por mais de 3 segundos!
Na verdade, tudo é suspeito em nosso relacionamento com os peixes. Por muito tempo, pensou-se que eles não podiam manter suas memórias, conduzir o pensando crítico ou reconhecer rostos. No entanto, não é este o caso. Os peixes podem recordar fatos por meses, até anos, e podem interpretar a avaliação do espaço mais rápido do que nós, humanos!
Segundo Culum Brown, da Universidade Macquire da Austrália, que também é editor assistente da revista The Fish Biology:
“Nós esquecemos que os peixes são inteligentes quando pensamos neles como espécies selvagens. No entanto, todo os peixes se originaram ao mesmo tempo que os humanos.”
Brown Ass, Universidade Macquire, Austrália
Involuntariamente subestimamos a capacidade cognitiva dos peixes porque eles existem em um ambiente totalmente diferente do nosso.
O que a ciência diz sobre isso?
Nos mamíferos, há uma parte externa do cérebro chamada Neocórtex. O neocórtex é responsável por controlar parte do processamento visual, funções cognitivas, pensamento abstrato e resolução de problemas. Mas os vertebrados como os peixes não possuem o neocórtex em seus cérebros. Assim, por muito tempo foi assumido pelos cientistas que os peixes são incapazes de realizar essas tarefas.
Mas para reconhecer um rosto humano não precisa necessariamente de um cérebro sofisticado, e os peixes não processam um rosto humano como um ser humano. Quando reconhecemos uma pessoa, não são apenas as informações sobre sua identidade, mas também outras como, por exemplo, o sexo, idade e saúde. Mas os peixes não processam essas informações dessa maneira. Eles apenas aprendem uma tarefa complexa de discriminação de padrões.
Veja também:
O que os pesquisadores dizem sobre o assunto?
Depois de descobrir que os peixes não possuem um neocórtex em seus cérebros, os cientistas começaram a achar que os peixes não poderiam realizar tarefas mais complexas. No entanto, nos últimos anos, pesquisas provaram que os peixes podem entender labirintos, julgar o espaço, reconhecer rostos e interagir socialmente.
Segundo a Dra. Cait Newsport, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford:
“É incrivelmente difícil distinguir uma grande variedade de rostos individuais porque todos têm as mesmas características. Pensava-se que apenas primatas com cérebros enormes e complexos pudessem completar essa missão. Então, começamos a nos perguntar se animais com cérebros menores e sem necessidade genética de lembrar rostos poderiam fazer a mesma coisa”.
Dra. Cait Newsport, Departamento de Zoologia, Universidade de Oxford
O estudo descobriu que os peixes podem diferenciar um rosto de 44 outros rostos, tendo uma impressionante capacidade de discriminação visual.
Então, quer dizer que o peixe betta reconhece seu próprio dono? Vamos descobrir!
O peixe betta reconhece seu dono?
Apesar de ter uma visão relativamente ruim, o peixe betta consegue reconhecer seu dono toda vez que ele aparece na frente do aquário. É porque ele têm um forte senso de vibração. Isso quer dizer que ele pode processar a vibração de suas palavras e até mesmo seus passos quando atingem a superfície do aquário.
Além disso, também está comprovado que os peixes agem normalmente na frente da pessoa que os alimenta todos os peixes. Mas toda vez que um estranho chega perto do aquário, ele fica assustado e pode até mesmo se esconder.
Veja também:
Como fazer com que meu peixe betta possa me reconhecer?
O peixe betta têm uma boa reputação quando o assunto é construir boas interações e manter memórias. Ele pode não mostrar seu amor e carinho como outros animais de estimação, mas mostrarão um claro interesse em você.
O seu peixinho pode se lembrar das pessoas mesmo que apareçam depois de várias semanas. Ele quase certamente irá se lembrar da disposição das plantas e decorações do seu aquário. Assim, dando mais tempo ao seu betta, você poderá reforçar ainda mais seu relacionamento com ele.
Abaixo, separei algumas dicas que podem te ajudar a fortalecer esse relacionamento com seu peixe betta:
1. Faça-o seguir a ponta do seu dedo
Coloque a ponta do seu dedo bem próxima ao vidro do aquário, sem encostar. Inicialmente, coloque onde o peixe está, assim que ele se sentir atraído, mova lentamente a ponta do dedo para um outro espaço. Pode demorar alguns dias até que ele entenda o que você está tentando fazer. Mas assim que ele começar a seguir, tente mudar os padrões de movimento.
2. Solte uma bolinha na superfície
Sabe aquela bolinha de pingue-pongue jogada no canto do seu quarto? Então, pegue-a e coloque-a na superfície da água e deixe que ela fique rolando por lá. Em seguida, retire a mão e incentive seu peixe betta a subir. Ele pode passar ao redor da bolinha por alguns segundos, tentando determinar se aquilo é ruim ou bom. Mova a bolinha enquanto o peixe brinca com ela. E é assim que você conseguirá interagir com ele!
3. Decore o aquário
O peixe betta adora tudo que possui cores vibrantes. Neste caso, coloque decorações com diferentes tamanhos e formas, mas só tome cuidado para não serem muito pontiagudas, pois isso pode causa danos em suas sensíveis barbatanas.
Veja também:
4. Adquira um kit de ensino para peixes
Se você der uma olhada na internet, vai encontrar uma infinidade de kits que servem para treinar os peixes a realizarem determinadas tarefas. Você pode encontrar, por exemplo, arcos que estimulam o peixe a saltar entre eles pulando para fora da água, bem como bolinhas que eles podem empurrar e etc. Há diversos deles, só dar uma pesquisada!
Como descobrir se meu peixe betta me reconhece ou não?
Essa parte é realmente muito importante. Você precisa entender se está conseguindo construir uma conexão com seu peixinho. Alguns pontos deixarão claro isso:
- O peixe aparecerá na superfície da água quando você estiver na frente do aquário;
- Ele tentará se mover pelo aquário e ficar parado na frente dele toda vez que você estiver por perto;
- Ele não vai fugir ou tentar se esconder quando você colocar o dedo na água;
Conclusão
O fato de muitas pessoas acharem que os peixes não têm emoções e não reconhecem seus donos, acaba afastando-as de ter um peixinho de estimação em casa. Mas se você possui um betta em casa sabe que não é bem assim.
Portanto, construir uma conexão real com seu peixe betta pode ser algo muito divertido tanto pra você quanto pra ele. E manterá seu peixe enérgico, saudável e livre do estresse e das doenças.