Separamos 10 lindas espécies de peixe Tang para você adicionar no seu aquário marinho. Confira as características de cada uma delas!
A família de peixes Tang inclui mais de 80 espécies que habitam principalmente as águas tropicais do Oceano Pacífico. Esses peixes são diferenciados por conta de seus formatos e cores vívidas e brilhantes. Além disso, eles também são muito populares em aquários marinhos por causa de seu comportamento ativo, e também porque muitas espécies são conhecidas como excelentes comedoras de algas.
Nesse artigo, listarei as 10 principais espécies de peixe Tang que você pode adicionar no seu aquário marinho. Confira quais são as principais características e necessidades básicas de cada uma delas!
Top 10 espécies de peixe Tang para aquário
Abaixo, você pode conferir a lista com as principais espécies de peixe Tang para aquário:
1. Yellow Tang
- Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 350 litros para 1 peixe da espécie;
O Yellow Tang é talvez um dos peixes mais populares no mundo do aquarismo marinho. A espécie, que possui coloração amarelo vibrante, é ideal para todos os níveis de aquaristas.
Na natureza, o Yellow Tang pode ser encontrado no Oceano Pacífico, onde habita áreas ricas em corais abaixo da zona da maré em profundidades que variam entre 3 e 46 metros.
De um modo geral, o Yello Tang é um peixe muito resistente e passará a maior parte do tempo pastando algas em rochas vivas e corais. É a minha espécie de peixe favorita!
2. Blue Tang
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 379 litros para 1 peixe da espécie;
O Blue Tang é uma espécie bastante interessante para se ter em um aquário, principalmente para ambientes com recifes de corais. Ele é famoso por ser um excelente comedor de algas e, por isso, ajudará a manter corais e rochas sempre limpos.
A espécie é considerada resistente, mas deve viver apenas em aquários bem estabilizados com cerca de 6 meses de vida. Além disso, é importante fornecer uma excelente filtragem, pois o Blue Tang adora nadar contra a correnteza.
No geral, esse peixe é recomendado apenas para aquaristas que já possuem certa experiência no hobby. Mas acredite! Ele pode trazer uma beleza única para o seu aquário!
3. Sailfin Tang
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 680 litros para 1 peixe da espécie;
O Sailfin Tang é um peixe grande que requer bastante espaço para viver. Ele é um nadador rápido e ágil, e passará boa parte do tempo em áreas abertas do aquário.
Embora tenha a fama de ser um peixe agressivo, o Sailfin Tang ainda pode conviver com outras espécies em aquários comunitários sem maiores problemas. No entanto, tenha em mente que o aquário precisará ser muito grande para comportar todos esses peixes.
A espécie se sente mais segura quando está em ambientes com rochas vivas formando cavernas e fendas, pois assim ele poderá se esconder à noite para descansar.
Por fim, lembre-se que o Sailfin Tang é um peixe que produz muitos resíduos e, por isso, é importante ter um ambiente realmente grande e uma filtragem poderosa para comportá-lo.
4. Convict Tang
- Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 284 litros para 1 peixe da espécie;
O Convict Tang é um peixe de cores incríveis e um dos mais tranquilos para se ter em aquários. Assim como a maioria das espécies de Tangs, o Convict gosta de ambientes bem iluminados que possuam crescimento de algas para que ele possa pastar à vontade.
A espécie só não é considerada muito fácil de cuidar, pois precisa de aquários bem estabilizados e com filtros potentes para gerar fortes correntezas na superfície.
No geral, se você procura um peixe para um aquário comunitário com recifes de coral, adicione o Convict Tang e seja feliz!
5. Tang Yellow Eye / Kole Tang
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 280 litros para 1 peixe da espécie;
O Tang Yellow Eye é um dos peixes preferidos de aquaristas que optam por criar espécies em aquários com recifes de corais, pois é famoso por ser um excelente comedor de algas. No entanto, ele é relativamente difícil de cuidar e requer ambientes muito estáveis para prosperar.
