Nesse artigo, montamos uma lista com os 10 principais ciclídeos do Lago Tanganica (Tanganyika) para você conferir!
O Lago Tanganica (Tanganyika) é o segundo lago mais profundo da Terra e está localizado na África Central. A região é famosa por sua história, mas também é o lar de uma incrível variedade de ciclídeos que vêm em diferentes formas, tamanhos e cores. Dos tons de verde profundo ao dourado, do pequeno ao muito grande, existem mais de 150 espécies diferentes de ciclídeos no Lago Tanganica.
Se você está procurando por ciclídeos africanos e quer peixes com uma impressionante variedade de cores, então os ciclídeos do Lago Tanganica são sua melhor opção!
A lista abaixo, é uma ótima maneira de conhecer as principais espécies da região. Aproveite!
Veja também:
Top 10 espécies de ciclídeos do Lago Tanganica
1. Leleupi
- Nome Científico: Neolamprologus leleupi;
- Tamanho do aquário: 76 litros;
- Nível de dificuldade: Moderado;
O Leleupi é talvez o ciclídeo mais conhecido do Lago Tanganica, que deve sua popularidade por conta da coloração amarelo / laranja brilhante. Por mais que tenha características que chamem a atenção como, por exemplo, seu comportamento pacífico, são suas cores que realmente atraem os aquaristas.
Os machos da espécie podem crescer até 10 centímetros, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores, não ultrapassando os 9 centímetros. Dependendo da localização, a coloração do peixe varia muito, desde o amarelo brilhante ao marrom escuro.
Embora o Leleupi seja lindo e pacífico, ainda assim deve ser criado por aquaristas que já possuem certa experiência no hobby, pois ele precisa de ambientes com parâmetros estáveis e água de alta qualidade para prosperar.
2. Brichardi
- Nome Científico: Neolamprologus brichardi;
- Tamanho do aquário: 60 litros;
- Nível de dificuldade: Fácil;
O Brichardi foi um dos primeiros ciclídeos africanos importados para os aquários. Antigamente, ele era conhecido como “Princesa do Burundi”, mas hoje é possível encontrá-lo com os nomes Brichardi ou Ciclídeo Fada.
Essa espécie possui corpo alongado e uma barbatana dorsal contínua. Ele também têm a barbatanas caudal em forma de lira e longos filamentos fluidos em todas as barbatanas não pareadas que podem crescer até 15 cm de comprimento.
O Brichardi é conhecido por sua aparência elegante e gosta de viver em grupos. Esse peixe é um complemento ideal para qualquer aquário, mesmo se você for um iniciante no hobby.
3. Neolamprologus pulcher
- Nome Científico: Neolamprologus pulcher;
- Tamanho do aquário: 57 litros;
- Nível de dificuldade: Fácil;
O Neolamprologus pulcher é uma espécie bastante divertida do Lago Tanganica. É um dos ciclídeos com cores mais vibrantes, tendo o corpo bronzeado com pequenas manchas amarelas e azuladas. Seus olhos possuem cor azul brilhante e são circundados por um anel amarelado, enquanto suas barbatanas possuem tons amarelos e azulados.
Assim como o Brichardi, o N. pulcher pode atingir até 15 cm de comprimento com os devidos cuidados. A espécie costuma ser criada em grandes cardumes e gosta de formar pares para procriar, portanto, lembre-se de ter mais de um exemplar no aquário. Esse peixe possui comportamento pacífico e não costuma agredir sua própria espécie.
Em cativeiro, o N. pulcher aceita uma ampla gama de condições de água e pode tolerar flutuações sem maiores problemas. Fácil de cuidar, esse incrível ciclídeo é recomendado tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes.
