Nesse artigo, confira as características e necessidades básicas de 10 espécies de camarões de água doce ideias para o seu aquário!
Os camarões de água doce para aquário são algumas das criaturas mais negligenciadas no hobby de aquarismo. É até compreensível a preferência da maioria das pessoas pelos peixes, mas esses pequenos animais também têm muito a oferecer!
No geral, os camarões possuem uma aparência única, são de fácil manutenção e muitos até ajudarão a manter seu ambiente aquático limpo. Em suma, há muitos benefícios que você pode obter ao incluir esses animais em seu aquário.
Mas primeiro, você têm que conhecer as principais espécies disponíveis no hobby, para depois decidir qual será aquela que você irá levar para casa!
Esta lista inclui as melhores espécies de camarões de água doce para aquário disponíveis! Confie em nós, você estará pronto para fazer a compra certa quando terminar de ler esse artigo!
Veja também:
Top 10 espécies de camarões de água doce para aquário
1. Camarão Red Cherry
- Tamanho: Até 3 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo com vários indivíduos;
O Camarão Red Cherry é um dos camarões mais comuns disponíveis em pet shops. A espécie é bastante fácil de cuidar, costumar ser bem pequena e pode trazer muita beleza para o seu aquário.
Se você é daqueles que adoram aquários plantados e, principalmente, de ambientes com plantas rasteiras, adicione esses carinhas e seja muito feliz!
Os camarões Red Cherry se alimentam de rações específicas para invertebrados e também de algas. Além disso, eles irão consumir qualquer tipo de alimento que puder cair no fundo do aquário.
2. Camarão Amano
- Tamanho: Até 5 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo com vários indivíduos;
Encontrar o Camarão Amano disponível em lojas de aquarismo pode ser uma tarefa bastante difícil. No entanto, assim como o Red Cherry, ele é um animal fácil de cuidar.
Uma curiosidade sobre a reprodução desse camarão, é que suas larvas devem ser criadas em ambientes de água salgada. Por isso, obter sucesso na reprodução do Camarão Amano em ambientes domésticos é uma tarefa muito difícil, pois os adultos raramente sobrevivem ao sal.
De um modo geral, manter esses animais em aquários é uma tarefa tranquila, desde que você forneça um ambiente bem plantado e um fluxo forte de água.
3. Camarão Pitú
- Tamanho: Até 18 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um único exemplar;
Fique sabendo que o Camarão Pitú é um animal que costuma ficar bem grande e, portanto, requer muito espaço no aquário para prosperar. Ainda assim, a espécie é fácil de cuidar, desde que você forneça todas as condições necessárias para sua sobrevivência.
Nativo do Brasil, o Camarão Pitú se alimenta de quase tudo aquilo que você colocar no seu aquário. Entretanto, eu recomendo que esse camarão seja alimentado com rações específicas ricas em proteínas para evitar que eles ataquem os peixes.
Crie um ambiente com muitos esconderijos formados com rochas e plantas bem resistentes. Além disso, capriche na filtragem, pois o Camarão Pitú prefere ambientes com fluxo de água moderado ou forte.
Veja também:
4. Camarão Fantasma
- Tamanho: Até 5 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 45 litros para um grupo com vários indivíduos;
O Camarão Fantasma é um invertebrado fácil de cuidar, embora o aquarista precise ficar atento aos parâmetros de água, pois ele costuma ser um pouco mais sensível em comparação com os outros camarões dessa lista.
De um modo geral, o Camarão Fantasma costuma ser um animal bastante pacífico, mas pode arranjar encrenca com outros camarões de sua espécie durante a época de reprodução. Ainda assim, ele é muito fácil de reproduzir e seu aquário ficará lotado de filhotes em pouco tempo.
O ambiente para o Camarão Fantasma também deve conter muitas plantas e esconderijos para que ele possa se esconder.
5. Camarão Bambu
- Tamanho: Até 10 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um único indivíduo;
Nativo do sudeste da Ásia, o Camarão Bambu é uma das espécies de camarões de água doce para aquário mais populares no hobby.
A característica que mais chama a atenção nesse invertebrado é suas pequenas “mãos” em forma de leque. As “mãos” nesse formato permitem que elas funcionem como uma mini rede capaz de capturar partículas comestíveis e organismos na água. É algo fascinante vê-los em ação, e é uma das razões pelas quais gostamos tanto desses animais.
6. Camarão Blue Velvet
- Tamanho: Até 3 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo com alguns indivíduos;
O Camarão Blue Velvet é na verdade apenas uma variação de cor do Camarão Red Cherry, um dos mais populares do hobby. Esses dois invertebrados compartilham muitos dos mesmos requisitos, o que os tornam uma compra fácil se você já tiver algum deles.