No geral, ele é um dos Tangs mais pacíficos disponíveis no hobby, embora não costume aceitar muito bem outros machos e fêmeas de sua própria espécie. Você consegue misturá-lo com inúmeros outros peixes e invertebrados, mas nunca com outros Tang Yellow Eye.
Uma curiosidade sobre o Tang Yellow Eye é que ele costuma ser um excelente limpador nos oceanos, e é frequentemente visto limpando tartarugas marinhas.
6. Tang Chevron
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 600 litros para 1 peixe da espécie;
O Tang Chevron é considerado um dos peixes mais pacíficos de sua extensa família, o que o torna uma excelente opção para aquários comunitários. No entanto, é importante saber que você deve manter apenas um único macho no aquário, pois eles podem brigar entre si.
Em um aquário, o Tang Chevron passará a maior parte do tempo pastando algas e catando tudo aquilo que encontra pela frente. Por isso, ele é um dos mais indicados para aquários com recifes de corais, e pode ser adicionado com diversas outras espécies de peixes sem maiores problemas.
Assim como muitos outros peixes dessa lista, o Chevron costuma atingir um tamanho considerável e precisa de muito espaço para viver feliz e confortável.
7. Cirurgião-Azul-Claro / Tang Powder Blue
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 470 litros para 1 peixe da espécie;
O Tang Powder Blue é um dos Tangs mais lindos disponíveis no hobby de aquarismo. No entanto, ele não é um peixe fácil de cuidar, pois precisa de um aquário realmente grande para prosperar.
A espécie é considerada uma das mais agressivas do gênero, embora possa conviver em aquários comunitários com outros peixes e invertebrados pacíficos sem maiores problemas.
O Cirurgião-Azul-Claro é o tipo de peixe que gosta de nadar por todos os cantos do aquário e, por isso, precisa de um ambiente bem estabilizado, com muitos esconderijos e uma iluminação forte para incentivar o crescimento de algas.
8. Naso Tang
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 510 litros para 1 peixe da espécie;
O Naso Tang é um peixe bastante famoso no mundo do aquarismo, e embora seja muito ativo e precise de aquários grandes para prosperar, ainda assim é considerado fácil de cuidar.
Além disso, ele é um dos Tangs mais agressivos disponíveis no hobby e, por isso, o aquarista deve tomar muito cuidado na hora de escolher os companheiros ideais para esse peixe.
De forma resumida, ele gosta de passa a maior parte do tempo nadando por todos os cantos do aquário, pastando algas que crescem entre rochas vivas e corais.
9. Cirurgião-de-Mancha-Laranja
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 680 litros para 1 peixe da espécie;
O Cirurgião-de-Mancha-Laranja é um peixe relativamente pacífico, fácil de cuidar e ideal para aquaristas que já possuem certa experiência no hobby.
Ao contrário de outras espécies do gênero Acanthuridae, esses peixes costumam aceitar a companhia de outros Tangs e pode viver tranquilamente em aquários comunitários com diferentes espécies de peixes e invertebrados.
Além disso, você consegue manter até mesmo dois peixes da mesma espécie mas com idades diferentes em um aquário sem maiores problemas.
O Cirurgião-de-Mancha-Laranja passará a maior parte do tempo pastando entre rochas vivas e nadando na superfície da água.
10. Tang Dussumieri
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 570 litros para 1 peixe da espécie;
O Tang Dussumieri é um peixe bastante ativo, pacífico e ideal para aquários com recifes de corais. A espécie é considerada resistente e aceita uma ampla variedade de condições de água. Ele passará a maior parte do tempo nadando nas áreas com fortes correntezas do aquário e pastando algas em meio as rochas vivas e corais.
Assim como os outros cirurgiões dessa lista, o Tang Dussumieri requer aquários grandes para prosperar. Felizmente, ele é um peixe bastante adaptável e viverá bem com quaisquer outros companheiros de aquário, embora você deva evitar outros de sua própria espécie.
O que você achou da nossa lista de espécies de Tang / Cirurgião para aquário? Adicionaria alguma outra? Conte aqui nos comentários!