Nesse artigo, separamos 10 lindas espécies de peixes compatíveis com o famoso Rasbora Galaxy. Confira as características de cada uma delas.
O Rasbora Galaxy (Danio margaritatus) é um pequeno peixe nativo de Mianmar, país localizado no Sudeste Asiático. A espécie possui um padrão de cores bem interessante, contendo barbatanas avermelhadas com tons escuros e um corpo azulado com várias manchas brancas espalhadas por ele.
Esse peixe costuma ser muito fácil de cuidar e é uma boa escolha para aquaristas iniciantes, pois é um animal pacífico e não precisa de muito espaço para viver. No entanto, o Rasbora Galaxy precisa estar na companhia de pelo menos outros 6 peixes da espécie para se sentir feliz e confortável.
Mas quais são os principais peixes compatíveis com o Rasbora Galaxy? Nesse artigo, tentei separar algumas das principais espécies que podem fazer companhia para esse carinha. Espero que te ajude!
10 peixes compatíveis com o Rasbora Galaxy
Abaixo, você pode conferir algumas das características dos principais peixes compatíveis com o Rasbora Galaxy.
1. Barbo Cereja
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo de 6 peixes;
O Barbo Cereja é um excelente companheiro de aquário para o Rasbora Galaxy, pois é um animal que pode tolerar uma ampla gama de condições de água e costuma ser bastante pacífico.
A espécie, que não ultrapassa os 5 cm de comprimento, não precisa de grandes espaços para viver. Além disso, assim como o Rasbora Galaxy, o Barbo Cereja adora aquários densamente plantados.
2. Tetra Neon
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 8 peixes;
O Tetra Neon é um peixe bastante famoso no mundo do aquarismo, embora não seja considerado ideal para um aquarista iniciante. A espécie deve estar em grupos de pelo menos 8 peixes e também gosta de ambientes plantados, assim como o Rasbora Galaxy.
Caso você tenha um aquário bem cuidado e com parâmetros de água estáveis, o Tetra Neon irá prosperar. No entanto, se houver quaisquer alterações, ele será o primeiro a sucumbir. Portanto, fique de olho nas condições do aquário para evitar problemas.
3. Coridoras
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 90 litros para um grupo de 6 peixes;
Há diversas espécies de coridoras disponíveis no hobby de aquarismo, e a grande maioria delas são bem fáceis de cuidar.
As coridoras habitam a região do fundo do aquário e sempre estarão nadando em grupos. Elas são extremamente pacíficas e deixarão o Rasbora Galaxy em paz.
Lembre-se de adquirir rações de alta qualidade para peixes de fundo, pois as coridoras não se alimentam apenas de restos de ração dos outros peixes.
Quer conhecer algumas das principais espécies de coridoras disponíveis no aquarismo? Clique aqui!
4. Tetra Foguinho
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 50 litros para um grupo de 10 peixes;
O Tetra Foguinho é um peixe bastante pequeno, não atingindo mais do que 2 cm de comprimento. A espécie recebe esse nome por conta de sua coloração alaranjada brilhante.
Assim como o Rasbora Galaxy, o Tetra Foguinho é um peixe muito pacífico e fácil de cuidar. Além disso, ele também gosta de estar na companhia de outros de sua própria espécie. Por isso, é interessante manter um grupo com pelo menos 10 peixes no aquário.
5. Rodóstomo
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um grupo de 6 peixes;
O Rodóstomo é um lindo peixe de corpo prateado e cabeça avermelhada. A espécie também não costuma ficar muito grande, atingindo até no máximo 5 cm de comprimento.
Na natureza, ele habita águas escuras, com muita vegetação e com pouca ou quase nenhuma correnteza. À noite, por exemplo, o Rodóstomo gosta de se camuflar em meio as decorações e plantas, ficando com uma coloração bem pálida, para que passe despercebido por predadores.
Esses peixes costumam viver bem em aquários comunitários e, por isso, podem ser mantidos sem maiores problemas com o Rasbora Galaxy.
6. Guppy
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
O Guppy é um peixe muito famoso no mundo do aquarismo, pois possui uma grande variedade de cores, é resistente e se reproduz com extrema facilidade.
A espécie é considerada uma das mais fáceis de cuidar, embora o aquarista precise tomar cuidado na quantidade de peixes no aquário para evitar a superpopulação. Quando está em grupos formados por machos e fêmeas, o Guppy se reproduz com muita facilidade e pode deixar o aquário lotado de peixes em pouco tempo, atrapalhando um pouco o ambiente tranquilo e pacífico que o Rasbora Galaxy prefere.
No geral, eles serão bons companheiros de aquário, mas é interessante ter muitas plantas e esconderijos para que os peixes possam se esconder vez ou outra.
7. Plati
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
Assim como o Guppy, o Plati é um outro peixe fácil de cuidar e que se reproduz com muita facilidade. A espécie aceita uma ampla gama de condições de água e, por isso, costuma ser recomendada para aquaristas iniciantes.
É interessante notar que o Plati costuma ser um pouco mais agitado, podendo atrapalhar um pouco o ambiente do pacífico e tranquilo Rasbora Galaxy. Contanto que haja espaço para os peixes nadarem e diversos esconderijos, você não terá problemas em criá-los juntos.
8. Camarões
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo de 6 camarões;
Os peixes não são os únicos animais compatíveis com o Rasbora Galaxy, os camarões de água doce também são uma excelente opção para compor um ambiente comunitário.
Os camarões são pacíficos, pequenos e podem ser mantidos em grandes grupos. Eles passarão a maior parte do tempo vasculhando as plantas, substrato e decorações do aquário em busca de algas e detritos.
Quer um excelente companheiro de aquário para o Rasbora Galaxy? Então, opte pelos camarões!
9. Limpa Vidro
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 5 peixes;
O Limpa Vidro é um pequeno peixe de água doce muito resistente, pacífico e ideal para aquaristas iniciantes. A espécie pode conviver com inúmeros outros peixes no aquário, inclusive com o Rasbora Galaxy.
Certamente você não precisará de muita experiência para cuidar desse peixe, pois ele tolera uma grande variedade de condições de água e aceitará alguns erros cometidos por iniciantes.
Assim como as coridoras, o Limpa Vidro passa boa parte do tempo na região do fundo do aquário, vasculhando decorações, substrato e plantas em busca de comida.
No geral, ele é um peixinho fácil de cuidar e não trará nenhum tipo de problema para o Rasbora Galaxy, pois não costuma habitar a mesma região do aquário.
10. Tetra Glowlight
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 5 peixes;
O Tetra Glowlight é um dos peixes mais pacíficos que existem no hobby de aquarismo. Além disso, a espécie se adapta muito bem aos mais diferentes parâmetros de água e, por isso, é uma das que eu mais indico para aquaristas iniciantes.
A única coisa que você precisa ficar atento ao manter esse peixe junto do Rasbora Galaxy, é que ele não gosta de ambientes muito iluminados. Então, você deve utilizar plantas flutuantes para diminuir a incidência de luz que entra dentro do aquário.
Conclusão
O Rasbora Galaxy é um peixe pequeno e muito pacífico. Ele pode ser mantido em uma grande variedade de ambientes, mas prefere sempre estar em aquários densamente plantados e com um fluxo de água baixo ou moderado.
A espécie é conhecida por aceitar uma variedade enorme de parâmetros de água, e por isso, pode conviver com diferentes espécies de peixes e invertebrados.
Contanto que seus companheiros de aquário aceitem as mesma condições de água e não sejam muito grandes para engoli-lo, o Rasbora Galaxy viverá em harmonia com todos eles.