Assim como a maioria dos camarões dessa lista, o Camarão Blue Velvet é um excelente comedor de algas. Ele passará a maior parte do tempo em busca de matéria orgânica, como algas e biofilme.
Além disso, o Blue Velvet vive bem com outras espécies de camarões de água doce. Mas, muitos peixes os confundem com comida. Portanto, para mantê-lo vivo, você precisa combiná-lo com espécies passivas e que fiquem fora do seu caminho.
Veja também:
7. Camarão Blue Bolt
- Tamanho: Até 3 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo com alguns indivíduos;
O Camarão Blue Bolt é um dos mais atraentes disponíveis no aquarismo. A espécie possui cor azul e branco, além de manchas de diferentes tons de azul espalhadas pelo corpo. Essas manchas acabam criando um tom degradê ao animal, dando um aspecto muito interessante de ser observado.
Assim como a maioria dos camarões dessa lista, o Blue Bolt necessita de um ambiente com vários esconderijos, vegetação densa e algas para pastar. Além disso, essa espécie também requer um aquário com uma boa filtragem, e não irá tolerar níveis elevados de Amônia ou Nitrato.
8. Camarão Vampiro ou Coruca
- Tamanho: Até 14 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo com alguns indivíduos;
O Camarão Vampiro, ao contrário de muitas outras espécies de camarões de água doce dessa lista, possui uma vida útil mais longa, podendo viver por até 5 anos em cativeiro.
Assim como o Camarão Bambu, o Camarão Vampiro é um invertebrado filtrador. Se você observá-lo de perto, poderá ver pequenos pelos em seus apêndices frontais. Quando comem, esses camarões agitam os braços na água para pegar pequenos microrganismos e algas. Parece que eles estão acenando para você!
9. Camarão Blue Tiger
- Tamanho: Até 3 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil – Moderado;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo com alguns indivíduos;
Que tal adquirir um camarão de água doce com um visual capaz de causar medo? Conheça o Camarão Blue Tiger.
Essa espécie de camarão é apropriadamente chamada por sua coloração. A cor base é azul escuro acompanhada por listras verticais pretas que lembram a de um tigre. Você também pode encontrar um sutil sombreamento roxo no topo de sua casca. E não para por aí! Na cabeça, o camarão Blue Tiger possui olhos laranja brilhantes e antenas longas para se alimentar.
No entanto, manter esse carinha em um aquário não é uma tarefa muito fácil. Ele costuma ser muito sensível e não irá tolerar más condições de água. Portanto, para mantê-lo saudável, você deve fazer testes na água com muita frequência e usar um sistema de filtragem eficiente para eliminar resíduos. Mesmo em pequenas quantidades, a amônia e os nitratos podem ser fatais para esses camarões.
Veja também:
10. Camarão Red Crystal
Tamanho: Até 3 cm;
Nível de Dificuldade: Fácil – Moderado;
Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo com vários indivíduos;
Aqui está um pequeno camarão de água doce que é um produto de criação seletiva. Ele foi criado a partir do Camarão Red Bee.
O Camarão Red Crystal é um camarão que possui belas manchas vermelhas vibrantes em um corpo branco muito nítido. Normalmente, as cores assumem a forma de listras. No entanto, as marcações de cor variam de espécime para espécime. Isso é bastante interessante, pois facilita a identificação desses animais.
No geral, o Red Crystal é um camarão muito pacífico e passa a maior parte do tempo procurando por comida no aquário. Por ser onívoro, irá consumir qualquer coisa que encontrar pelo caminho.
No entanto, devido a sua passividade, o Red Crystal pode ser facilmente superado por espécies mais fortes. Ele não irá se dar bem com camarões agressivos ou peixes maiores que possam enxergá-lo como um alimento.
Conclusão
Como você pode ver, há uma quantidade enorme de espécies de camarões de água doce pra aquários disponíveis. Entretanto, o aquarista deve ficar sempre de olho nos principais parâmetros para cada uma das espécies que pretende criar. Alguns camarões são muito mais resistentes do que outros, então, fique de olho para evitar problemas.
Essas pequenas criaturas aquáticas oferecem vários benefícios ao seu aquário (e são muito divertidas de observar). Então, se estiver pensando em montar um aquário para camarões, vá em frente! A maioria deles são fáceis de cuidar e resistentes e, por isso, você não precisará se preocupar tanto com a manutenção, embora você deva sempre testar a água para se certificar de que os parâmetros estão corretos!
1 comentário
Boa tarde.
Tenho um aquário a 8 anos ele suporta 80 l.soxquw meus peixinho kingius mudou de cor todos ficaram claros.e os Brás morrem sempre.. meço o ph da água sempre e não. Consigo deixar lindo como antes