Veja também:
4. Calvus Black
- Nome Científico: Neolamprologus pulcher;
- Tamanho do aquário: 57 litros;
- Nível de dificuldade: Fácil;
O Calvus Black é um dos inúmeros ciclídeos do Lago Tanganica com uma aparência bastante chamativa. Esse peixe pertence ao gênero Altolamprologus, que possui três espécies identificadas e com diversas variantes. A espécie prefere viver em cavernas, mas às vezes pode ser vista em conchas, assim como os famosos moradores de conchas.
Na questão da aparência, o Calvus Black possui uma testa larga e costas altas. Ele é capaz de arrancar presas de rochas ou fendas com seu corpo comprimido lateralmente, tornando-o um dos peixes mais eficientes para caçar alimentos em ambientes de difícil acesso.
No geral, a espécie é considerada relativamente pacífica e pode ser mantida com outros ciclídeos do Lago Tanganica de tamanho semelhante. No entanto, é melhor sempre mantê-lo em um aquário específico caso queira reproduzi-lo.
Evite manter o Calvus Black com os ciclídeos Mbuna ou espécies dos gêneros Tropheus e Petochromis, pois esses tipos costumam ser bem territoriais.
5. Frontosa
- Nome Científico: Cyphotilapia frontosa;
- Tamanho do aquário: 270 litros;
- Nível de dificuldade: Moderado;
O Frontosa é o tipo de presença majestosa em qualquer aquário. A espécie pode atingir até 33 cm de comprimento, mas já vi casos de peixes maiores. Com seu grande tamanho, um lindo padrão de cores e formato de corpo comprimido, esse peixe é uma das principais escolhas dos criadores de ciclídeos do Lago Tanganica.
Tanto os machos quanto as fêmeas possuem a mesma coloração atraente, mas apenas os adultos desenvolvem a protuberância craniana na cabeça. Os peixes mais jovens não exibem essa característica porque leva um certo tempo para desenvolvê-la.
Mas não se engane, o Frontosa é um predador furtivo que agarra qualquer peixe pequeno que encontrar pelo caminho. No geral, ele não é agressivo, mas o macho costuma ser um pouco mais territorial. De comportamento gregário, grupos de um macho com três ou mais fêmeas podem viver tranquilamente juntos.
6. Duboisi
- Nome Científico: Tropheus duboisi;
- Tamanho do aquário: 270 litros;
- Nível de dificuldade: Moderado;
O Duboisi é um peixe fascinante de se ver por conta de sua incrível transformação de cores. Ele começa sua vida como um peixe acinzentado, mas lentamente adquire marcas cada vez mais coloridas à medida que vai amadurecendo.
Determinar o sexo do Duboisi é uma tarefa bem difícil. A taxa de crescimento e a forma do corpo podem ser ligeiramente diferentes entre machos e fêmeas, mas não dizem muito. O jeito mais confiável é examinando suas papilas genitais. Os machos têm genitais pontiagudos, enquanto as fêmeas são arredondadas.
O Duboisi é um dos ciclídeos do Lago Tanganica mais agressivos. Portanto, eu recomendo que você mantenha esse peixe sempre em grupos de sua própria espécie, com um único macho e várias fêmeas.
Veja também:
7. Ciclídeo Sardinha
- Nome Científico: Cyprichromis leptosoma;
- Tamanho do aquário: 200 litros;
- Nível de dificuldade: Fácil;
O Ciclídeo Sardinha é um excelente complemento para qualquer aquário de espécies do Lagoa Tanganica. Ao contrário da maioria dos outros ciclídeos que têm uma aparência de corpo profundo e robusta – este peixe do gênero Cyprichromis é o oposto; seu corpo longo e esguio faz com que pareça navegando na superfície da água.
A coloração do Ciclídeo Sardinha macho varia do tom lavanda ao azul; as fêmeas possuem corpos bege com um pouco de amarelo nas barbatanas. As cores dessas criaturas variam dependendo de onde são encontradas.
No geral, o Ciclídeo Sardinha é um peixe fácil de cuidar e bastante pacífico. Ele pode ser mantido com outros ciclídeos do Lago Tanganica de tamanho semelhante, mas não deve ser colocado com peixes agressivos.
Portanto, se você está procurando um peixe pouco exigente e com cores lindas, eu recomendo que você dê uma chance para esse carinha aqui!
8. Ciclídeo Neon Azul
- Nome Científico: Paracyprichromis nigripinnis;
- Tamanho do aquário: 250 litros;
- Nível de dificuldade: Moderado;
Com uma natureza gentil e cores vibrantes, o Ciclídeo Neon Azul é um peixe deslumbrante. A espécie é coberta por listras neon brilhantes de várias cores que ficam ótimas em um corpo de tom alaranjado.
O Ciclídeo Neon Azul têm um formato corporal muito semelhante ao do Ciclídeo Sardinha, mas pertence ao gênero Paracyprichromis, que têm uma natureza totalmente diferente, incluindo um temperamento mais ameno e tamanho menor. Os machos, por exemplo, podem crescer até 11 cm de comprimento, enquanto as fêmeas não ultrapassam os 9 cm.
Embora seja um dos ciclídeos do Lago Tanganica mais pacíficos, esta espécie pode ser um grande desafio para iniciantes, pois tende a ficar estressada e com cores desbotadas quando mantida com outros peixes agitados.
9. Ciclídeo Goby Azul
- Nome Científico: Spathodus erythrodon;
- Tamanho do aquário: 114 litros;
- Nível de dificuldade: Moderado;
O Ciclídeo Goby Azul é uma bela espécie com coloração brilhante para se ter em um aquário. Com escamas acastanhadas e diversos pontos brilhantes azuis espalhados pelo corpo, faz com que ele se misture ao ambiente. A espécie também possui os lábios azuis e causa bastante impacto em um aquário de ciclídeos.
Mas não é só isso que torna esse peixe especial. O Goby Azul é muito brincalhão e gosta de ficar pulando e brincando de esconde-esconde dentro do aquário.
De um modo geral, não é muito fácil manter um peixe da espécie no aquário, já que ele costuma ser um pouco sensível e exigente com o ambiente.
Veja também:
10. Tropheus moorii
- Nome Científico: Tropheus moorii;
- Tamanho do aquário: 284 litros;
- Nível de dificuldade: Difícil;
O último dos ciclídeos do Lago Tanganica dessa lista é o famoso Tropheus moorii. A espécie contém cerca de 50 variedades de cores diferentes, é um verdadeiro campeão quando o assunto é ter cores vibrantes. Reverenciado por suas variedades brilhantes, o T. moorii é a escolha certa para quem está em busca de um bom desafio.
Esse peixe possui um corpo pequeno que se estreita em direção ao pedúnculo caudal, com uma cabeça grande, boca rebaixada e uma barbatana caudal em forma de leque. A região posterior das barbatanas dorsal e outras áreas do corpo são cobertas por raios espinhosos para manter os predadores afastados.
O T. moorii pode atingir até 12 cm de comprimento. Assim como muitas outras espécies de ciclídeos, ele costuma ser bastante agressivo e deve ser mantido em grupos com muitas fêmeas, pois elas ajudam a diluir a agressividade do macho.
Embora tenha uma natureza altamente agressiva e seja sensível aos parâmetros de água, o Tropheus moorii é um dos ciclídeos do Lago Tanganica mais incríveis para se ter em um aquário.
Conclusão
Há uma variedade enorme de peixes para escolher se você quiser montar um aquário com ciclídeos do Lago Tanganica. Com espécies incrivelmente belas e únicas, é fácil entender por que os aquaristas são atraídos por esse rico ecossistema.
Eu espero que essa lista o ajude a encontrar o ciclídeo perfeito para o seu aquário. Se você tiver alguma dúvida sobre as características e necessidades de algum peixe dessa lista, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem diretamente. Ficarei muito feliz em te ajudar!